Decidueye Gx/ Vileplume – O deck a ser abatido

Fala pessoal! Bem-vindos a mais uma análise da TCMG e essa semana vamos falar de um deck que vem fazendo bons resultados em campeonatos dessas últimas semanas que foram: Regional de Sheffield, Intercontinental da Oceania e, nesse último final de semana. o Regional da Argentina. Para quem aqui que tem dúvida, garantimos que pode ser uma boa escolha para o intercontinental daqui do Brasil. Estou falando do deck de Decidueye Gx/Vileplume! Espalhar danos todos os turnos e travar itens…. O verdadeiro pesadelo do seu oponente. Mesmo já tendo análises em vídeos e jogos de campeonatos transmitidos online, Essa análise da TCMG é para você que não sabe nada desse baralho ou que gosta do nosso conteúdo. Vou falar aqui de uma das listas do jogador Gonçalo Ferreira que para mim é a primeira referência de quando falamos de Decidueye Gx/Vileplume. Depois de ter ganhado o Regional de Sheffield, temos umas alterações para cobrir as fraquezas desse deck.

Vamos à lista!

Pokémon (25)

4x Decidueye GXSM 12
4x Dartrix – SM 10
4x Rowlet – SM 9
2x Vileplume – AOR 3
2x Gloom – AOR 2
2x Oddish – AOR 1
1x Beedrill EX XY-PR 157
2x Lugia EX – AOR 68 f / 94
2x Shaymin EX – ROS 77 / 116
1x Jolteon EXGEN 28
1x Espeon EX – BKP 52 f / 117 f


Card by Card

4-4-4x Decidueye GXPorque isso tudo de pokémon!? Como o primeiro impacto que temos da Coruja é sua Habilidade de colocar 20 de dano em qualquer Pokémon do seu oponente, quanto mais Decidueye na sua mesa, mais danos você vai espalhar. E não se engane achando que o deck não tem capacidade para montar vários Decidueye em jogo e espalhando dano, conforme eu vou falando de carta por carta você vai vendo que isso é possível sim. Seu segundo ataque é a folha navalha que dá 90 de dano, um ataque muito bom porque já é metade da vida de quase todos os Pokémon Ex do jogo e temos o seu ataque Gx que permite o jogador pegar 3 cartas quaisquer do descarte e colocar na sua mão, muitas pessoas comentaram que esse ataque é complicado de dar porque o oponente pode te dar N, para mim isso não é problema, claro que você pode não comprar as cartas do ataque Gx e que você precisava muito, mas elas estão no deck você pode usar elas de novo e isso é muito bom.

2-2- 2x Vileplume: A amada por uns e odiada por outros. Já comentei no início, mas tendo foco nela agora. Enquanto Decidueye dá pressão com ataque de 90 de dano e habilidade, essa linda florzinha tem a habilidade de não permitir nenhuma carta de item seja usada por você e seu oponente. Depois que você montou Decidueye Gx com seus itens feche o combo na sua vez com a Vileplume.

4x Forest of Giant Plants: Apresentei para vocês os pokémons principais desse baralho e graças a esse estádio Decidueye e Vileplume são tão rápidos. Quebrando a regra da evolução, você não precisa esperar um turno para evoluir, acelerando nas buscas com cartas como Shaymin Ex para compra, Ultraball, Level ball e Revitalizer para buscar os pokémon (Isso antes de montar Vileplume, claro! Kkk). Você já pode garantir 1 Decidueye e 1 Vileplume já prontos para o jogo e sem falar que se você fizer isso no Turno 1, você parte o seu oponente no meio.

1x Beedrill EX: Yveltal/Garbodor vem diminuído no campeonatos, mas nessa lista Gonçalo manteve Beedrill para remover o item do Garbodor caso ele já tenha sido montado. Dependendo da situação não é um opção ruim de usar mesmo que não seja contra Garbodor, porque um remoção de item é algo muito bom no formato atual.

Demais atacantes e as novas estrelas do deck do Gonçalo:

2x Lugia EX: Em casos de jogar contra Pokémon com 170 de vida, o combo do segundo ATK do Lugia batendo 150 de dano + 20 da habilidade do Decidueye. É bem forte porque além de ter mais um atacante além da coruja temos um destruidor de estádios (você terá vantagem no stadium-WAR) e também da uma boa pressão por bater pela quantidade de energias do Lugia e do Pokémon ativo do oponente.

Para ter total vantagem contra Yveltal e fazer uma reviravolta contra Volcanion (por bater na fraqueza do Decidueye e da Vileplume) temos:

1x Jolteon EX: Como estamos analisando um deck que trava o oponente, Jolteon vai garantir e cobrir uma de suas fraquezas. Seu segundo ataque da 70 de dano e previne ele a danos de Pokémon básico do seu oponente. Fazendo assim uma bela reviravolta no Volcanion, Darkrai, Yveltal, Lapras, etc. O oponente pode até dar lysandre em outros Pokémon, usar o suporte Pokémon ranger, mas como já está sofrendo com a habilidade da Vileplume, não teve a aceleração que precisava para fazer isso durante o jogo.

1x Espeon EX: Graças ao destaque que esse deck teve, já criou uma praga: Existem muitos Decidueye em campeonatos. Vamos falar agora da segunda estrela do Gonçalo e a reposta para mirror. Na situação de jogo em que você esteja jogando contra outro Decidueye Gx/Vileplume, os dois espalhando dano e atacando constantemente 90 de dano. Como já sabemos Decidueye tem 240 de vida, não é fácil de nocautear e fica mais difícil ainda não podendo usar itens, mas em casos de que com o ataque do Espeon Ex de desevoluir os Pokémon do seu oponente já torna a mirror outra coisa. A evolução anterior do Decidueye tem 80 de Hp, se você concentrar o jogo em espalhar 80 de dano +- pelos Decidueye do seu oponente, depois do ATK do Espeon é uma virada enorme.

Pra finalizarmos essa parte de falar sobre cada carta e o que torna possível o deck ter vários atacantes de tipos diferentes, falamos agora das:

3x Rainbow Energy: Energia especial com o efeito de ser qualquer tipo quando anexada e lembrando que causa 10 de dano em seu Pokémon. Energia de planta para o Decidueye e energia de raio para Jolteon.


Possíveis Adições

1x Skyla: Não é porque particularmente eu gosto muito dessa carta (Não fale nada sobre isso Alberto). Eu sou uma pessoa azarada e em um teste que fiz uma vez desse deck tinha tudo bem legal na minha mão, menos o estádio de planta!!!! E só ficava pensando que se tivesse Skyla poderia mudar aquela situação. Mesmo que tenha acontecido comigo e não com você, eu acho uma carta interessante de testar.

+1x Rainbow Energy: Eu acho seguro garantir mais uma chance de ter uma energia especial que vale qualquer tipo, pode ter casos de você precisar do Jolteon, mas está sem Rainbow para dar o ataque dele.

+1x Jolteon EX : Também testaria mais um Jolteon nesse deck, porque além de ter o recuo 0, (então é bom de abrir com ele) será o seu segundo Jolteon caso o primeiro morra depois de um Pokémon Ranger, o segundo montado será sua garantia.

+1x Float Stone: Todas essas cartas que estou falando são mais para ver como você pode avaliar depois de seus testes. Então veja por você se ficaria mais seguro em ter certeza que sua Vileplume terá uma float stone, é bem complicado perder turnos e a Vileplume ficar te travando.

Meowth FAC 74: Na lista do campeão em Oceania tivemos o Meowth que é muito bom também, porque se você monta a estratégia de travar seu oponente com um Pokémon ativo que não consegue recuar + habilidade da Plume deixando sem itens + Decidueye espalhando danos. Combando com a habilidade da coruja, o Meowth coloca 50 de dano em qualquer Pokémon que tenha dano no banco fazendo assim uma pressão que vai além do que o deck da coruja pode chegar.


Dicas para durante o jogo

Para termos um diferencial mais direto nessa análise quero passar para vocês já algumas dicas e destacando os problemas que podemos ter em jogo. Quanto mais Decidueye melhor! O baralho usa 4-4- 4, pode ser montado de forma rápida e é o verdadeiro tanque com 240 de Hp. Você terá jogos e mais jogos onde vai montar duas corujas, mas em casos de que é possível montar mais ainda é muito bom! Porque com 4 Decidueye em campo é 80 de dano para espalhar em qualquer Pokémon da mesa e isso tudo antes do seu ataque!

Não deixe a Vileplume travar você mesmo! No jogo foque inicialmente em montar o o/os Decidueye enquanto pode usar itens, porque se você achar que vai acabar com a vida do oponente sem garantia nenhuma do seu atacante principal, você será só mais prejudicado. Veja bem: Isso não é uma regra! Vão existir situações em que não teve como montar o Decidueye e achou melhor já montar a Vileplume, mas jogue sempre prevenido e seguro para continuar no jogo e não ter que ir “para a próxima” depois de um erro seu.

Dependente de habilidades: Se escolheu esse deck. Vá para o inter com consciência que as pessoas vão usar Hexmaniac, Wobbuffet e Garbodor. Para tentar jogar contra a habilidade da Vileplume. Beedrill está ai resolver contra o Garb, sobre outras cartas. Tire proveito disso! Você está com um deck de controle, então você tem que ir preparado para encarar isso, se você não tem habilidade, seu oponente também não tem. Inclusive que quando ele “liberar” as habilidades, ele vai ficar sem itens. E mesmo que tenha lock de itens para o dois, você terá usado seus itens antes do seu oponente tentar ter a chance de usar.

Tipo grama: Volcanion está subindo e indo com tudo nos Decidueye que vem pela frente, mas como resposta o deck pode ter o Jolteon (grande combinação com o deck do Gonçalo) que vai prevenir danos de Pokémon básicos e pode ter o Meowth que em caso de travar o Volcanion com um pokémon que não tem recuo, seu Meowth junto com o Decidueye podem ficar felizes espalhando danos na mesa do seu oponente enquanto ele não pode usar itens.

Poucas energias: Comparando a alguns decks… Aqui temos 7 energias no total, então jogue com controle sobre elas e com todo o cuidado, porque sofrer por não ter energia para atacar é muito ruim. Mas lembre-se que você pode pegar elas de volta caso foram descartadas porque o ataque Gx do Decidueye permite você pegar 3 cartas quaisquer do seu descarte.

Sempre tenha controle da partida, inclusive na hora de dar o Atk GX: Como acabei de falar do ataque Gx e já estamos todos cientes do controle que você tem no jogo, a minha última dica é prevenir sempre e um vez que começar mantenha o controle da partida. Independente quem seja o opoente ou até o deck dele, você está com um deck que é a resposta para o meta do formato atual.


Conclusão

Porquê esse deck pode ser uma boa opção para campeonatos grandes? Realmente não é só porque jogadores como o Gonçalo estão indo bem com ele… Você gostando do baralho, sempre testando e melhorando como jogador já é a melhor coisa que pode fazer. E algo que gosto sempre para mim é me sentir seguro antes, durante e depois do jogo. Temos aqui um baralho de damage spread e lock de itens, precisa ter atenção máxima em controlar a partida e os próprios recursos sempre. O baralho é bem forte e bem rápido. Montando um Decidueye e um Vileplume tudo no mesmo turno é o trunfo que você tem no início da partida e como falei no último item das dicas, você está com um deck que é a resposta para o meta do formato atual.

Então encerramos mais uma análise! =D

Quero desejar um grande abraço ao Gonçalo antes de qualquer coisa e por favor comentem ai dúvidas, falem o que acharam para incentivar o trabalho aqui da TCMG! Que venha o Intercontinental! Falta menos de UM MÊS!

Gostou desse deck? Achou ele forte/poderoso e quer jogar com ele ainda hoje pelo Pokémon TCG Online ?? Então está resolvido, você pode conseguir a base virtual deste deck por aqui: http://www.pokeparadise.com.br/

Sou designer e social mídia do site da TCMG. Conheci o competitivo do jogo em 2011, mas sempre joguei de Reshiboar e Rayboar até 2014 quando comecei a investir em decks melhores. Já fiquei em 2°lugar em um regional de Goiânia e já conquistei alguns tops em Citys e campeonatos Mensais de Bh.
  • Osvaldo Daniel Dos Santos

    Sera que vale apena a inclusão de um Latios ex no deck pra tentar donk ?
    Não cheguei testar a ideia ainda mas seila vai que cola kkkkkk

    • Thales Andrade

      kkkkk Não é uma inclusão ruim, mas tudo depende do formato se pode ter muitos decks de Decidueye e também porque são decks diferentes com Vileplume e com Latios.
      Colocar Latios teria que ter mais de um para conseguir começar o jogo com ele, ele precisa de energia psíquica para atacar e o baralho teria que ter mais cartas para montar o Decidueye rápido para completar o dano.