Exeggutor – Bloqueando sua mente!

exeggutorOlá, meu nome é Renato Christian e jogo Pokémon TCG faz dois anos. Esse ano tive minhas primeiras experiências em campeonatos grandes, com um 10ª lugar no regional de Goiânia, e top 4 nos Citys de Vitória e BH. E uma vitória nos campeonatos mensais que fazemos em Belo Horizonte. Enfim, hoje estou aqui para falar do deck que usei no campeonato mensal que fizemos neste fim de semana (Challenge Autumn) onde usei um deck de Exeggutor.

A escolha.

Eu estava em dúvida sobre o que usar no campeonato, vinha treinando com Landorus Bats, e sempre mantendo o Virizion Genesect guardado pronto para uso, já que gosto muito do deck. Porém há duas semanas vi um vídeo do 2ª round de um regional nos Estados Unidos, onde o Ross Cawthon usava o deck e dominava toda a partida, desde o dia fiquei impressionado com a mecânica do baralho, estão assisti muitas vezes ao vídeo, e tentei aproximar minha lista da usada por ele, seguindo as mesmas estratégias.
A lista que usei no campeonato vem a seguir:

Pokémons – (18)

 

4 Exeggcute PLF
4 Exeggutor PLF
2 Skrelp FLF
2 Dragalge FLF
1 Electrode PLF
1 Voltorb XY28834-TCG-PKM-BW9-PLF-005
1 Mr. Mime PLF
1 Virizion EX
1 Genesect EX
1 Jirachi EX

Trainers – (39)

4 Professor Juniper
1 N
1 Lysandre Trump Card
4 Vs Seeker
4 Hypnotoxic Laser
3 Ultra Ball
3 Virbank City Gym
3 Muscle Band
3 Crushing Hammer
2 Battle Compressor
2 Head Ringer
2 Random Receiver
1 Startling Megaphone
1 Enhanced Hammer
1 Dowsing Machine

Energy – (7)

4 Grass Energy
3 Plasma Energy

Techs

2-2 Dragalge

f22505a1704dc80830f8d74c150da302-d6rqzs0Basicamente a ideia do deck é manter o primeiro ataque do Exeggutor a partir do segundo turno e constantemente usá-lo para travar o fluxo de jogo do seu oponente, fazendo com que não use todos os recursos disponíveis para seu jogo e dependa de top decks para jogar. Como o ataque do Exeggutor tem uma base de dano muito baixa, são utilizadas as Muscle band para aumentar seu ataque em combo com o Laser + Virbank, que aumenta seu dano para 60 por turno, voltando a 90 de dano caso não recue, e morrendo na próxima volta do seu oponente, o que torna o dano mais poderoso. Para manter esse nível de dano com as lasers eu escolhi utilizar 2-2 Dragalge, pois assim poderia montá-lo rapidamente e travar o recuo dos adversários que utilizavam Darkrai ou Fairy Garden para recuo.

1 Virizion EX

Como o Hp dos Exeggutor é relativamente baixo (100HP) eu utilizei apenas um Virizion no deck, para impedir que mesmo que meu adversário não possa atacar por não ter energias ainda, se ele use uma Hypnotoxic Laser que me deixe dormindo, fazendo com que ele possa voltar a usar supporter no seu turno, o que atrapalha bastante a estratégia, visto que o adversário depois de 2 a 3 turnos de Blockade, fatalmente já vai ter um supporter em sua mão.

Supporters

O deck usa uma linha muito baixa de supporters, exatamente pela sua eficiência em não necessitar de nada além do que eu uso. As 4 Junipers são tudo que você precisa durante o jogo, podendo descartar de forma rápida o que não é mais necessário naquele turno, e acelerando ainda mais o uso das crushing hammer e Lasers. O N foi uma escolha pessoal, pois pode ser uma carta muito útil, quando se sai em desvantagem no fim de jogo, ao diminuir a mão de seu oponente, limitando seus recursos de fim de jogo.

1 Mr Mime

Como os Exeggcute possuem pouco HP (30), foi necessário usar um Mr Mime no deck, para impedir que eles sejam mortos no banco rapidamente por Pokémons que poderiam mata-lo em um turno (Landorus EX, Kyurem PLF, Xerneas EX, Crobat PHF).

1-1 Electrode

O Electrode ajuda muito no setup durante os turnos, impedindo que sua mão fique muito pequena ou sem muitos recursos. E por fim temos o Genesect EX, que com sua habilidade Red Signal, pode ser o Lysandre que voce pode necessitar em algum turno e sem ter que usar um supporter para isso, tornando seu uso situacional, porém que faz uma grande diferença em algumas partidas.

Techs Possíveis a se cogitar para o deck:

1-1 Floette 64 FLF

O Floette é uma tech bem interessante ao deck, pois dificulta que Yveltal complete o dano tão facilmente, que é uma situação bem rotineira. Impede também que sapos matem o exeggcute com apenas uma muscle ocupadas e mais interessante, impede que eles morram no banco para o ataque do landorus, pois dificilmente voce vai morrer em um hit.

1 Munna BCR 68

A Munna é um Pokémon muito interessante na lista que eu uso, pois como eu usei Virizion para cancelar as condições especiais, a habilidade da Munna (Long Distance Hypnosis) pode ser usada sem medo de dormir seu próprio Exeggutor, impedindo um possível quaking punch ou um vengeance que voce não conseguiria dar counter naquele turno

Enfim, vou seguir com meu report do Campeonato. Infelizmente não vou me lembrar de detalhes de algumas partidas, então vou citar apenas os fatos que mais mudaram algo no decorrer do jogo

Round 1 – Pedro Sales – M Manectric EX/Kyurem/Rough Seas

11129456_790981817663896_499257213_nO Pedro é um grande jogador aqui de BH, e vencedor do Regional do Rio do ano passado, e para mim que havia treinado pouco com o deck, seria com certeza um páreo muito difícil.
Não me lembro bem do que startei, mas me lembro de ele abrir de Kyurem EX PLB, e Manectric EX, e Suicune, eu que até então não sabia do que ele jogava desci um Mr Mime, e baixei 2 exeggcute para montar rapidamente o blockade t2, e foi o que aconteceu, ele matou um Pokémon que estava na frente, e eu subi montando o Blockade e colocando uma Head Ringer no Manectric, e acertando laser no Kyurem, que com o ataque outrage voltou matando o meu Exeggutor, porém como ele morria na volta, não haveria mais jogo para ele depois, porque eu já havia acertado dois crushing hammer cruciais que removeram todas as energias do mesmo. Como eu estava encaixando o Blockade todos os turnos, montei também o Dragalge para que ele não recuasse o Mega Manectric e eu desperdiçasse meus lasers. Ele não conseguiu atacar mais depois disso.
Na segunda partida, ele startou de novo, e eu startei com um megaphone e um head ringer na mao, que coloquei na hora no seu manectric antes mesmo de ele energizar ele, passado alguns minutos da partida, quando ele viu que eu havia montado o mesmo jogo novamente, ele concedeu a partida.

1-0-0

Round 2 Gustavo (Feral) Daniel – Night March c/ Flareon

O deck de Flareon costuma ser muito rápido nos primeiros turnos apenas com um supporter ele podia montar um night march muito rapidamente e matar todos os meus pokémons em um hit, nessa partida eu também consegui encaixar um blockade T2, mas mesmo assim ele conseguiu continuar atacando sem parar muito, pois eu precisava de dois Exeggutor para levar um Flareon. Lembro bem que no ultimo hit eu precisava acertar um laser e ele não acordar pra ele não matar meu ultimo exeggutor e levar o ultimo prize e assim ele morreria e eu pegaria meu ultimo prize, e foi o que aconteceu \o/.
Na segunda partida o jogo começou melhor pra mim pois consegui usar um Blockade t2 e dar trump card voltando os 7 pokémons que ele já havia descartado, atrasando bastante seu jogo e vencendo essa partida também.

2-0-0

Round 3 – Diego Leles – Fighting/Dusknoir

exeggutorEsse era um match que eu estava com muito medo no início, pois sabia que ele poderia facilmente donkar meu jogo, destruindo facilmente todo meu jogo com um ataque do landorus. Não me lembro bem da partida no geral, mas sei que a primeira partida ele montou um Lucario muito rápido batendo 100 todo turno e eu não consegui acompanhar, e na segunda partida eu montei o Exeggutor no T2 com Laserbank e uma head ringer no lucario, acertando todos os crushing possíveis, vencendo aquela partida. Na terceira eu startei com um exxegcute sozinho e sem nada para buscar um supporter, ai ele não tinha como buscar korrina para usar um landorus no t1, e eu ainda dei draw de outro exeggcute que montei no banco, porém seu draw foi uma computer que ele buscou Landorus EX e Escape Rope, matando meus dois exeggcute num hit. Ótima partida Diego

2-1-0

Round 4 – Renato Ribeiro – Primal Groudon/Masquerain

Outro match na minha opinião muito difícil, pois os crushing não funcionando no primal groudon e eu não conseguindo manter as Head Ringer pra atrasar o jogo dele, ficou difícil parar a maioria dos ataques, nesse jogo só consegui encaixar os blockade bem no fim da partida, porém dependia de uma Vs seeker no prize, pra voltar o deck, e não perder de Deck Over, o que não aconteceu.
No segundo match eu também não consegui encaixar nenhum dos blockade e quando ele setupou o Primal Groudon eu não tive muito o que fazer.

2-2-0

Fui para o último match nervoso, pois havia chance de eu jogar contra um Virizion Genesect e pra minha grande sorte, foi exatamente o que aconteceu.

Round 5 – Renato Simões – Virizion EX/Genesect EX/Seismitoad EX

O Simões é um ótimo jogador que me incentivou muito quando eu comecei aqui em bh, deu muita moral pro jogo crescer aqui em BH no início. Mas vou falar do que importa agora.
Eu comecei essa partida e já entrei com dois exeggcute e um skrelp no banco, e ele startou de genesect e outro Pokémon no banco, o que atrasou o match dele muito, e quando encaixei o Blockade T2, ele apenas passou o turno várias vezes, e cada energia que ele descia eu acertava um crushing hammer que quebrava seu jogo totalmente e vencendo a primeira. Na segunda ele startou muito bem com virizion na frente e genesect no banco e no T2 dele deu emerald slash e montou o genesect, eu que não havia startado muito bem, já perdi feio o resto por causa do dano exato do genesect em meus exeggutor, então concedi a segunda e passamos para a terceira. Que foi bem semelhante a primeira, nessa ele startou com 2 virizion ex porém muito zicado de energia, tanto que não deu nenhum ataque nesse match também sendo derrotado após longos turnos de laser matando Virizion após Virizion.

3-2-0

Fiquei feliz com meu resultado e a chance de top, mesmo suspeitando que nenhum 3-2 passaria, eu acabei sendo o único que conseguiu pegar top, visto que eu era de longe o melhor 3-2 do campeonato

11130655_790981777663900_932930900_n
TOP 8

TOP 8 – Dyego de Castro – Yveltal EX / Seismitoad EX / Garbodor

O Dyego sem dúvidas é um dos jogadores com melhor skill de BH, considero ele muito, e já jogamos até uma final em BH uns meses atrás, sempre me proporcionando muitas grandes partidas, e essa não foi diferente das outras. Certamente foi meu melhor jogo do dia.

O jogo começou bem apertado, com ele conseguindo montar seu jogo bem antes do meu, e matando muito rápido a maioria dos meus pokémons com apenas um Yveltal EX bem montado que ele fez, não havendo muita chance para mim nessa partida. Na segunda o jogo foi bem melhor para mim onde consegui encaixar um Blockade T2 rapidamente e atrasando bastante seu jogo, juntamente com as crushing hammer que eu acertei bastante contra ele (contagem geral foram 11/13). Na terceira partida foi exatamente a mesma que a segunda, setupei meu Exeggutor rápido impossibilitando ele de montar bem seu jogo, travando toda a partida por alguns minutos mas as Crushing Hammer aliadas ao Laser Bank e Dragalge impossibilitando ele de recuar sem dúvidas salvaram totalmente meu jogo contra ele.

4-2-0

TOP 4 – Gustavo Daniel – Night March Flareon

Novamente o deck de night march, dessa vez ficou mais difícil jogar contra, visto que ele já sabia como meu deck funcionava e provavelmente já havia pensado em algo para jogar contra mim. Tanto que na primeira partida eu não consegui fazer praticamente nada com seu Flareon levando tudo, dando a primeira partida para ele. Na segunda partida eu consegui travar bem mais seu jogo, usando vários Crushing e Laser para atrasar ele junto com o Blockade que não conseguiu montar bem seu jogo na segunda e nem na terceira partida. Foi um jogão e foi muito tenso, com cada uma das partes extremamente nervosa durante as partidas, pois a troca de prizes foi difícil nos dois matchs. Agradeço ao Feral pelo jogão que ele me deu.

5-2-0

Nem acreditei que consegui chegar na final com o deck, o fator surpresa dele, aliado com o pouco treino que fiz, ajudaram bastante em todas as partidas, fora a minha sorte nas crushing e Lasers que acertei cara. Agora ia para a final contra um deck que eu achava quase impossível vencer.

Final – Helbert Nunes – Aromatisse/Mega Gardevoir EX

Esse era um match que eu estava bastante preocupado, visto que ele não precisa de muitos supporters para montar seu jogo, e sua gardevoir bate exatamente o hp dos meus exeggutor. Na primeira partida, ele abriu de xerneas baby, spritzee e duas gardevoir ex COM link, o que dificultou que eu o travasse, assim 3 turnos depois ele já havia montado uma aromatisse e duas mega Gardevoir, o que quando eu conseguia alcançar uma base alta de dano, ele curava todos eles com as max potion. Na segunda partida foi exatamente a mesma coisa, sem muitas chances para mim. Parabéns Byroar

5-3-0

Fiquei muito satisfeito com meu desempenho com o deck, e percebi que poderia melhorar ainda mais, achei um deck simples de se utilizar, porém tem muitos matchs complicados no formato, mas nada que duas caras com as crushing não resolvam. Enfim, quero agradecer ao meu time que me deu apoio quando montei a lista e ia utilizar no campeonato, mesmo sem ter muito treino com o deck. E foi bom provar pra mim mesmo, que depois de 6 meses jogando de Virizion Genesect, eu consegui me sair bem com outro deck. Obrigado a todos e até a próxima com outra análise/report.

Jogar sem item é ruim? Sabe de nada...
Jogar sem item é ruim? Sabe de nada…

Jogo Pokémon TCG faz dois anos. Na temporada 2014/2015 tive minhas primeiras experiências em campeonatos grandes, com um 10ª lugar no regional de Goiânia, e top 4 nos Citys de Vitória e BH. E uma vitória nos campeonatos mensais que fazemos em Belo Horizonte.