Camerupt EX – Explosão de danos

postado em: Análise de Decks | 0

EP322_Camerupt_usando_estallido

Fala galera! Meu nome é Thales Rodrigues e a pedido do Pedro Sales, como fiquei devendo uma análise do deck de Charizard Ex/Pyroar, vou fazer a primeira análise de deck utilizando a nova coleção Primal Clash. A principal carta do deck da nova coleção é o Camerupt EX que utilizado corretamente pode dar um hit em qualquer Pokémon do formato. O resto do deck é composto predominantemente de cartas de coleções anteriores, com destaque para o Delphox, Emboar e Rare Candy.

Antes de irmos para a parte importante, a deck list, gostaria de explicar um pouco de onde surgiu essa ideia. Quando vi os scans em japonês da nova coleção achei que o Maxie’s Hidden Ball Trick era feito para Pokemon’s de fogo, e a combinação CameruptEx/Delphox/Emboar surgiu na minha cabeça, até pela preferência que possuo por este tipo, com o lançamento da coleção fiquei decepcionado porque o suporte era feito para o tipo lutador. Mas ainda enxerguei potencial no deck pelo fato dele poder dar um hit em qualquer Pokemon, e também pela sua consistência principalmente no late game devido à habilidade do Delphox.

Com a proximidade do city de Belo Horizonte em que a coleção Primal já iria valer, surgiu a necessidade de ter um deck adequado ao novo metagame. Por necessitar quase que exclusivamente do Camerupt Ex da nova coleção para montar este deck, juntei o útil ao agradável e resolvi criar uma lista para testar. O deck possui boa resposta contra vários decks do formato, mas é praticamente auto loss para deck de Seismitoad Ex.

A lista base apresentada vai ser acompanhada pela explicação card by card das cartas mais importantes da lista, e comentarei sobre algumas cartas que podem ser usadas para completar a lista base de acordo com o metagame do local.

Pokémon (15)

pkm_primalclash_146

3x Camerupt Ex

4x Fennekin

1x Braixen

3x Delphox

2x Tepig

2x Emboar

Trainers (32)

1x Professor Sycamore

4x N

4x Skyla

3x Lysandre

1x Lysandre’s Trump Card

3x Vs Seeker

4x Rare Candy

4x Ultra Ball

4x Superior Energy Retrieval

1x Computer Search

1x Escape Rope

1x Switch

1x Professor’s Letter

Energias (8)

8x Energias de Fogo

 

Card by Card

 

Camerupt Ex – É o principal atacante do deck, descartandodelphox__fennekin_final_evolution_by_keinhangia-d6prsjp a quantidade certa de energia de fogo ele tem a capacidade de abater qualquer pokemon do formato.

Delphox – É o principal pokemon do deck, que foi pensado para conseguir montar pelo menos um Delphox no segundo turno do jogador, ou o mais rápido possível. Com ele em campo o jogador consegue montar o Emboar facilmente, garante um late game consistente, não sofre para N e permite o uso de suportes que não são de compras de cartas.

Emboar – É o pokemon que vai acelerar energias para o Camerupt Ex conseguir dar um hit em qualquer pokemon.

Professor Sycamore – Não é uma carta muito importate neste deck até mesmo pela presença do Delphox, portanto pode-se usar um número reduzido desta carta (um ou dois).

N – É uma carta muito importante para o late game deste deck que atrapalha o oponente e devido ao Delphox não atrapalha o jogador.

Skyla – É provavelmente o suporte mais importante deste deck, principalmente para o early game, permite que o jogador procure Ultra Ball ou RareCandy para conseguir montar algum stage 2 do deck rapidamente.

Lysandre’sTrumpCard – Devido ao poder de compra do deck essa é uma carta importante para evitar que o jogador perca o jogo por falta de cartas no deck.

Superior Energy Retrieval – Um item muito importante para voltar as energias descartadas pelo Camerupt EX para a mão do jogador, permitindo um novo ko.

Agora são apresentadas algumas cartas que podem completar a lista base de acordo com o metagame do local.

 

Mewtwo Ex – Pode ser uma boa resposta contra Seismitoad Ex.

Professor Sycarmore – Pode ser de grande ajuda no início de jogo.

Startling Megaphone – Pode ajudar contra decks que usam Garbodor, e outros que utilizam tools como spirit link, muscleband e afins (Decidi não colocar porque em BH o número desses sacos de lixos, caíram pra quase 0)

3-1-3 Emboar – Ajuda a montar o Emboar mais facilmente, evita problemas como algum Emboar estar nos prizes, e se o oponente consegue nocautear um Emboar rapidamente.

Weakness Policy – Pode ser bastante útil ao enfrentar decks que possuam atacantes do tipo água.

 

Conclusão

O deck consegue dar hit em qualquer Pokemon do formato, e bem usado ele possui grande vantagem contra a maioria dos decks atuais que não conseguem acompanhar a velocidade depois que Delphox e Emboar estão em campo. Mas sofre bastante contra Seismitoad Ex, o que torna o deck arriscado, apesar de muito interessante pelo “poder de fogo”.

bacon

Jogador desde quando saiu a Base Set aqui no Brasil, tendo minha melhor temporada 11/12, onde que no Nacional 2012 consegui o primeiro top pra Minas Gerais, ficando em 7º colocado. Venci alguns torneios como City’s e BR’s e top’s nos Regionais. Parei por um tempo, mas estou de volta para esse incrível jogo.