Darkrai EX/Giratina EX – Poder e controle em um deck só

E ai galera, todos assistindo o mundial? Nós da TCMG também estamos e apoiamos todos os brasileiros hoje no Day 2, e esperamos que esse ano eles tragam o troféu pra casa.

Bom, sem mais delongas, eu sou o Renato Christian e faz um tempinho que não escrevo nada aqui pro site, mas acho que agora tá na hora de voltar e junto comigo eu trago um deck que fico triste de não ter conhecido antes do nacional desse ano, porque eu particularmente estou gostando muito dele. O deck de Darkrai Giratina. Não posso deixar de agradecer ao Wallysson Lima (Da Equipe TCMG) e ao Guilherme Da Mata, que me ajudaram em 20 minutos com a lista e resolveram todos os problemas da lista que eu tinha anteriormente. Vou apresentar uma lista que estou usando e algumas cartas que voce pode alterar de acordo com seu meta local.

Card-By-Card

2 Darkrai EX: É um atacante muito forte do deck, rápido de montar e bate muito. Pokémon não EX facilmente podem ser derrubados por esse Pokémon. Dark Pulse bate 20 mais 20 para cada energia Darkness em seu lado do campo, então já dá pra imaginar porque temos tantas cartas para setupar rápido as energias na mesa. Além do mais, o combo de utilizar as energias Double Dragon na mesa para aumentar o dano desse pokémon é muito poderoso e você consegue facilmente bater 100 de dano no t1.

2 Giratina EX: Está aqui não somente pelo combo com as Double Dragon, mas pelo seu lock muito poderoso combinado com sua ability que faz com que ele seja um grande defensor. Chaos Wheel bate 100 ao custo de 4 energias, porém quando ele bate o oponente não pode descer nenhum estádio, energia especial E não pode ligar tools em seus Pokémon. Aliado a sua Ability Renegade Pulse, que não deixa que ele sofra nenhum efeito de ataque de Pokémon Mega o ajuda muito a sobreviver e definindo partidas com seu ataque. (aaaahhh Renato, mas agora tem Pokémon Ranger, que quebra o lock de ataque, ainda vale assim usar a Giratina? Claro que vale, seu oponente não vai usar Ranger o tempo todo. Um ataque da Giratina em um momento crucial do jogo pode ser o diferencial que vai te salvar na partida).

1 Hydreigon EX: Está aqui por dois motivos. O primeiro é seu ataque: Shred causa 80 de dano e ignora qualquer efeito no pokémon do adversário (Jolteon EX e Regice, é por causa de vocês mesmo). O segundo motivo é pela sua ability Dragon Road, que reduz o recuo de qualquer Pokémon dragão do seu lado do campo em 2, caso haja um estádio em campo. Como a Giratina é um Pokémon com recuo muito alto, o oponente pode puxá-la para tentar te travar no campo, então apenas ligando uma energia Darkness nela, você pode recuar sem problemas.

giratina_ray_gif2 Shaymin EX: Dispensa comentários, não vou falar muito dela pois todos já sabem o diferencial que ela causa em campo.

1 Hoopa EX: Essa carta faz com que o seu t1 seja absurdamente simples, pois apenas uma ultra ball pode trazer seu jogo inteiro. Sua habilidade Hyperspace Fury faz com que quando você desça ele da mão para o banco, você possa buscar 3 Pokémon EX do seu deck diretamente para sua mão. Isso só não busca 1 Pokémon do deck inteiro. É uma mão na roda para todo o setup do seu deck no campo.

1 Yveltal: Seu ataque bate 30 de dano e liga uma energia Darkness do descarte em um Pokémon do seu banco. Além de ser um atacante não EX muito forte, é também um reciclador de energias muito rápido e é um Pokémon Darkness com resistência a Fighting, que é um tipo que causa problemas para esse deck.

4 Professor Sycamore: Sim, usamos 4 nesse deck, no formato anterior eu gostava de ter 4 para tornar o deck bem rápido e setupar tudo o quanto antes. No formato PRC-ON eu não consegui testar ainda esse deck do jeito que eu queria. Mas volto para atualizar caso eu ache que não tem necessidade.

N/Lysandre: 2 de cada, o normal na maioria dos decks, eu particularmente não gosto de usar apenas um Lysandre, nunca vem quando preciso e sempre vou precisar da VS para pegá-lo. Acredito que nesse formato onde não se pode remover tools, Bursting Balloon será utilizada em larga escala, então dois sempre vai te ajudar a quebrar isso no oponente.

1 Delinquent: está aqui para remover o estádio do oponente (que pode ter usado Ranger após sua Giratina atacar), um Parallel City bloqueando seu campo as vezes não é nada legal, e essa carta pode te salvar, já que você não poderia quebrar esse estádio. Além do mais, descartar 3 cartas da mão do oponente na hora certa desestabiliza qualquer jogo.

1 Skyla: Pra mim, uma carta essencial em decks com Puzzle of Time, pode também vir na mão inicial e buscar uma Ultra Ball pra Hoopa, que pode dar uma nova cara ao jogo.

1 Hex Maniac: Quebrar algumas habilidades na hora certa pode ser um grande diferencial. Vileplume ainda está ai para lockar seus itens, Barbaracle para impedir de descer energias especiais, Greninja para impedir um dano que poderia matar seu jogo, entre várias outras.

1 Ninja Boy: essa carta para mim é assustadora, poder deixar uma Giratina ou qualquer outra coisa no campo com as energias e tools, e simplesmente torná-la outro Pokémon instantâneamente é muito absurdo.
Vs Seeker/Ultra Ball: pra mim também dispensam comentários, 4 de cada é quase padrão na maioria dos decks.

3 Trainer’s Mail: Não vejo necessidade para 4 delas no deck, 3 ajuda muito e cumprem sua função.

4 Max Elixir: é o que torna o Darkrai um monstro de cara, acertar duas dessas em um Darkrai e ainda ligar uma DDE no primeiro turno é certeza que você vai causar muito dano, como você não vai acertar todas, sempre é bom ter 4 no deck para que venham bem rápido.

4 Puzzle of Time: Puzzle é linda demais, uma vez na match que você descer duas da mão e buscar quaisquer duas cartas do descarte e você nunca mais vai tirar ela do seu deck. Sem item lock no formato, não há motivo nenhum para não usá-la em seu deck.

3 Fighting Fury Belt: Aumentar o HP e fechar dano em Pokémons de hp ímpar, quer mais que isso? Não pode ser removida.

1 Parallel City: Sabe aquele Hoopa que está ali no canto do seu banco pedindo para tomar um Lysandre e ferrar seu jogo? Pois é, dá pra sumir com ele dali sem custar nada. Diminuir seu banco em certas situações pode te ajudar muito. Ou até mesmo limitar o banco do adversário mesmo, isso também pode ajudar contra adversários que dependem de banco cheio (Mega Rayquaza, estamos falando de você mesmo).

1 Escape Rope: Quebrar um atacante como Jolteon ou Regice é bem mais fácil usando escape rope em seu deck, além do mais, ORAS_Ninja_Boycombinada com a float stone, você pode subir um pokémon com float, e repensar melhor quem você vai subir para atacar.

2 Float Stone: Herdei do formato anterior, talvez possa reduzir uma delas, mas como não testei tanto ainda, não posso afirmar. Gosto de duas, por isso estão ai.

1 Enhanced Hammer: estava ai para counterar night march e vespa, caso eles descessem uma especial antes da Giratina bater. Agora está ai justamente porque mesmo que a Giratina bata, o oponente pode usar Pokémon Ranger para descer ela, e ai você ainda consegue quebrar essa energia.

8 Darkness Energy/4 Double Dragon Energy: 8 Darkness para as elixir e para Darkrai bater muito, e 4 DDE para a Giratina.

Possíveis cartas a colocar no deck:

2-2 Garbodor: o que acredito que está na cabeça de todos os jogadores é esse deck aliado a Garbodor, porém utilizando ele o deck fica mais lento e travado, além do que, não acho que existam abilities que sejam realmente capazes de ferrar seu jogo e que o Garbodor vai te ajudar tanto assim.

1 Special Charge (StS): Não vi necessidade unicamente por usar Puzzle of Time, ir para a mão é melhor que ir para o deck.

1 Pokémon Ranger: Essa eu estou pensando bastante, afinal, ela é o counter de regice e Jolteon perfeito e gastando poucos recursos, até mesmo na mirror, caso você tome um ataque de Giratina antes de descer suas DDE, porém quero testar mais antes de afirmar que ela é 100% necessária nesse deck.

Bom galera, acho que é isso então, as explicações ficaram um pouco longas, mas é que tentei destacar cada ponto desse deck que estou gostando muito. Espero que aproveitem ele também como eu estou aproveitando. E já comecem a treinar galera, aproveitem esse tempo livre que temos até o início dos campeonatos e vamos jogar muito que agora Pokémon é moda HAHAHAHA.

Jogo Pokémon TCG faz dois anos. Na temporada 2014/2015 tive minhas primeiras experiências em campeonatos grandes, com um 10ª lugar no regional de Goiânia, e top 4 nos Citys de Vitória e BH. E uma vitória nos campeonatos mensais que fazemos em Belo Horizonte.
  • Marlon

    Amigo vou começar a jogar agora e gostaria de saber se esse deck é pós rotação????

    • Leozinho

      Sim, é pos rotação

  • Wallysson Lima

    Melhorou demais o deck, acredito que com esse tanto de Mega o Giratina-EX pode brilhar mais ainda, parabéns pela análise.

  • no online o ninja boy esta banido… oq posso colocar no lugar dele?

  • Vitor Miagava

    Fala Renato beleza? Parabéns pela meteria!! o Deck realmente voa, eu que o diga nas nossas matches, tomar Deliquent então com 3 cartas na mão nem se fala haha! Na minha opinião, o deck ficará mais forte ainda sem o Xerosic hehe, é uma plataforma que bate rápido, progressivo e tem um defensor que dispensa apresentações, que a Giratina. Abraços

  • não tem 60 cards Oo

  • Ricardo Nunes

    Como ganhar desse deck?