Eevelutions – A tech dos rogues

postado em: Análise de Decks | 1

Decks rogues sempre aparecem em campeonatos, além de serem decks relativamente baratos, também são grandes surpresas para seus adversários, que vem preparados para enfrentar decks cheios de EX’s/Megas, e ficar comprando de 2 em 2 dois prizes, e contra estes tipos de deck,  ter de comprar 1 em 1  pode cansar o seu oponente às vezes.

Com a entrada da coleção Ancients Origins, estes baralhos ganharam 3 amigos: Flareon, Vaporeon e Jolteon, que com suas habilidades “effects”, fazem com que pokemons de stage 1 tenham o tipo do seu cachorro em campo adicionado ao seu  tipo natural, ou seja, com Flareon seus stage 1 viram do tipo fogo + natural, com vaporeon água + natural e jolteon elétrico + natural.

Isso faz com que sua combinação abranja um grande numero de fraquezas, e com isso os eveevolutions começaram a procura de  parceiros para sua jornada nesta temporada.

Com isso, venho a vocês com alguns decks em que eles foram combinados.

OBS: Nas listas seguintes, o numero das evoluções dos evees podem ser alterados com a necessidade do meta da sua região.
OBS – 2: Nas listas seguintes eu não uso Professor Birch’s observations (professor gordinho), porque não gosto muito de deixar a sorte decidir o rumo do meu jogo, prefiro apostar nas 5 cartas certas da Shauna.

Vespiquen

A promessa do formato, muita gente esperava por este deck, que veio com uma combinação nascida da própria coleção, e que pôde manter o legado do Flareon plasma, deck que mostrou ser bem forte na temporada passada.

Vespiquen vem com seu poderoso ataque, que, com 2 energias incolores,faz 20+10 de dano para cada pokémon na sua pilha de descarte, e para usarmos este ataque a todo vapor, temos 3 battle compressor, para descartamos os pokémons que não precisamos na partida, (geralmente você irá jogar contra um deck em que você só precisará de uma das evoluções do evee, então você pode descartar as demais que não serão utilizadas ao decorrer da partida).

Os Unown, com sua habilidade Farewell letter, fazem o deck dar uma acelerada, já que ao usar ela você descarta a sopa de letras, aumentado 10 de dano no ataque da abelha rainha, e ainda  compra uma carta. Com o Ninetales, você mantém o faded town em jogo, para causar dano nos mega pokémon, quando o seu oponente não usa mega eles(Vulpix+Ninetales) são mais duas cartas descartáveis que geram +20 de dano para a vespiquen.

Esta é uma lista padrão, podem ser adicionadas outras cartas dependendo do seu modo de jogo, metagame local, ou para aumentar o dano da Vespiquen.

Golurk

Uma carta que se demostrou interessante pela sua combinações de habilidades e resistência, e um poder de ataque tremendo.

O Golurk vem com uma habilidade interessante, chamada  double type, que faz com que o nosso amigo gigante de ferro (alguém lembra desse filme?, o Golurk me lembra bastante dele….), seja além de um pokémon psíquico, também seja do tipo fight enquanto ele estiver em campo, fazendo com que ele também possa tomar proveito dos auxiladores fight (strong energy, fight stadium, focus sash,etc). Além dessa abillity, ele tem vem com o Ancient Trait delta stop, que o previne de qualquer habilidade dos pokémon do seu oponente, assim evitando o dano causado por bats e outros pokémon, e com seu ataque Superpower, com 4 energias incolores, causa 80 de dano , e, se você quiser + 40 de dano, assim causando 20 de dano a ele mesmo, só que vem aí o interessante, ele tem resistência a fight, por isso, ele não toma os 20 de dano.

Aí  você pensa: “tá bom, ataque poderoso causa 120 de dano, fica dois tipos pegando em 2 fraquezas e com Eevelotions este numero aumenta mais ainda, mas, 4 energias é um custo muito alto, e não vale a pena.”, então porque não focamos em motá-lo mais rápido?! E para isso vamos abusar do Flareon, que além de adicionar mais 1 tipo ao Golurk, ele nos dá a vantagem de usar o Blacksmith, e por isso descartaremos algumas energias de fogo, e então, usaremos o ferreiro + uma DCE para fazer o nosso gigante atacar o mais rápido possível, além de contarmos com Dimension Valley na lista, diminuindo o numero de energias necessárias para usar o ataque para 3.

Como podem ver, a lista não usa muscle band, pois, 120 com a fraqueza este dano vai para 240, poucos pokémon possuem mais que isso de HP, 1 faixa musculosa deve ser mais que o suficiente para o deck, se alguém quiser incluir. Golurk tem 130 de HP, mas se vocês acharem que é uma vida baixa para o meta de sua região, talvez adicionar focus sash possa ajudar a evitar os 1 Hit KO.

Dugtrio

Um stage 1 tirado do fundo da gaveta, para podermos abusar da consistência que a Korrina traz para um deck, e dos auxiliares para pokemon lutadores para aumentarmos o dano.

Dugtrio, vem com seu ataque terremoto, que com uma energia causa 60 de dano ao pokémon do oponente, porém, 10 de dano em todos os seus pokemon no banco, um custo baixo a se pagar pelo tamanho do dano que ele causa com apenas uma energia, e com Strong energy e fight stadium você consegue 100 de dano, mais muscle band 120, é um dano muito alto para o baixo custo do ataque, com  a ajuda do pessoal canino, este dano pode ir para 240, matando boa parte dos oponentes em 1 ataque.

Para podermos usar ao máximo este ataque, o deck vem com as cartas Korrina, para podermos buscar itens necessários, (MuscleFresh Water set, level ball,etc) e os nossos atacantes, Focus sash para ser usada em momentos necessários com hawlucha e os próprios dugtrio, para eles recebam 1 ataque e sobrevivam.

Para contornamos os danos no banco, temos o Fresh Water set que cura 20 de dano de todos os seus pokemon, para assim irmos curando o pessoal que está no banco. Não se esqueçam que Hawlucha está aí para atacar os EX que aparecerem no caminho, e para você controlar o dano no banco, já que se ficar toda hora batendo com dugtrio, um risco de  matar seus próprios pokémon é alto, e temos que controlar isso, mas teoricamente, você matará rápido e acabará o jogo sem chegar a este ponto.

Bats é um problema para este deck, já que você causa dano em seus pokemon e este dano ajudam os bats a matarem eles.

Outras combinações

Como você pode combiná-los com pokemon stage 1, que são cartas que não se dava tanto valor antigamente, e hoje podem se tornar grandes armas, podem ter muitos perdidos por aí sem serem explorados, entre eles está raichu, excadrill, medichan, entre outros. Basta você procurar e pensar, testar e ver se vale a pena ou não usar.

Trevenant

Me parece um combinação muito boa, já que você trava o jogo do seu oponente e ainda causa dano em cima da fraqueza, e distribui dano no banco, usando Wally para evoluir no T1 e já travando seu oponente. A árvore pode ser uma boa opção.

Mienshao

Um deck muito bom, com ele consegui passar em segundo no suíço no ultimo mensal daqui de BH (Mensal de Setembro/2015), este deck foi analisado pelo Wallysson neste artigo. Uma combinação com Jolteon, usada por Junio Gonçalves, passou em primeiro no suíço e pegou TOP 4.

Mienshao é um pokemon que, se bem administrado, consegue passar raiva no oponente e consegue ganhar vários games, mas o dano base dele é baixo, sem auxilio das cartas fights (Strong Energy,Fight Stadium), e os evevolutions podem ajudar nisso, Junio colocou o Jolteon para ajudar contra decks que usam Crobats, e ainda podem ajudar a matar o Shaymin em 1 hit, mas nada impede de por outros integrantes dos evoluções do cachorrinho fofinho.

Eu, por outro lado, acho que não vale apena, pois posso tomar um lysandre em algum eveevolution, podendoassim atrasar meu jogo, já que o deck geralmente não vem com muitas cartas de recuo ou nenhuma , prefiro a versão mais “pura” do deck.

Vantagens

  • Toma proveito de muitas fraquezas.
  • Você pode adicionar Blacksmith ao seu deck para acelerar a montagem dos seus atacantes.

Desvantagens

  • Shaymin: uma carta cara,que infelizmente, é necessária na maioria dos decks, também é necessário aqui, isso se torna uma desvantagem por causa do preço alto que a carta esta tendo.
  • Vileplume/Giratina/Seismitoad: Estes baralhos necessitam muito do uso de itens, para acelerar o deck, seja a level ball ou um tool o qual vai aumentar seu dano, ou te salvar de algum efeito, e estas 3 cartas te atrapalham muito, em qualquer momento que uma delas aparecer.
  • Wobbofet/Hex maniac: Fazer suas habilidades não funcionarem faz com que sua estrategias não funcione, você fica sem o blacksmith que poderia usar, sem dobrar o dano pra matar fazendo com que fiquem bem chato pra você.
  • Decks em que você não ataca na fraqueza sao matchs muito difíceis, onde seu dano não dobra e muita vezes fica dificil de da KO no adversario, já que a ideia dessas combinação é dar 1 ataque pra matar.

Conclusão

Há muito a ser explorado neste formato, como disse, muitos stage 1 estão guardados la no fundo da gaveta, e a gente nem se lembra deles, e os eevelutions estão ai para ajudar a muitos decks nesta temporada, a cada coleção que é lançada abre-se outro leque de opção para combinações.

Estes decks tem grande potencial, se bem usados, mas infelizmente, vejo por ai muitos baralhos com Seismitoad e Giratina,o que pode atrapalhar que o uso dos nossos amigos caninos se destaque.

Mas lembrem-se, sempre testem suas ideias e vejam os defeitos e qualidades delas, isso te ajuda a crescer no jogo e a perceber defeitos nos decks que vocês iram encontrar por aí.

Até a próxima.

Jogador de Pokémon TCG desde 2004, comecei o competitivo em 2010,
natural de Formiga Minas Gerais e atual morador de Belo Horizonte, graduando em Engenharia de Computação pela PUC Minas e spammer nas horas vagas.
  • Dyego

    otima materia.