Como comportar em um campeonato?

postado em: Campeonatos, Regras | 0
Como todos sabem estamos nos aproximando de mais um campeonato, e para melhor funcionamento do mesmo estou aqui hoje para dar alguns avisos e dicas de como se comportar durante o torneio.
Lembre-se:
  1. Para participar de campeonatos de Pokémon TCG você necessita de um POP ID, a identificação de um jogador.Ah mais sou novato e não tenho esta carterinha“. Não tem problema nenhum, fale conosco pela nossa pagina de contato, assim levaremos o seu POP ID no dia do campeonato. “Quanto custa?“. Absolutamente nada!
  2. Ganhar burlando as regras não vale nada. Burlar as regras qualquer um pode, mas o jogo só se torna divertido dentro das regras, que te impõem desafios e te forçam a melhorar.
Comprimente seu oponente antes de começar a partida.
Dica – ao invés de simplesmente cortarem o baralho do adversário, embaralhem-no, garantam a “randomização” da mão do adversário.
  • Não estou jogando, o que devo fazer ?

Se você acabou sua partida ou pegou Bye, adiante suas preparações para a próxima rodada, separe seu deck, vá ao banheiro e se houver tempo um tempinho a mais, coma algo para não passar fome durante o campeonato.

Se as finais estão rolando e você quer ve-las, fique afastado da mesa ,não dê pitaco sobre o jogo perto da mesa você também não quer que falem jogadas para o seu oponente durante o seu jogo.
  • Fair Play
Só é justo se for para os dois lados: Se alguém te deixa voltar jogadas, deixe também. Se sua política for de não deixar ninguém voltar, nem pense em pedir para que deixem. Se alguém não te deixar voltar, não deixe voltar também. Não deixar voltar é um direito do jogador, portanto, não se ofendam ou fiquem com raiva.
  • Slow play
Slowplay é quando um jogador demora mais que o normal para fazer decisões sobre suas jogadas, mas é logico que existem situações em que as decisões a serem tomadas demoram mais, porém, se você acha que seu adversário está deixando o jogo mais lento de propósito, chame um juiz.
Exemplo de Slow Play:
  • Demorar demais a pegar um pokémon no deck após usar usar alguma carta que permita isso. Passar e repassar o deck diversas vezes antes de escolher o pokémon. (ultra ball).
  • Olhar excessivamente as pilhas de descartes antes de uma ação em seu turno(sua e do oponente).
  • Rush
Rush é quando um jogador fica apressando o seu oponente, fazendo com que o oponente perca a concentração,o que pode fazer com que ele cometa alguns erros no jogo.
Exemplo de Rushing:
  • Fica com a mão perto do deck para comprar a carta do seu turno, mostrando que está pronto pra começar seu turno já.
  •  Colocar dano no seu pokémon antes do seu oponente anunciar o ataque.
Para garantir o cumprimento das regras o campeonato deste próximo domingo contará com um juiz licenciado da Pokémon. Assim, teremos a certeza da aplicação da penalidade correta nos casos de indecisão.
Mensagem do Juiz:

 -” Espero um jogo limpo e integralmente dentro das regras. Vou estar à disposição para tirar dúvidas sobre jogadas legais e ilegais, sobre pareamento, sobre punições e infrações. As rodadas terão duração de 50 minutos, assim como a maior parte dos campeonatos oficiais.”
  • O TEMPO DE JOGO:
Suíço – 50 minutos + 3 turnos. Isso significa que os jogadores terão 50 minutos para realizar sua partida em sistema melhor de 3. Caso não consigam definir o vencedor dentro dos 50 minutos regulamentares, os jogadores terão mais 3 turnos para realizarem jogadas e tentarem definir os resultados das partidas.
Quando o relógio soar o tempo da rodada, o jogador que está com o turno em andamento termina sua jogada e a contagem dos 3 turnos começa assim que ele passar o turno.
Caso o relógio soe nos entre-turnos, a contagem de turnos vai começar imediatamente, portanto, não existirá o turno 0.
TOP – O top será jogado em melhor de 3, com 1h + 3 turnos. As partidas do top não podem terminar em empates, portanto, as decisões seguirão as normas da TPCi.

Jogador de Pokémon TCG desde 2004, comecei o competitivo em 2010,
natural de Formiga Minas Gerais e atual morador de Belo Horizonte, graduando em Engenharia de Computação pela PUC Minas e spammer nas horas vagas.