Carta da Semana – Sky Field 89/108

postado em: Carta da Semana | 4

Olá a todos, como tem passado? Tivemos uma pequena pausa nas análises de cartas devido a vários compromissos sendo o mais importante deles o campeonato Nacional de TCG Pokémon.

Eu e toda equipe do TCMG parabenizamos o amigo e companheiro de Minas Gerais Dyego Rathje pelo grande título de campeão nacional!
Hoje estamos aqui para analisar a carta  Sky Field, que vem sendo visto em alguns decks além do tradicional Mega Rayquaza Colorless.

 

Sky Field

Seu efeito permite que ambos os jogadores coloquem até 8 pokémon  em seu banco, e caso descartado, a condição de permanecer com apenas 5 retorna.

O efeito que mais se destaca, é o de ter mais poder de ataque baseado em pokémon do banco, e que decks de Raichu, Rayquaza Colorless e Empoleon tiram ótimo proveito. Mas analisando o cenário com um pouco mais de atenção podemos perceber que esta carta consegue bem mais que isso.

Consistência:

Este stadium pode ser uma opção de dar mais consistência ao seu deck. Combinado com a habilidade Set Up do Shaymin EX, permitirá quantidade de compra de cartas absurdas, além de ajudar a descer outros Pokémon de suporte. A matemática básica nos ensina que com mais Pokémon em jogo, menos Pokémon no seu deck, logo a chance de comprar aquele item ou energia aumentará.

Outra sinergia acontece com o supporter Colress, que nos testes que fiz se mostrou altamente satisfatório no quesito de compra de cartas.

Negando Prêmios:

Lembra de todos os Shaymin EX e quem sabe um possível Jirachi que você tenha jogado a vontade? Pois bem, o uso do Sky Field pode ser combinado com outro stadium para que você possa joga-los no lixo sem a preocupação de ter de pagar dois prizes pelo uso. Isso pode colocar em maus lençóis até mesmo seu oponente que precisa descer um stadium diferente do Sky Field mas não quer que você descarte esses alvos ambulantes tão facilmente.
Um Pokémon já próximo do nocaute também pode ser negado, bastando recua-lo e efetuar a trocar o stadium.

 

Seu banco com Sky Field

 

Abaixo os comentários de nossos colaboradores sobre Sky Field:

Renato SimõesRenato Simões: “Excelente carta! Nunca havia jogado em nenhum formato com stadium que influenciasse no número de Pokémon no banco. Achei extremamente interessante, pois deu ao formato modificado ainda mais recursos para que mais decks sejam competitivos.

Infelizmente, porém, como disse o Snake no Meta! Podcast #2, as coleções atuais estão sempre vindo com os decks “prontos” como veio o M Rayquaza Colorless na Roaring Skies, combinando o ataque do mega que conta com o número de Pokémon no Banco, o Shaymin-EX com a habilidade Set Up, Altarias com Delta Evolution que têm habilidade de anular a fraqueza de Pokémon incolores e o Sky Field, o que tornou a aplicação do stadium bem limitada.

Acredito que, com o banimento do Lysandre’s Trump Card a utilização do Stadium vá ser mais limitada, porque é difícil você descer 8 Pokémon no seu banco sem correr muito o risco de um deck over. Espero que achem jeitos inteligentes e interessantes de usarem a carta!”

 

junioJúnio Gonçalves: “Essa carta me surpreendeu muito. Ela veio com o intuito de combar com o Rayquaza-EX (branco) mas é muito mais do que isso. Pode encaixar em vários outros decks. Você está precisando de alguma aceleração? Shaymin-EX e Skyfield pode resolver o seu problema. Fazendo bastante sucesso nos decks de Raichu e Rayquaza-EX/Metal, é um estádio que chegou para ficar.”

 

Conclusão:

Um stadium que pode ser usado de várias formas e encaixado em vários decks, como a variante de Mega Rayquaza Dragão em conjunto com Scorched Earth, decks baseados em metal por trazer mais consistência que Steel Shelter, variantes de Raichu e Empoleon .
Acredito que futuros decks também irão tirar proveito de Sky Field. Como diz o ditado: “o céu é o limite”!
E você tem alguma sugestão para o uso desta carta? Fale pra gente nos comentários abaixo!

Um abraço e até logo!

Gustavo Rodrigues é fan dos primeiros 150 pokémon, simpatiza com outros, sente saudades de quando 120 de hp era "tank" e acredita que um dia ainda será um rockstar.
  • Parabéns pela matéria!
    Podia rolar uma análise do mega rayquaza dragão, ou até quem sabe do mega turbo.
    Gostaria de saber a opinião de vcs sobre essas cartas.
    Abraços, byroar.

    • Gustavo Rodrigues

      Obrigado pelo prestígio By!

      Estou preparando uma análise do Quaza dragão e acredito que saia na próxima semana.
      Fique atento.

      Um grande abraço!

  • Novamente parabéns pelo artigo, sempre bom ler análise de cartas.
    Gostaria que se fosse possível Shrine of Memories também pudesse ser analisado, pra mim é um dos melhores stadiuns lançados das ultimas coleções.
    Abraço, Slow.

    • Gustavo Rodrigues

      Obrigado pelo elogio Slow.

      Esse stadium desde que saiu me deixa com uma pulga atrás da orelha sobre a sua utilização. Com a diminuição de sapos no formato se espera que os stages 1 e 2 tenham mais “acesso ao game”.

      Com certeza vamos achar uma utilização para este stadium em breve. É uma ótima carta pra ser analisada na sessão.

      Obrigado pela dica, um abraço!