M Scizor EX – Arranque tudo do seu adversário

postado em: Anuncios, PRC-ON | 4

 

E ai galera, beleza? Bom, estou de volta para falar de um deck que venho testando e estou gostando bastante. Tem um dano consistente e disruption, o que eu gosto bastante de ter no mesmo deck. Estou falando de Mega Scizor/Garbodor. Ele mesmo. Você ai que achou que ele nunca jogaria (assim como eu), pode ser que voce se surpreenda assim como eu me surpreendi.

Bom, vamos a lista:

Card by card:

3-3 M Scizor EX – Coloca seu nome no deck, o que já mostra que ele é a alma deste baralho. Iron Crusher bate 120 e descarta ou o estádio que estiver em campo, ou uma energia especial do adversário, e isso com apenas duas energias de metal. Num formato onde quase todos os decks estão usando energias especiais, esse ataque se mostra muito vantajoso, pois causar a disruption no oponente diretamente com o efeito do ataque é muito interessante. Apenas para citar, Scizor ex bate 50 com duas energias, e se tiver subido do banco para ativo nesse turno, ele bate 110, o número mágico matador de shaymin do oponente.

2-2 Garbodor: Para mim, o único motivo do M Scizor ser tão interessante é estar acompanhado de Garbodor, o que por si só já ajuda ele a vencer algumas matchs bem ruins que ele teria no formato, tornando as mesmas possíveis, e talvez até mesmo 50-50 (Ex: Greninja Break e Yanmega/Vespiquen). Sua habilidade Garbotoxin diz que, ao ligar uma tool nesse Pokémon, todas as outras habilidades na mão, campo e descarte são negadas.

1 Hoopa EX – Muito útil para no t1 poupar suas Ultra Ball no jogo, uma ultra e você tem dois scizor na mesa e um shaymin para acelerar o setup. Desnecessário explicar o quanto essa carta é bem aproveitada aqui. Para mim, 100% necessária em decks que usam EX com Garbodor.

2 Shaymin : Outra carta também que dispensa comentários, dois shaymin é quase o número padrão dos decks atuais, e esse deck não é diferente.

4 Sycamore / 2 N : Outro numero padrão de trainers atualmente, gosto dessa quantidade e não sinto falta a ponto de precisar de mais que isso.

2 Lysandre : Esse é um ponto interessante do deck, vi muitas listas que usam apenas um, mas acredito que como o Mega scizor tem a disruption de quebrar energias do ativo. É interessante ter mais de uma cópia de Lysandre no deck.

1 Giovanni’s Scheme : Outra carta que vi em listas da internet e achei interessante incorporar no deck. Giovanni permite alcançarmos o dano de 130 em apenas um hit, sendo possível nocautear vários pokémons do formato que durando dois hits podem ser um problema (Yveltal, Volcanion, Greninja, Garchomp, Yanmega Break). Para mim uma carta bem interessante e que surpreende bastante o adversário.

1 Skyla : Outra carta que possibilita não travar seu ínicio de jogo, possibilitando buscar ultra ball para buscar um Pokémon, float stone para montar um garbodor, spirit link para evoluir o scizor. Enfim, várias possibilidades.

1 Pokémon Ranger : Giratina e Regice, esses são os motivos na qual essa carta está aqui, alguns decks de giratina conseguem montar ela151px-XY_Pokémon_Ranger_M muito rápido, e se ela começar a bater t1, dificilmente voce conseguirá montar garbodor ou mega evoluir sem perder seu turno.

4 Ultra Ball / 4 Vs seeker : Padrão do formato, não acho interessante mexer nesse número.

4 Puzzle of time: Carta excelente, poder resgatar recursos do descarte que você não poderia utilizar mais é algo sensacional. Reutilizar uma mega turbo, um vs seeker ou um link, até mesmo uma energia são diferenciais enormes na partida e muito interessantes, é uma opção bem questionável no deck, mas acredito que valha a tentativa.

3 Trainer’s Mail : Outra carta padrão nos decks atuais, porém não vi necessidade de utilizar as 4 que todo mundo usa, acho que com 3 pode ser trabalhado tranquilamente.

3 Crushing Hammer : Essa foi uma carta que acabei cortando para 3 para poder utilizar as Puzzle of time. Ela faz com que esse deck seja uma pedida interessante nesse formato, devido a sua pegada com mais disruption, quebrando as energias básicas do oponente no banco enquanto ele não sobe para poder bater.

3 Scizor Spirit Link : Como usamos apenas 3-3 M Scizor, apenas 3 links são suficientes no deck.

2 Float Stone : Apenas duas para mim são suficientes, caso o oponente use Mincinno para descartar suas tools, você consegue buscar novamente graças as puzzle of time que estão no deck.

1 Parallel City : Para mim, apenas uma é suficiente, a questão dela aqui não é apenas quebrar o estádio do oponente, mas também quebrar o adversário em decks como Mega Rayquaza e Xerneas Rainbow Force, que além de rápidos, batem muito forte. Não só isso, pode remover o Hoopa e shaymin que ficam boiando ali atrás.

1 Super Rod : Eu não utilizava essa carta, mas utilizava 4-3 M Scizor, porém percebia que as vezes eu era obrigado a descartar um mega no primeiro turno e o outro estava no prize, dificultando minhas partidas. Achei mais interessante optar por esta em vez de usar um scizor a mais.

1 Mega Turbo : Essencial em decks com mega, apenas uma para mim é suficiente.

1 Escape rope : bem interessante contra decks que tem efeitos de ataque, além de recuar possíveis locks em seus Pokémon. Porém mesmo com puzzle of time é difícil utilizar muito esta carta. Recomendo uma possível troca para Olympia, pois é mais fácil de ser buscada com vs seeker.

9 Metal Energy : Achei um número bom, 10 era melhor, mas já está meio apertado. Não testei, mas pretendo adicionar duas Shield Energy que diminui o dano sofrido em 10 após aplicar fraqueza e resistência. Interessante contra mega mewtwo e outros decks.

Possíveis cartas a serem colocadas:

gif_m_scizor1 Olympia : Muito útil para recuo, já que não temos mais o nosso querido AZ. Além de usarmos uma cópia, como temos 4 vs seeker, podemos usar várias vezes a mesma, em casos que nosso oponente vai tentar te travar na match.

1 Enhanced Hammer : Mais garantido para arrancar energias montadas atrás, porém, em decks que usam apenas energias básicas (M Sceptile, M Scizor) ela será bem inútil, prefiro arriscar apenas crushing mesmo.

Vantagens do deck:

A disruption com certeza é uma vantagem, controlar o jogo do adversário é uma forma muito bacana de se vencer, e vai fazer alguns adversários passarem muita raiva.

Bater 120 é um número muito consistente, fecha a maioria dos danos em 2HKO, então é um deck que tem que ser jogado com paciência, mas que funciona muito bem.

Matchs Boas:

  1. Greninja
  2. Yanmega Vespiquen
  3. Mega Mewtwo
  4. Mega Rayquaza
  5. Fairy Variations (Exemplo)
  6. Vileplume Eevelutions EX

Matchs Ruins

  1. Mill decks (houndoom bunnelby)
  2. Zygarde Vileplume
  3. Volcanion
  4. Darkrai/Giratina

 

gif_m_scizor2Bom galerinha, é isso. Eu espero que voces tenham gostado da análise, pois testei bastante essa lista antes de lançar ela aqui para vocês. Digam nos comentários o que gostaram na lista e possíveis sugestões. Todas elas são bem vindas. Valeu galera e até a próxima.

Jogo Pokémon TCG faz dois anos. Na temporada 2014/2015 tive minhas primeiras experiências em campeonatos grandes, com um 10ª lugar no regional de Goiânia, e top 4 nos Citys de Vitória e BH. E uma vitória nos campeonatos mensais que fazemos em Belo Horizonte.

  • Luiz Carlos Zatheus

    Achei bem interessante a lista! Já joguei com os hammers e puzzle, mas sem os correios, que fizeram muita falta. :/
    Tentarei fazer algumas mudanças pra vê como vai ser o desempenho.
    Atualmente estou jogando com essa lista:
    4x Scizor EX – BKP 76 ( Tentar diminuir ao máximo abrir de shaymin/hoopa)
    3x M Scizor EX – BKP 77
    1x Hoopa EX – AOR 36
    2x Shaymin EX – ROS 106
    2x Trubbish – BKP 56
    2x Garbodor – BKP 57

    4x Professor Sycamore
    1x N
    1x Judge
    2x Lysandre
    1x Team Flare grunt ( Por causa das Giratina)
    1x Skyla
    1x Giovanni’s Scheme

    4x Ultra Ball
    4x VS Seeker
    3x Trainer’s Mail
    3x Scizor Spirit Link
    3x Float Stone
    1x Super Rod
    3x Mega Turbo
    2x Parallel City ( Quando não tem aquele rayquasa maroto, uso na maioria das vezes pra tirar aqueles prizes easy, ou, tentarem me atrapalhar puxando aquele Hoopa)
    2x Max Potion ( Posso curar o M Scizer e montar ele no mesmo turno com Mega Turbo, tem sido bem útil)

    10x Metal Energy ( Sem energia especial, pq o metal tá cheio de martelo avançado)

    • Bom dia Luiz,

      achei interessante sua visão do deck, eu usava no mega manectric essa mesma ideia das max potion, porém acredito que como o Scizor não setupa seu proprio banco, seja mais interessante focar na disruption em vez de focar na longa duração. E outra, se o adversário bater em um pokémon seu com shield energy (ps: não estou vendo tanta gnt usando hammer assim, e quando usa é um apenas) já está bom, pq ela que vai dificultar totalmente o 2HKO no jogo.

      Continue testando e jogue algum campeonato na sua cidade, garanto que o deck trará bons resultados.

      Até mais

  • Bruno Cordova

    Já pensou em usar zoroark break no deck ? usando jogo sujo e a habilidade do zoroark pode bater os 110

    • Renato Christian

      Bom dia Bruno.

      Porque usar zoroark no deck? E porque se preocupar em bater 110 quando o mega scizor bate 120 já?