How to Beat – Groudon

postado em: How to Beat | 4

Bom galera, já faz tempo que não posto um “How to Beat” para vocês, então, cá estou para mais um post nessa sessão! Hoje vamos falar de um deck que foi muito bem no Nacional deste ano, conquistando o segundo lugar da master sendo pilotado pelo jogador Alexandre Braga, que você pode conferir o report aqui.

Como já é de costume do How to Beat, vamos primeiro analisar algumas cartas corriqueiras nos decks de Groudon, pois precisamos conhecer nosso oponente para enfrentá-lo. Então vamos estudar nosso oponente:

Estreia em breve na UG mais próxima da sua casa.

Primal Groudon: Claro, é a carta do deck, tudo gira em torno do “Groundizilla”. Sua ancient trait impede que qualquer carta de treinador seja jogada tendo Primal Groudon como alvo. Ou seja, Crushing Hammer, Lysandre, Xerosic, Megaphone, etc, não afetam o Primal.

Wobbuffet: Uma carta bem presente nos decks de Groudon por segurar o jogo até que o monstrão esteja pronto para o ataque. Sua habilidade “cancela” todas as habilidades em jogo, descarte e mão de todos os Pokémon que não sejam psíquicos.

Scorched Earth/Fighting Stadium/Silent Lab: Stadiuns em geral (normalmente estes são os mais usados pelos jogadores de Groudon). O ataque do Primal Groudon descarta um Stadium em jogo e se fizer isso, causa 100 de dano adicionais. Por esse motivo, o deck utiliza muitos Stadiuns e ter uma carta dessas na mesa significa perigo!

Mega turbo: Uma carta para acelerar o monstro buscando uma energia básica do descarte e ligando à uma Mega Evolução. Uma carta que permite uma subida mais rápida do Primal que é a ameaça a ser batida do deck.

Agora vamos entender melhor o funcionamento do deck do nosso oponente. O deck tem uma característica de ser lento, normalmente ataca apenas no terceiro/quarto turno, mesmo com uso de Mega turbo. Utiliza Wobbuffet para segurar o jogo até conseguir montar seus Primal que você não consegue puxar utilizando Lysandre. Normalmente os Stadiuns do oponente só são jogados do meio para o final do jogo, quando seu oponente sobe o primal para ativo e começa com a destruição. Então, a ideia é anular a grande ameaça do adversário, no caso, Primal Groudon. Como fazer isso?! Um Pokémon com 240 de HP, que não pode ser alvo de Lysandre, Laser, Hammers e ainda tem um ataque forte o bastante para nocautear qualquer coisa do formato!

How to beat

Vem Monstro !

Bom, como dito anteriormente, o deck de Groudon é um pouco lento, então devemos nos aproveitar dessa “fraqueza” para tirar alguma vantagem sobre o oponente. Normalmente, seu oponente vai colocar em campo um Groudon no seu primeiro turno e fazer de tudo para evoluir logo no segundo turno, para que ele não seja alvo de seus Lysandres. Então, essa é sua chance, tentar puxar o bichão o mais rápido possível para frente, para causar danos no ativo. Lysandre no Groudon é uma forma bem eficaz de causar danos antes que ele suba te matando. Outra coisa são ataques que causem dano no banco. Muito eficaz para diminuir os 240 de HP e ficar mais fácil de nocautear após a subida do Monstrão. Bats podem ajudar bastante com isso, e são cartas que entram em muitos decks.

Outra coisa importante de se lembrar, é que Primal Groudon precisa de um stadium em campo, para nocautear “tudo” em um hit. Ou seja, caso ele não tenha Stadium, não vai causar os 100 de danos adicionais do ataque. Para isso, temos Ninetails da Primal Clash. Uma carta bem conveniente, que impossibilita que ambos os jogadores coloquem cartas de Stadium em campo, com sua habilidade “X”. Outra coisa são os “N’s pra 1” que podem zicar seu oponente, impedindo que ele consiga um lysandre ou Stadium para ganhar o jogo.

O deck de Groudon tira vantagem normalmente nocauteando Pokémon EX, ou seja, decks que utilizam muitos atacantes não EX, também possuem vantagem nessa match.

Conclusão

O deck de Groudon é bem forte, mas possui muitas fraquezas como dito anteriormente, manter um jogo com danos no banco e Pokémon não EX é a melhor maneira de derrotar o P Groudon, espera a chance para um “N para 1” também é uma grande maneira de derrota-lo apesar de contar com a sorte de seu oponente de não compra um stadium, por isso force a seu oponente a descarta alguns stadium durante o jogo, para diminuir suas chances.

Este deck não é impossível de ser derrotado, administre seu jogo de maneira correta que a vitoria chegará.

Nascido em Belo Horizonte em 1994. Jogador de Pokémon TCG desde 2005 que adora jogar com decks diferentes a cada campeonato.
  • Michael Alves

    Sofri com mewtwo anexado com 1 dupla, tomei um coro em com apenas duas energias Tropius. Bate lindo no Groudon ele bate 20 + 20 para cada energia no oponente, ai poem a fraqueza… já era Groudon

    • Leandro Ferreira

      Fraqueza a psíquico? o groudon tem fraqueza a planta.
      O mewtwo é um otimo atacante contra groudon por isso vc so deve baixa o mewtwo no momento que vc for usar ele para atacar, pois se vc colocar antes ele sofrera de um lysandre e você perde um ex que poderia te ajuda.

  • Bacana o artigo. Isso me lembra quando o Groudon saiu, pouca gente dava crédito, e quem acreditava era taxado de viajante, kkkkk. Aí saiu Mega Turbo e geral começou a respeitar o deck.

    Também acho válido usar Escape Rope contra ele, é uma carta que cai bem na maioria dos casos.
    Uma coisa que me frustra bastante é usar Ninetales (as duas com ability) pra techar contra Groudon. Na teoria ambas são muito boas contra Groudon pois uma dá catcher quando evolui e a outra locka Stadium. Mas com essas versões com Wobbuffet na frente, é tenso.
    []’s

    • Leandro Ferreira

      Groudon so começou a aparecer mais quando o pessoal coloco na cabeça que o estilo de jogo dele é mais lento e com isso fazendo a versão com wobb aparecendo, e sim nos casos com ninetales o wobb vai atrapalha o nine-lysandre (que sobe o Groudon), mas o de stadium quando ele descer um para te bater no seu turno vc faz ele para atrapalha o jogo do oponente.
      Com isso ele vai ter que da lysandre no nine para mata ele mas ira apenas comprar 1 prize fazendo com que vc bate com um atacante forte duas vezes (como mewtwo).