Do mundial à nova temporada!

postado em: Análise de Decks | 0

E ai treinadores! Chegando com mais uma analise de deck para vocês, dessa vez vamos falar sobre um deck que ganhou ainda mais popularidade nos últimos dias. O deck campeão do último mundial, VirGen (Virizion/Genesect). O baralho sofre algumas mudanças nesse novo formato, mas ainda continua forte como sempre. Fizemos uma lista baseada na consistência do deck, que é seu ponto forte, e ignoramos Pyroar para manter essa consistência. Vale lembrar que essa lista é uma base, ou seja, pode e deve ser alterada de acordo com o metagame da região e estilo próprio de jogo de cada jogador.

Vamos a Lista:

Pokémons (10)

4x Virizion EX
4x Genesect EX
1x Deoxys EX
G Booster
1x Jirachi EX

Treinadores (36)

4x Juniper/Sycamore
4x N
4x Skyla

2x Shadow Triad

1x Colress
4x Ultra ball
3x Energy switch
3x Muscle Band
3x Switch
2x Startling Megaphone
2x Colress Machine
1x Professor Letter
1x Town Map
1x Enery Retrieval
1x G Booster

Energias (14)

9x Grass
4x Plasma
1x HerbalEnergy

Analisando o deck:

Como dito antes esse deck possui uma consistência incrível, em minha opinião, o mais consistente de todo o formato atual! Mas para que toda essa consistência seja efetiva, é preciso um Virizion EX atacando no t2 (segundo turno).

Virizion EX é a alma do deck, é ele que acelera o seu jogo e faz condições especiais serem inúteis contra seus atacantes.  Além disso, seu ataque Emerald Slash somado com Muscle Band causa 70 de dano, e lhe permite ligar 2 energias do tipo planta em um de seus Pokémons do banco, perfeito para que no próximo turno o Genesect chegue derrubando qualquer EX com 170 de HP.


Genesect EX é seu principal atacante, tem uma base de dano muito boa podendo matar todos os principais atacantes do formato com 2 ataques, e ainda conta com a carta G-Booster seu Ace Spec, que torna o Genesect uma maquina de destruição, fazendo com que ele consiga nocautear tudo que não tenha mais que 200 de HP. Além de todo esse poder de destruição, Genesect EX é equipado com uma habilidade fantástica! Red Signal permite que você troque o Pokémon ativo do seu oponente caso ligue uma energia plasma da mão neste Pokémon. Essa habilidade permite nocautes certeiros em peças chaves do seu oponente!

Deoxys EX esta na lista apenas para somar ao ataque do Genesect, causando 110 de dano. Somados a um Emerald Slash com Muscle Band antes, esse combo pode gerar 180 de dano! 50 do Emerald Slash, + 20 da muscle band, + 100 Megalo Cannon + 10 bonus do Deoxys = 180. Pode parecer difícil, mas é bem mais simples fazer isto do que parece, ainda mais pela incrível consistência que o deck possui.

Jirachi EX é uma ótima carta para manter a constância do deck, já que sua habilidade permite buscar qualquer suporte do deck quando Jirachi é jogado da mão e campo, jogada na hora certa, jirachi pode buscar skyla ou shadow triad para G booster, ou ate mesmo Sycamore ou N, para se salvar de um possível “travamento” do deck.

Shadow Triad é seu suporte para voltar cartas como Plasma Energy da pilha de descarte para mais um Red Signal ou mais importante ainda, retornar um G-Booster que foi descartado!

Town Map é uma ótima saída para encontrar G booster nos prizes, já que seu Ace Spec é a carta mais importante deste deck.

Herbal Energy foi escolhida para evitar possíveis nocautes por 2 hits do oponente, mas é uma carta de uso bem pessoal, muitos jogadores não gostam muito da ideia, mas eu escolhi usar uma por ajudar contra decks que não possuem um hit K.O tão expressivo.

Conclusão:

O deck joga muito bem contra a maioria dos decks do formato, sofrendo muito para decks como Pyroar e SpeedZard, que são decks que atacam sua fraqueza. Como eu disse antes, é o deck mais consistente. Seu jogo é um pouco mecânico, mas é muito divertido!
Embora seja muito forte, eu não vejo este deck chegando com muita frequência em tops, pois Pyroar se vem popularizando bastante entre os jogadores, por ser bem acessível e um ótimo deck. Bom, é isso ai, e até a próxima!

Nascido em Belo Horizonte em 1994. Jogador de Pokémon TCG desde 2005 que adora jogar com decks diferentes a cada campeonato.