Donphan/Walls – Bater e Correr!

postado em: Análise de Decks | 4
Provoque medo nos adversários com Donphan

E ai galera, estão todos prontos pros regionais? Esse fim de semana já vai rolar em São Paulo,
o maior polo do Pokémon TCG no Brasil, então vai ser um bom alento para saber o que devemos esperar para os próximos, visto que por causa do nosso calendário muitas pessoas estão paradas desde o Nacional. Em SP e no RJ ainda vamos ter presentes a coleção Furious Fist, depois desses dois regionais vai começar a valer a Phantom Forces, então depois desses campeonatos, já iremos focar nas análises para vocês ficarem por dentro sobre o que vai mudar no formato. Essa semana iremos analisar um deck que ganhou bastante popularidade nos EUA: Donphan/Wall, assim que aconteceu a rotação, um hype muito grande foi feito nessa carta mas não vingou muito no Brasil porque a maioria das pessoas estava colocando ele com o Trevenant, espero que gostem.


Pokémon (15)

4x Phanpy
4x Donphan
2x Sigilyph (Safeguard)
2x Hawlucha
1x Zekrom/Reshiram/Kyurem (outrage)
1x Zekrom/Reshiram/Kyurem (outrage)
1x Latias EX

OBS1: Esse deck usa Zekrom, Kyurem ou Reshiram de acordo com o meta do local, para servir de parede para os principais decks do meta. Vai depender do meta local para fazer a escolha dessas cartas.

Trainers (35)

4x Juniper
4x N
3x Korrina
3x Pokemon Fan Club
2x Lysandre
2x Colress
3x Ultra Ball
3x Muscle Band
3x Float Stone
2x Escape Rope
1x Switch
1x Startling Megaphone
1x Dowsing Machine
3x Fighting Stadium

Energias (10)

4x Strong Energy
3x DCE
3x Fighting

OBS2: Essa é apenas uma lista esqueleto, serve de base para jogadores que pretendem montar o deck, um ponto de partida. Pode e deve ser alterada de acordo com estilo de jogo do jogador, meta local e preferências dentro do jogo.

Estratégia:

O deck se baseia em atacar com Donphan com seu primeiro ataque “Spinning Turn” e colocar outro Pokémon para que sirva de parede para o oponente atacar e você voltar o dano pra ele. Sigilyph para Pokémons EX, Latias Ex usamos para baralhos que utilizam muitas habilidades e Dragons para fraqueza do oponente. Assim você evita ataques do oponente e mesmo que ele consiga atacar, o deck ainda conta com uma ótima troca de prêmio.

Analisando o deck:

Destruindo os oponentes!
Donphan: É o principal atacante, com a ajuda de Muscle Band, Strong Energy e Fighting Stadium a base de dano que é apenas 40, pode subir facilmente para 100, resultando em 2HKO. Seu segundo ataque ainda pode ser muito útil ao final do jogo, nocauteando qualquer EX do jogo, caso tenha um Stadium em campo.


Hawlucha: É uma ótima saída para momentos onde não se tem Donphan pronto para o ataque. Hawluchinha ainda por possuir recuo 0, pode ajudar em momentos onde não possui Float Stone ou uma outra forma de recuar suas paredes.

Sigilyph (Safeguard): Uma ótima parede para o formato atual com muitos EX o que torna essa carta difícil de ser nocauteado, atrasando o jogo do seu adversário e ainda impedindo ele de pegar prêmios.

Latias EX: Outra parede, muito útil em partidas contra Virgen e Pyroar, ou contra outros decks que utilizam atacantes com habilidades.

Zekrom (Outrage): Zekrom é uma ótima parede para se colocar na frente de Yveltal EX, que precisa de bastante recurso para derrubar esse pokemon com apenas um ataque caso ele não tenha nenhuma energia anexada.

Kyurem (Outrage): Muito bom para ser uma parede contra Landorus EX, que pode ser um inimigo bem chato pelo dano causado no banco.

Reshiram (Outrage): Contra Virgen, caso seu oponente precise atacar com “Emerald Slash“, o que pode atrasar o jogo do oponente por algum tempo.

Eu particularmenteprefiro usar Kyurem e/ou Zekrom, já que Sigilyph e Latias conseguem atrapalhar bastante a vida do Virgen, mas Reshiram também é uma boa opção. Essas cartas devem ser alteradas no deck de acordo com o meta local, para facilitar suas partidas contra o deck mais popular do local que você joga. Aqui em BH por exemplo, temos muitos decks com Yveltal EX, por isso opto por até 2 Zekrom.

Pokémon Fan Club: É uma carta que ajuda bastante no setup, podendo buscar logo no inicio do jogo buscar básicos prescindíveis que ajudem na partida contra o deck adversário.

Todos os outros suportes e itens do deck são para facilitar a montagem no jogo e ajudar Donphan com os hit kills.

Conclusão:

Treine contra Donphan pra não ser atropelado!
O deck joga muito bem contra todos os decks do formato, sofre apenas um pouco para decks rogue e pode ter partidas complicadas contra Garbodor. É muito divertido de jogar e bem barato, o que faz ser de fácil acesso para jogadores que estão começando, apesar de não ser tão simples de pilotar.

Bom, é isso ai, espero que tenham gostado e semana que vem tem mais!  

Fiquem ligados no blog que amanhã o Alex, nosso professor de MG vai escrever a primeira parte sobre regras para todos ficarem espertos para os regionais.

Boa sorte a todos!!

Nascido em Belo Horizonte em 1994. Jogador de Pokémon TCG desde 2005 que adora jogar com decks diferentes a cada campeonato.

  • Qual melhor counter pra Dolphan?

  • Seismitoad Ex atrapalha bastante.

  • O deck tem algumas fraquezas como: Lysandre, pokémon catcher, que são cartas que desmontam a estrategia do deck. Além disso, seismitoad EX é uma carta que pode atrapalhar bastante, e ainda bate na fraqueza do Donphan.