Hello Darkness My Old Friend…Bulky Yveltal! Porque o melhor ataque é a defesa!

postado em: Análise de Decks | 4
Fala galera! Meu nome é Renato e hoje eu estou aqui para falar sobre um deck que durante toda a temporada de Citys Norte Americanos se mostrou um dos mais fortes do formato, o deck baseado na carta Yveltal EX. Esse é um deck que pode apresentar varias versões (Laserbank ,Garbodor, Manectric, por exemplo) todas elas muito fortes e com grandes chances de fazerem bons resultados em qualquer torneio.
Mas a versão sobre a qual eu falarei hoje é diferente, ela tem a proposta de ser um deck defensivo e que controla muito bem a troca de Prizes com seu oponente, é o Yveltal/Hard charm, pilotado pela primeira vez por Chris Collins em um regional Norte Americano, conseguiu alcançar o quarto lugar no top. Um deck que a principio parecia mais uma daquelas listas bem experimentais de algum player criativo se tornou um arquétipo muito forte contra os principais decks do Metagame.
 
O todo poderoso Yveltal!
O deck funciona da seguinte forma: A combinação Yveltal EX/Hard Charm faz com que os Pokémons que nocauteariam seus Pokémons com 1 Hit tenham que dar 2 hits, e os Pokémons que dariam 2 hits tenham que dar 3 e assim sucessivamente. Somando isso com as cartas que atrapalham seu adversário (Jamming Net e Enhanced Hammer) você faz com que seu oponente sempre perca na troca de Prizes visto que o Yveltal é capaz de nocautear qualquer EX com dois ataques com muita consistência. Enquanto isso você usa o segundo ataque do Yveltal EX (Y Cyclone) para mandar as energias para outro Yveltal EX no banco, tendo sempre um Yveltal EX sem dano para poder atacar.
Postarei uma lista base e depois explicarei algumas das opções escolhidas com um Card by Card.


Lista:

Pokémon (10)
4x Yveltal EX
2x Yveltal
2x Darkrai EX
Dark Lords!

1x Jirachi EX

1x Spiritomb

Trainer (38)
1xScoop Up Cyclone
3x Super Scoop Up
4x Hard Charm
3x Shadow Circle
4x Lysandre
2x Jamming Net
2x Enhanced Hammer
2x VS Seeker
2x Switch
3x Ultra Ball
2x Colress
4x Professor Juniper
2x Energy Switch
4x N

Energy (12)
4x Double Colorless Energy
8x Darkness Energy basic

Card by Card:
 
4x Yveltal EX: Esse é o atacante principal do deck, como a idéia é sempre ter um Yveltal EX sem dano é importante usar 4 pra poder ter acesso a ele mais facilmente.
 
2x Yveltal: A versão Baby do Yveltal EX, essa carta te permite contornar Pokémons com Safe Guard (Sigilyph,Suicune), alem do que se ela estivar com um Hard Charm ligado pode facilmente causar 90 de dano antes de ser nocauteado dando apenas um Prize pro seu oponente. E seu primeiro ataque também permite acelerar o seu jogo buscando uma energia Darkness do descarta e ligando a um de seus Pokémons no banco. É um Pokémon vital pra estratégia.
 
2x Darkrai EX: Outro Pokémon muito importante pra fazer o deck funcionar, o recuo grátis que o Darkrai Proporciona faz com que seja possível maximizar a eficiência do Cyclone Y, permitindo que o jogador recue o Yveltal EX com dano e coloque um Novinho em folha como ativo.
 
1x Jirachi EX: Muitas vezes o jogador começa o jogo sem Supporter na mão, o que é uma coisa muito ruim, o JirachiEX esta ai pra resolver esse problema, com ele no deck toda Ultra Ball vira 1 Supporter e te permite montar seu jogo com mais facilidade.
 
1x Spiritomb: Como a estratégia do deck é não tomar 1 Hit em hipótese alguma, se deparar com um deck de Virizion/Genesect é um problema devido ao G-Booster, por isso a adição do Spiritomb.
 
2x Colress, 4x Professor Juniper, 4x N: essa é uma linha bem básica de Supporter que grande parte dos decks usam, outras opções como Skyla, Pokémon Center Lady e AZ também podem ser usadas.
 
1x Scoop, Up Cyclone, 3x Super Scoop Up: essas são as cartas que farão com que seus Yveltal Ex estejam sempre sem dano. Seu oponente bateu 160? Devolva o Yveltal Ex pra sua mão e olhe a cara de frustração da pessoa que esta sentada do outro lado da mesa.
 
4x Hard Charm: Já que é essa carta que fará com que seus Pokémons sejam verdadeiros tanques nada mais justo do que usar 4.
 

 – Pelas minhas contas eu ataco e nocauteio o seu Pokémon. – Você diminuiu o dano do Hard Charm? – Droga! Esqueci do Hard Charm. – Essas coisas acontecem, fera.

 
 
 
3x Shadow Circle: O formato atual conta com uma serie de Stadiums muito bons e que fazem parte de quase todos os decks mais populares, por isso poder tirar os Stadium que seu adversário joga é muito importante. Alem de o Shadow Circle te ajudar contra o pior pesadelo do Yveltal EX, o Manectric EX, outra carta que pode dar 1 hit nele e estragar toda a sua estratégia.
 
4x Lysandre: Eu não coloquei o Lysandre junto com os outros Supportes por ele ter uma função diferente, ele não serve pra comprar cartas, mas é de extrema importância. Como o Yveltal Ex vai sempre dar 2 hits em um Pokémon você deve ser sempre capaz de puxar um Pokémon que já tem dano e nocauteá-lo sem dar tempo do seu oponente reagir.
 
2x Jamming Net, 2x Enhanced Hammer: São duas ótimas cartas nesse deck, pois atrasam muito seu adversário, se você pensar bem uma Jamming net ligada em um Pokémon não reduz só 20 de dano, mas sim 40, porque ela também impede que o jogador ligue uma Muscle Band nesse Pokémon.
 
4x Double Colorless Energy: É o que faz o Yveltal atacar já no segundo turno, e com o Cyclone Y é possível manter ela sempre em jogo. Essa carta é tão boa que se fosse possível eu usaria pelo menos 6 no deck.
Uma carta que anda vai da muito trabalho
nesse jogo!
 
Conclusão
 
Esse deck é realmente muito forte e é uma ótima opção pra quem vai jogar os Citys que ainda restam pra acontecer, tem muitos Good Matchs e é um deck barato de se montar se comparado com os outros.
 
Muito obrigado por lerem essa analise, espero que gostem e que ela possa ajudar quem ainda está na duvida de qual deck usar. Aguardo todo mundo aqui nos Citys de Minas gerais. Treinem bastante e dêem o melhor de si. Because Pokémon is a Serious Business!
  • mas e esse deck contra pyroar, não está totalmente indefeso?

  • Com os megas ganhando spirit link Pyroar mal joga agora…

  • Lucas

    Não seria melhor trocar o hard charm por garra sombria?

    • Leandro Ferreira

      Lucas, a ideia desse deck é a defesa para ir contra um dos deck mais jogados na epoca que era Donphan, por isso os Hard Charm.
      Veja esta materia é de fevereiro de 2015 e no pokemon competitivo a limitação de coleção a serem jogadas quando esta matéria foi feita o formato era BCR-PHF, ou seja, so podia usar coleção Fronteiras cruzadas ate a Força fantasma, logo por este motivo a carta Garra sombria não era valida.

      Qualquer duvida é so fala.