Guia de cartas, staples e mais! Guardiões Ascendentes

Fala pessoal! Alex Oliveira aqui novamente com mais uma matéria sobre a nova coleção Guadiões Ascendentes! Todos a bordo do hype train e vamos lá!

Hoje eu vou falar de staples. Mas o que são staples? Staples são cartas que são a base para vários decks, ou seja, cartas que se encaixam em vários decks, facilitando muito você montar diferentes tipos de decks. Não quer dizer que essas cartas joguem em todos os decks, mas ajudam a grande maioria. Alguns exemplos de cartas staples são: Professor Sycamore, Lysandre, Ultra Ball, VS Seeker, etc.

 

Abaixo vou listar algumas cartas da nova coleção Guardiões Ascendentes que são staples e que recomendamos muito aos jogadores que consigam essas cartas, seja comprando-as avulsas ou se a sorte estiver ao seu lado abrindo pacotes de booster. Além disso, em seguida, listarei algumas cartas que não são staples, mas são interessantes de se ter, principalmente pelo custo/benefício.

 

Não deixe de conferir a loja virtual do nosso parceiro Poképaradise, olique aqui e tenha os melhores preços em cartas reais e onlines e nesse mês de Maio para todos os pedidos que contenham cartas da Guardiões Ascendentes, 10% do valor total será revertido pra vocês em cartas virtuais.


STAPLES

Tapu Lele GX

Como já dissemos antes no nosso artigo sobre a coleção Guardiões Ascendentes, Tapu Lele GX é o melhor Pokémon GX até agora. Possui uma habilidade poderosíssima, ataque bom, não tem fraqueza e 170 de HP! Essa carta vai definir o formato daqui em diante, ainda mais com a eminente rotação do Shaymin EX ao final da temporada. Tapu Lele GX será utilizada em muitos decks para dar consistência, nem que seja com uma cópía, ou em decks tendo como base ela mesma, utiizando mais cópias como no deck de Gabodor/Tapu Lele GX. A nossa recomendação é que todo jogador possua ao menos uma cópia dessa carta!

 

 

Field Blower

Estamos há algum tempo sem ter como retirar Ferramentas Pokémon (Tools) no formato, desde a queda do Startling Megaphone. Agora essas ferramentas terão de ser jogadas com mais cuidado, já que a qualquer momento elas poderão ser retiradas, já que Field Blower remove duas cartas em qualquer combinação de Estádio e Ferramenta Pokémon. Como essa carta estará presente em muitos decks, o lock de habilidades de Garbodor perde forças, os decks de Darkrai também perdem muito removendo o Exp. Share, além dos grandes EX e GX básicos que perdem os 40 de HP extras do Cinto de Luta Furiosa. Todo deck deverá utilizar ao menos uma cópia dessa carta, porém recomendamos adquirir ao menos duas cópias dessa carta.

 

 

Choice Band

Essa Ferramente Pokémon com certeza será bastante uilizada em muitos decks, aumentar em 30 o dano aos Pokémon EX e GX é algo fenomenal. Em combinação com Field Blower retirando os possíveis Cinto de Luta Furioso, ou seja, diminuindo o HP dos Pokémon, e Choice Band aumentando o dano, One Hit KO’s (nocautear em um hit) ficam muito mais fáceis. Afinal, é melhor garantir o aumento do dano ligando uma Choice Band ao seu Pokémon do que ligar um Cinto de Luta Furioso com o risco dele ser retirado. Recomendamos uma média de 3 cópias dessa carta para todos os jogadores.

 

 

Rescue Stretcher

Esse é um item de recuperação muito melhor que Budy Budy Rescue e em alguns casos melhor que o Super Bastão (Super Rod). Ele permite que você recupere um Pokémon para sua mão, ou 3 Pokémon e embaralhe no seu deck. É muito útil no caso de você ter que descartar Pokémon importantes no início do jogo com um Sycamore ou recuperar recursos como Tapu Lele GX (buscando um Lysandre pra vitória), Dragonite EX ou linhas evolutivas inteiras para seu deck. Recomendamos que tenha 1 ou 2 cópias dessa carta.

 

 

Aqua Patch

Pra quem joga há mais tempo lembra o quanto Dark Patch era absurdo, dessa vez são os Pokémon de água que ganham esse suporte. Esse item dá uma velocidade incrível aos decks de água e permitirá que novos decks como Alolan Ninetales GX e Huntail apareçam, além de prover suporte aos antigos Water Box e Lapras GX. Se você quer jogar com um deck de água, recomendamos fortemente 4 cópias dessa carta!

 


Stadium’s

Altar of Moone (Psíquico e Noturno)

Altar of Sunne (Fogo e Metal)

Aether Paradise Conservation Area (Elétrico e Grama)

Brooklet Hill (Água e Lutador)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Essa coleção trouxe 4 novos Estádios, o que é uma quantia bem alta e incomum. Cada Estádio oferece suporte a dois tipos de Pokémon, sendo ainda maior o suporte dessas cartas. Altar of Moone se destaca diminuindo 2 de recuo para os tipo Psíquico e Noturno, enquanto Altar of Sunne retira a fraqueza dos tipos Fogo e Metal. Com certeza todos ou metade desses estádios verão jogo, então dependendo dos seus decks, recomendamos 2 ou 3 cópias do estádio que mais encaixar em seus decks.

 


OUTRAS CARTAS INTERESSANTES

Aqui vou listar algumas cartas mais comuns, que não são tão caras ou procuradas e são boas de se ter na coleção para uma eventual emergência, ou para montar um deck alternativo bom e barato, além de serem opções de decks novos ou adições à decks antigos que não necessitam da Tapu Lele GX (exceto o Garbodor).

 

Garbodor

Garbodor com certeza é o Pokémon mais forte da coleção e já é tier 1 no Japão. Aposto que não será diferente aqui, já que a maioria dos decks utiliza muitos itens pra rodar, Garbodor alcança 200 de dano facilmente ao custo de uma energia psíquica. Além disso Garbodor pode ser misturado à vários outros Pokémon como Tapu Lele GX, Drampa GX, Trevenant, Eevolutions, etc. Ter ao menos 3 cópias desse Pokémon é um investimento para o futuro.

 

 

Trevenant

Se seu oponente não quiser utilizar itens com medo do Garbodor, Trevenant bate mais forte. Ao custo de uma dupla, a árvore fantasma bate 30x o número de trainers na mão do oponente (incluindo Suporte e Estádios). Trevenant pode jogar ao lado do Garbodor, de sua versão Trevenant BREAK, ou ao lado do lock do Vileplume. Trevenant tem muito potencial e não é uma carta muito cara, recomendamos obter 3 ou 4 cópias se deseja um dia montar um deck de Trevenant.

 

 

Salazzle

Salazzle é uma aposta pessoal minha. Ao evoluir, você pode causar Posion e Burn ao Pokémon oponente, ou seja, aumentando em 30 o dano ao Pokémon do oponente entre turnos. Pode ser que essa carta não veja jogo no momento, mas eu vejo potencial nela no futuro, talvez com Darkrai GX em SM3 ou mais pra frente. Recomendo manter 2 ou 3 cópias dessa carta na pasta, só por segurança;

 

 

Sableye

Impedir de usar Suporte sempre foi uma coisa muito forte. Esse Pokémon com certeza jogará como tech em alguns decks e já vê um nicho nos decks de Decidueye que usam a Rainbow Energy. No futuro podem vir a ser lançadas cartas que dêem ainda mais suporte à este Pokémon, então é melhor mantermos os olhos nele. Recomendamos de 1 a 2 cópias desse Pokémon, nem que seja para mantê-lo na pasta em caso de emergência.

 

Turtonator GX

Esse é o Pokémon GX que jogará ao lado do Volcanion EX. Turtonator tem ataques muito bons incluindo o GX que tem uma sinergia muito boa com o deck de Volcanion, seja provendo uma jogada mais defensiva ou acelerando o jogo. Os decks de Volcanion continuarão vendo jogo e não tem necessidade de utilizar Tapu Lele GX, já que o combo Hoopa EX + Shaymin EX é bem melhor para este deck, então, se você tem Volcanion e não quer gastar rios de dinheiro com Tapu Lele GX, este é o Pokémon perfeito para você! Para quem joga de Volcanion, recomendamos ao menos 1 cópia desta carta que com certeza verá jogo.

 

 

Sylveon GX

Esse aqui é pra você que tá assutado com o preço da Tapu Lele GX. Na última coleção vimos a ascenção do Quad Lapras GX, que era bom e barato por não utilizar Shaymin EX. Agora temos uma versão melhorada e mais forte do deck: o Quad Sylveon GX! Esse deck não utiliza Shaymin EX nem Tapu Lele GX, já que o primeiro ataque do Sylveon é muito fácil de se utilizar: ligando uma energia fada ao Eevee da Sol e Lua você já evolui imediatamente para Sylveon GX e seu primeiro ataque ao custo de uma energia básica busca 3 cartas quaisquer no deck, juntando isso ao Puzzle of Time você praticamente joga com as cartas que quiser do deck à todo momento, buscando Hammers e Supporters específicos quando quiser. Se você deseja montar um deck mais em conta, ou seja, o Quad Sylveon GX, recomendamos 4 cópias dessa carta!

 

E isso é tudo pessoal! Essas foram as dicas da Equipe TCMG de quais cartas obter da nova coleção Guardiões Ascendentes. espero que tenham gostado! Qualquer dúvida ou sugestão podem postar nos comentários que responderemos. Até a próxima!

Ingressou no mundo do Pokémon TCG em meados de 2014, mas é fã de Pokémon desde que o anime lançou em terras brasileiras em 1999, desde então vem tentando capturar todos os monstrinhos, jogando competitivamente nos consoles à mais de 10 anos. Graduando em Engenharia de Controle e Automação nas montanhas frias de Ouro Preto – MG.
  • Wallysson Lima

    Muito boa essa matéria, Alex!

    • Leozinho

      Imagina se escrevesse mais vezes