A Carta da Semana – Shaymin EX 77/108

postado em: Carta da Semana | 2

E ai galera, tranquilo!? Estou aqui novamente para mais uma análise de carta, desta vez o badalado Shaymin Ex da Coleção Roaring Skies. Você pode conferir a matéria da semana passada sobre o Mega Rayquaza EX Colorless aqui.
Mais uma vez a Pokémon trouxe um Shaymin muito interessante para o competitivo. Quem joga há um tempo razoável conheceu o Cachorrinho da Unleashed e sua poderosa habilidade Celebration Wind que ajudava a montar um Mewtwo EX bem fortinho no célebre deck “CMT”.
Hoje ainda temos o Shaymin EX da Legendary Treasures, que teve algum êxito em listas de VirGen com seu ataque baseado em prizes que seu oponente já pegou. Igor Costa, o português que ficou em segundo lugar no mundial de 2014, usava um em sua lista inclusive.

2 Shaymin
Esquerda Shaymin LT, direita Shaymin UL

O novo Shaymin EX da Roaring Skies veio com a arte novamente no estilo Sky Form e mesmo que a coleção seja baseada em ”coisas do céu”, percebo um certo preconceito com a sua forma mais gordinha. (estamos de olho Pokémon!).

Shaymin na sua forma “gordinho gostoso”

shaymin-ex-roaring-skies-ros-77-312x441

Com 110 de HP, um de recuo, fraqueza à elétrico e resistência a fighting, a primeira coisa que chama a atenção é a sua habilidade Set Up.
Sem rodeios o próprio nome da mesma já mostra claramente que esta carta veio para ajudar na consistência. Cada vez que você o coloca no banco da sua mão, tem o direito de comprar cartas até chegar à seis.
Confesso que a primeira vista pensei ser apenas um substituto do Jirachi EX. Apesar de terem papéis diferentes, possuem a mesma finalidade de minimizar a questão do azar e potencializar as características do seu deck. Assim como foi a Uxie da Legend Awakenend (cuja a habilidade inclusive tinha o mesmo nome).
Bastou uma lida em seu ataque Sky Return para começar a visualizar um cenário maior.
Com uma Energia Dupla incolor, o cachorrinho bate 30 e retorna a mão do seu dono, como um amigo fiel.
A diferença para outros Pokémon de suporte já começa ai. Shaymin EX também bate. Além disso, após atacar você poderá comprar mais cartas com a habilidade! Diferentemente do Jirachi EX, que depois de usado ficava apenas esperando a hora de dar dois prizes pro seu oponente, você tem a chance de não pagar este preço pela consistência.

jira
“Braços abertos sempre a esperar” (O knockout…)

De presença garantida nas variantes de Rayquaza Colorless, pode também aparecer em qualquer tipo de deck, melhor ainda se este usar Double Colorless Energy.

E não acabamos por aqui. Shaymin EX traz novamente à tona a estratégia de bater e correr. (Aquela que a gente já estava com tantas saudades de jogar contra não é mesmo?). Tudo que era usado de irritante no Donphan, pode ser novamente aproveitado aqui: Robôs, dragões, walls anti EX, etc.)
Outra opção pode ser uma nova versão de Flygon/Dusknoir, já que com tamanha capacidade de compra, montar dois stage 2 no banco não seria de grande dificuldade.
E ainda a opção que está sendo mais comentada ultimamente: Shaymin/Trevenant.

Sua habilidade Forest Curse, impede que o oponente use trainers enquanto o mesmo estiver ativo.

tre
“Vou te lockei!!!”

As grandes vantagens em relação ao Seismitoad EX, é que o combo Shaymin EX/Trevenant, so oferece um prize ao seu oponente, e é menos suscetível ao N. Como desvantagem é que há formas de tirar a árvore da posição ativa para se usar trainers.
Tentando evitar essa situação, o jogador pode optar por não deixar nenhum Shaymin EX no banco, o que vira uma faca de dois gumes, pois pode ficar sem nenhum para atacar novamente, caso seja obrigado a embaralhar a mão no deck.
Com tanta versatilidade e a capacidade de atuar em vários papéis, é de se esperar muitos counters do Shaymin EX nos decks em geral e inibidores de habilidade serão muito mais vistos.
A popularidade do combo Ninetails da Primal Clash e o Stadium Silent Lab deve crescer, além do velho e batido Garbodor. Ainda há o novo parceiro favorito do Mega Groundon, Wobbuffet.
A boa e velha fraqueza também marca sua presença com Raichu sendo mais visto por ai, principalmente em decks “anti formato” e Manectric EX (versões mega e básico).
O fator snipe pode te pegar de surpresa caso não consiga volta-lo para a mão rapidamente, seja com os divertidíssimos morcegos, Mega Gallade EX ou Mega Latios EX. (Você pode conferir a análise do Mega Gallade clicando aqui).

GALLLL
Alguns dos seus pesadelos.

Ainda sim acho que Shaymin EX prevalecerá e continuará sendo jogado devido a sua impressionante versatilidade.

Segue abaixo opiniões de nossos escritores, hoje com Sonson e Simões:

sonson “Realmente essa carta é incrível, vai ser utilizada em todos os decks que necessitam de velocidade no começo da partida.Uma ability que compra cartas, sempre foi boa no Pokémon TCG, Uxie, Claydol, Magnezone Prime… Comprar até 6 e depois usar um suporte faz com que Shaymin seja sim bastante valorizado.
Nem tudo é maravilhas, claro que decks com Silent Lab e Garbodor vāo ser muito chato pra qualquer deck rápido, mas isso é muito contornável. Minha nota para Shaymin Ex é 9,8/10. Rs”


Renato Simões
“É, sem dúvida alguma, a carta que vejo mais potencial na coleção. Seu efeito de compra por ability entra exatamente no gap que o formato exigia. Com o aumento de decks como Exeggutor e o grande número de variantes de Seismitoad EX, uma alternativa que solucione a compra nos dois matchs é tudo que outros decks queriam. Shaymin é um motor potente. Combinado com algumas das novas cartas, como Trainer’s Mail e Sky Field, realmente pode “carregar” um deck sozinho. Pretendo testá-lo bastante até o nacional para poder ajudar os times aqui de BH nas escolhas de seus decks e na construção da mecânica de draws. Entendo que o Shaymin será extremamente impactante no formato, que passará a contar com mais Wobbuffets e Silent Labs para bloquearem o mecanismo absurdo de compras oferecido. Mesmo que seja relativamente fácil bloquear seus efeitos, fazê-lo custará espaços preciosos em outros decks, portanto, é uma carta que muda tudo e, pra mim, a melhor da coleção.”

Esse cachorrinho é sem sombra de dúvidas a carta mais importante da coleção, e não é exagero dizer que o formato hoje gira em torno dele.
Se o deck não o usa a favor, estará usando algo que é contra.

boni
Bonito e eficiente. As gata pira!!!

E você o que achou do novo Shaymin EX? Deixe sua opinião nos comentários!
Até a próxima, um abraço!

Gustavo Rodrigues é fan dos primeiros 150 pokémon, simpatiza com outros, sente saudades de quando 120 de hp era “tank” e acredita que um dia ainda será um rockstar.
  • Esse gugu é um fofo. Devia fazer uma análise do Gordinho.

  • Wallysson Lima

    Parabéns Rodrigues!