A roda da escuridão do Solgaleo

Fala pessoal! Thales Andrade aqui! Hoje vamos falar do baralho de Solgaleo/Darkrai/Dragons. Confira também o post de semana passada, sobre o deck de Umbreon aqui.

Todos já devem conhecer o potencial do deck de Darkrai Ex com Giratina Ex. Ele é um baralho forte graças ao ataque do Darkrai chamado Dark Pulse que tem o custo de duas energias incolor, e pode bater 20 mais 20 para cada energia darkness em seu lado do campo. Combando com energias básicas que são puxadas para o campo de forma rápida graças ao Max elixir e  também às Double Dragon Energy que permite mais 40 para o dano. A “dificuldade” que temos aqui é ter que correr com o baralho para montar um Darkrai Ex com duas energias básicas e garantir uma Giratina Ex em campo para colocar a Double Dragon e já começar dar 100 de dano com o ataque do Darkrai. Não estou dizendo que o deck passa por esse aperto, mas nessa análise aqui teremos o incrível ataque Gx do Solgaleo para ter uma capacidade de dano bem mais alta. Vamos à lista!

Antes de falar das cartas uma a uma para explicar a  estratégia, devo dizer que optei por não utilizar o Salamence Ex. É um Pokémon bem forte com um ataque fantástico contra pokémons Ex, mas mesmo assim não está na lista por ser muito caro. Tem pessoas que podem investir mais e comprar ele? Sim! Mas a minha proposta aqui é que ele não seja o centro desse deck, principalmente porque queremos consistência aqui e fazer um Solgaleo Gx no t2.


Cartas e estratégia:

Darkrai Ex: Nosso atacante principal que vai ficando mais forte a cada energia tipo dark em campo. Com apenas 2 energias incolor temos o ataque Dark Pulse: 20 mais 20 para cada energia do tipo Darkness em seu lado do campo. A estratégia funciona com a energia Double Dragon, que por ser considerada todos os tipos ao mesmo tempo quando ligadas a um pokemon dragão, aumenta o dano do ataque do Darkrai em +40.

E onde vamos colocar nossa energia dupla dragão?

Giratina EX: Está aqui nosso pokémon dragão para ser suporte das Double Dragon, mas também é uma bela opção de atacante.
Além da habilidade de não sofrer dano e nem efeitos por pokémons Mega, seu ataque tem um lock muito forte. Seu ataque Chaos Wheel tem um custo de 4 energias que causam 100 de dano, porém, o oponente não pode descer nenhum estádio ou ligar energias especiais e tools em seus Pokémon.

Agora vamos para a peça mais importante do baralho.

Solgaleo Gx: Pokémon de estágio 2 e que mesmo parecendo difícil de fazer, vale muito a pena. Com 250 de hp do tipo metal, temos uma habilidade que te livra de Lysandres traiçoeiros. Estou falando de sua Ability Ultra Road (quando Solgaleo Gx está em campo você pode dar um switch do seu pokémon ativo). Vamos falar de seu ataque Gx que é a alma do combo. Seu ataque GX é capaz de buscar 5 energias do deck e distribuir da forma que quiser nos seus Pokémon. Subindo o dano do Darkrai assim que dá esse ataque. Qualquer energias! Como você pode conferir na lista temos 4 Double Dragon no deck. Seria possível descer as 4 no mesmo turno com esse ataque Gx e só com 4 além de montar Giratina que será nosso suporte para carregar as double dragon, entramos com + 160 de dano (apenas essas 4 energias especiais) para o ataque do fantasma! Esse ataque Gx do Solgaleo depende de uma energia tipo metal, por isso estamos trabalhando com 4 Rainbow energy para colocar no Solgaleo e dar seu ataque, sem falar que pode servir como dano para o Darkrai. Se fechamos um combo de 2 energias no Darkrai Ex + Rainbow energy no Solgaleo e no mínimo duas energias especial dragão em campo. Temos 160 de dano do Darkrai Ex.
E também temos o ataque Sunsteel Strike com 3 energias que da 230 de dano o que é capaz de nocautear quase todos os Pokémon do formato, mas não é esse absurdo todo, tem o efeito de descartar todas as energias ligadas no Solgaleo Gx para dar esse ataque.

Estamos usando 3 Cosmog (Forma Básica de Solgaleo Gx e Lunala Gx)

Dependendo dos testes pode ser bom ter 4, porque sem montar o Solgaleo no T2 podemos passar aperto. Então se abrir de Cosmog ou ter ele em campo no T1 já é metade do caminho para montarmos o Leão metálico.

Agora falando do porque de Hoopa Ex sendo que nosso foco é um pokémon Gx.
Precisamos buscar nossos suportes para carregar as energias. Onde mais ligamos nossas energias especiais dragão sem a Giratina Ex em campo?

Hoopa Ex: Por isso temos esse pokémon com a habilidade que vai buscar tudo que precisamos antes de realizar o ataque Gx. O efeito dessa habilidade é buscar 3 pokémon Ex em seu baralho. Quanto mais rápido esses pokémon em campo são menos opções de carta que pode nos atrapalhar na evolução do Leão.

Hex Maniac: Temos um certo perigo com a fraqueza do Solgaleo Gx que é fogo (Volcanion Ex adoraria vaporizar nosso Super Simba), e estamos em um formato onde muitos decks dependem de habilidades para o início, durante e final de jogo. Por isso temos uma Hex maniac para nos ajudar a jogar contra Volcaninon por exemplo.

Já que comecei a falar de trainers, vou falar agora de tudo que precisamos para evoluir o Solgaleo rápido. 4 trainers mail para pegar as nossas peças do quebra cabeça rápido, se você se sente a vontade em usar 3 não é ruim, a grande maioria dos decks hoje usam apenas 3, mas recomendo 4 para sermos mais rápidos, porque precisamos evoluir um pokémon de estágio 2.

Nossas peças:

4x Ultra Ball (podemos pegar o Hoopa Ex ou o Solgaleo Gx para começar, qual dos dois primeiro? Tudo depende da situação)
4x Rare Candy: Não temos a evolução estágio 1 de Solgaleo, então o deck depende totalmente da Rare candy. Pode até ser bom ter 1 estágio um porque nesse incio da coleção Sun and Moon encaramos lock de item do deck de Vileplume, por exemplo. Com 4 rare candy temos mais chances de fazer Solgaleo Rápido. Abrir de Cosmog ou buscar ele no t1 e usar esse recursos para montar ele no T2.

Caso a Mail falhe com esses um desses dois itens importantes, temos…

3x Skyla no deck. Acho que minha carta favorita, porque ela sim é uma carta que te da possibilidades nesse formato de decks com Shaymin. Skyla… Ultraball… Hoopa Ex… 3 pokémons Ex na mão! Isso sim é uma carta que vai no ajudar a montar o Solgaleo e claro que vai buscar qualquer trainer que tenha necessidade naquele turno, no caso do nosso deck podemos pegar além de ultraball, as vezes é necessário dar um parallel city no oponente, um cinto de luta furiosa para aumentar o dano e vida de seus pokémon básicos e até mesmo outro suporte que vai te ajudar no próximo turno.

No mais qualquer outra carta que quiser colocar ou retirar do baralho.
Como aumentar os Cosmog, diminuir cartas que não depende tanto. Acho que precisa ser revisado nos seus próprios testes, porque vai do seu gosto e segurança em jogo.

Como seu maior destaque é o dano e o recomendado é procurar consistência para dar força e montar tudo que precisa durante o jogo.


Desvantagens

  • Muitas energias e poucos pokémons para colocar. O formato hoje está com Yveltal Ex, então deve se preocupar em inventar de colocar 3 energias dupla dragão em uma Giratina Ex apenas. O dano do Darkai do próximo turno será alto, porém Giratina /ex pode ser um belo alvo para o Yveltal. Se ela for nocauteada, você perde  3 energias especiais e o dano cai e muito.
    Pode ate ser interessante usar special charge, porque suas energias não vão ficar para sempre em campo, seus atacantes pode levar Ko, o oponente pode sim ter a estratégia de dar nocaute em pokémon dragão, porque dessa maneira Darkrai Ex tem o dano reduzido.
  • Ter algum problema e não conseguir montar o Solgaleo. É um baralho forte e bem atrativo, (Quem não gosta de dar um ataque só para nocautear outro pokémon?) mas temos esse desafio e sorte em ter cosmog no T1… T2 e ter tudo que precisa para montar o Solgaleo Gx.
  • Formato com martelos e trainer que descarta energia. Se o oponente pode nocautear sua fonte de ataque, ele também pode preparar um deck que sempre vai descartar energias. Para encarar isso e não perder, de novo seria bom special charge no deck e montar sua estratégia com calma. Pode baixar 5 energias quaisquer em campo e ter um dano alto? Pode! Mas e se descartar 3 dessas energias? Por isso você deve preparar o deck contra essa desvantagem.

Conclusão

Temos um dano bem alto com pokémons de vida alta, mas bem frágil contra algumas coisas no formato. Não pense que o deck é apenas para atacar com Darkrai. Temos também o ataque da Giratina Ex e do próprio Solgaleo. Imagine que em uma certa situação você monte 2 Solgaleo em jogo e dependendo de como montar  a lista você pode atacar o seu ataque de 230 duas vezes em jogo. Nocaute em muitos pokémon de vida alta na certa.

Sou designer e social mídia do site da TCMG. Conheci o competitivo do jogo em 2011, mas sempre joguei de Reshiboar e Rayboar até 2014 quando comecei a investir em decks melhores. Já fiquei em 2°lugar em um regional de Goiânia e já conquistei alguns tops em Citys e campeonatos Mensais de Bh.
  • Luis Ed Campos

    2-1-2 > 3-2 , podia falar também da variação xerneas break !!!
    3skyla e 4 rare candy tbm não simpatizei.

    parabéns caco mitoooo

  • Fabiano

    Parece ser uma ótima lista, mas não descer Cosmog no T1, fica complicado o dano. Essencial nesse deck que seja montado o Solgaleo no T2, no máximo T3 para que toda estratégia seja desenvolvida. Estou no aguardo para mais matérias como essa! Parabéns pelo trabalho!