Mega Gardevoir – Uma excelente chamada para o Meta

E aí galera! Estou de volta com mais uma análise Sun and Moon e desta vez com um deck que já mostrou excelentes resultados no tão recente Intercontinental da Oceania realizado entre os dias 10 e 12 de Março. E sim, eu não estou falando de nenhuma variante de Decidueye-GX ou Darkrai-Ex (por mais que o Top 8 da Masters indique outra coisa). Hoje vou ter o prazer de falar sobre o deck de Xerneas/Mega Gardevoir para o meta atual.

Esse deck se mostra muito versátil, se comportando muito bem em variantes de Fada pura, ou ainda com Dragons, utilizando DDE para contabilizar mais duas energias fada em campo. A variante com Dragons se destacou nas categorias Sênior e Junior do Intercontinental, levando o título de campeão em ambas e com direito a uma mirror match na final da Junior.

O deck e o Metagame

Os bons resultados que podem ser atribuídos ao deck provém principalmente do seu comportamento positivo contra Item Lock, além das matches super favoráveis contra variantes de Darkrai-Ex e Mega Mewtwo.
A mecânica de aceleração de energias via Xerneas Baby garante que o jogo possa fluir mesmo sob o efeito de Vileplume durante os primeiros turnos, filtrando o deck de forma suficiente a que você encontre uma das 2 cópias de Hex Maniac, quando terá acesso a todos os outros recursos que precisa.

A resistência a Dark garante que o Xerneas Baby também lide com facilidade no começo de jogo com os ataques de Darkrai-Ex, que podem precisar de 2 ou mesmo 3 hits para levar esse único prize, enquanto os Geomancy fazem o setup completo de jogo para que a Mega Gardevoir entre finalizando com Brilliant Arrow.
Contra Mega Mewtwo, quem brilha no deck é a Mega Gardevoir da coleção Steam Siege, nocauteando em 1 hit qualquer Pokémon que o oponente subir graças a fraqueza a psíquico.

Volcanion pode vir a ser um problema caso o jogador de Fada não encontre as Hex Maniac logo no início de jogo, que garantem que o Xerneas Baby sobreviva por mais turnos para trazer energias à mesa com Geomancy. Uma vez que são necessárias 8 energias na mesa para que a Mega Gardevoir dê 1 hit num Volcanion-Ex com FFB e 6 em um sem FFB. Então os Exp. Share vão manter essa conta sempre alta, mas é desejável que se utilize Hex Maniac também quando a Mega subir para nocautear, garantindo que não haja resposta do Volcanion. A partida é muito mais favorável com a variante Dragons, pois convém a utilizar Salamence-Ex ganhando velocidade na troca de prizes e nocauteando em 1 hit os grandes Volcanion-Ex.

Confira aqui o deck em ação na final da Sênior no Intercontinental enfrentando o deck de Decidueye/Vileplume:

Lista esqueleto

A lista a seguir contém 51 cartas, trataremos dos outros 9 na parte de Possíveis Adições logo na sequência.

Pokémon (12)

3x Xerneas  – STS 81
1x Xerneas Break – STS 82
3x Gardevoir EX – STS – 78 f / 111 f / 116 f
2x Mega Gardevoir EX RC 31
1x Mega Gardevoir EX  – STS 79 f / 112 f 
1x Hoopa EX – AOR 36 f / 89 
1x Shaymin EX – ROS 77 / 116

Energias (10)

10x Energias de Fada

 

3 Xerneas e 1 Xerneas Break: É o melhor starter do deck, mas não há necessidade de um quarto pois normalmente só se utilizam 2 por jogo. Além disso, mesmo que ele não seja o starter, com 4 Fairy Garden e 4 Max Elixir é fácil torná-lo ativo para os Geomancy iniciais. O Break se mostra útil por ser um atacante não Ex de late game muito eficiente, além de ajudar com Regice.

3 Gardevoir-Ex STS: Melhor do que a Ex da PRC pois seu primeiro ataque é mais útil, principalmente nas partidas contra Darkrai-Ex e Vespiquen, pois esses atacantes sempre utilizam 2 energias, permitindo que a Gardevoir-Ex bata 100 constantemente quando necessário. Seu segundo ataque também pode ser interessante para nocaute em 1 hit da Giratina-Ex, mesmo com FFB, sem depender de Hex Maniac e da quantidade de energias em campo.

1 Mega STS e 2 Mega PRC: Inicialmente, a Mega que desejamos usar nas partidas é a PRC que tem o ataque Brilliant Arrow e que alcança os grandes hits. Entretanto, a Mega da coleção STS torna a partida contra Mega Mewtwo muito favorável, além de ajudar com a manutenção dos espaços no seu banco, removendo todos os pokémon indesejáveis ou alvos fáceis de Lysandre para o oponente (Shaymin, Hoopa e outros Pokemon com dano acumulado).

1 Shaymin-Ex: O deck tem uma mecânica simples e não depende de muitas cartas para rodar. Os Geomancy e Max Elixir filtram bem o deck e ajudam a prevenir Dead Draw no decorrer da partida, então é possível utilizar apenas uma cópia. Mas particularmente, não acho tão interessante um poder de compra exclusivo de 1 Shaymin-Ex, visto que imprevistos como Shaymin Start e Shaymin Prized podem acontecer.

2 Hex Maniac: Poucos decks no formato podem ter esse luxo. É uma carta fundamental para matches importantes no meta. Além disso, é muito prejudicial a qualquer deck receber um Hex T1 quando se precisa utilizar habilidades para fazer o setup de jogo.


Possíveis Adições

+1 Mega Gardevoir-Ex STS: Com a entrada da segunda cópia, a match contra Mega Mewtwo passa de uma good match para uma Auto-Win. Pois serão necessários 2 Mega Mewtwo com 5 energias cada, para alcançar o nocaute em duas Mega Gardevoir STS. A adição da segunda cópia também evita o famigerado imprevisto dos Prizes.

+1 Shaymin-Ex: É considerável a adição do segundo Shaymin-Ex principalmente quando se abusa da Mega Gardevoir STS para limpar o banco. Então caso Mewtwo esteja muito presente no seu metagame, o draw extra vai ser muito bem vindo.

+1 N: Uma opção para dar mais consistência ao deck, principalmente para enfrentar mais partidas contra Vileplume, onde terá que lidar com o setup sob item lock.

OranguruDurante meus testes senti falta de 1 cópia, pois minha mão sempre esvaziava com facilidade em diversos turnos, o que me permitiria utilizar bastante do Oranguru. Além disso é uma adição ótima para prevenir Delinquent e N no Late Game (principalmente na partida contra Mewtwo, onde você é mais agressivo).

Exp. ShareManter as energias em campo quando um atacante for nocauteado é de enorme proveito para Mega Gardevoir. Facilita o fluxo de nocautes e ainda pode setupar indiretamente atacantes no banco.

Mega TurboOutra adição que mantem a conta de energias alta. Além de reciclar as energias do descarte diretamente pra mesa.

Trainer’s MailParticularmente gosto de ter na lista, facilita que encontre os Elixir antes de começar os Geomancy, além do Fairy Garden para corrigir o pokémon ativo e eventualmente, para buscar os Suportes do turno.

Giratina EX, Salamence EX e DDEOptar pela variante com Dragons te custa 5 espaços livres, entretanto, há motivos que podem compensar esses Slots. Utilizando DDE, seu aumento de dano deixa de ser previsível. É possível montar Salamence-Ex em 1 turno, com Max Elixir ou com Geomancy, o que faz muita pressão no oponente. Como também já foi dito, Salamence torna a match contra Volcanion mais favorável. Já Giratina-Ex é perfeita para segurar as energias de forma segura no banco quando se enfrenta Mega evoluções, já que seu oponente não pode utilizar Lysandre+Hex Maniac no mesmo turno. Além disso, pode acabar vindo em algum momento do jogo como atacante secundário. Há grandes vantagens no uso de Giratina também nas partidas contra Vileplume Toolbox e contra a variante de Decidueye que utiliza Rainbow Energy (Decidueye 2.0).

Lista Fada Pura

Pokémon (15)

3x Xerneas – STS 81/114
1x Xerneas Break – STS 82/114
3x Gardevoir EX – STS – 78 f / 111 f / 116 f
2x Mega Gardevoir EXRC 31
2x Mega Gardevoir EX  – STS 79 f / 112 f 
1x Hoopa EX – AOR 36 f / 89 
2x Shaymin EX – ROS 77 / 116
1x Oranguru – SM 113

Energias (11)

11x Energias de Fada

**Lembrando que essa é apenas uma sugestão de lista que pode e deve ser modificada de acordo com seu metagame local e preferências pessoais.


Lista Fada com Dragons

Pokémon (14)

3x Xerneas – STS 81
1x Xerneas Break – STS 82/114
3x Gardevoir EX – STS – 78 f / 111 f / 116 f
2x Mega Gardevoir EXRC 31
1x Mega Gardevoir EX  – STS 79 f / 112 f 
1x Giratina EX – AOR 57 / 93
1x Salamence EX – XY-PR 170
1x Hoopa EX – AOR 36 f / 89 
1x Shaymin EX – ROS 77 / 116

Energias (13)

10x Energias de Fada
3x Double Dragon Energy

**Lembrando que essa é apenas uma sugestão de lista que pode e deve ser modificada de acordo com seu metagame local e preferências pessoais.

Conclusão

Mega Gardevoir ressurgiu como uma boa opção para os grandes torneios haja visto que possui matches importantes favoráveis. Sua mecânica simples e seu grande potencial de nocaute em 1 hit, torna a jogabilidade com o deck muito agradável e menos massiva ou desgastante do que outros decks inconstantes do formato (sim Greninja, estou falando de você).

Ainda espero outros bons resultados de Mega Gardevoir no futuro caso o Meta continue dessa maneira. Entretanto, o aumento de popularidade de decks como Lapras Hammers e Waterbox pode atrapalhar essa caminhada rumo à glória. Pois o deck sofre bastante para esses grandes atacantes que nocauteiam muito rápido o Xerneas antes da quantidade necessária de Geomancy, principalmente se aliados a uma disrupt de energia como no caso do Quad Lapras Hammers.

No mais, vamos continuar testando!! Com o Intercontinental se aproximando o time da TCMG está a todo vapor para os treinos, então não deixe de nos enviar sua opinião, crítica, sugestão para próxima matéria, etc. Esse feedback é muito valioso para nossa Equipe continuar melhorando nesse trabalho o/


Gostou desse deck? Achou ele forte/poderoso e quer jogar com ele ainda hoje pelo Pokémon TCG Online ?? Então está resolvido, você pode conseguir a base virtual deste deck por aqui: http://www.pokeparadise.com.br/

Mineiro de Belo Horizonte, cresceu jogando Pokémon nos consoles.
Jogador do TCG competitivo desde 2014. Estudante de Engenharia Civil e contrabandista no TCG Online nas horas vagas. Não perde uma oportunidade em conhecer novas estratégias e experiências de jogadores mais antigos, pra quem sabe conseguir crescer mais no jogo.
  • Fabiano

    Ótima lista! Montei ela no online e estou me saindo bem! Nunca duvidei do potencial dessa Mega Gardevoir, até porque ela sembre bateu muito. Nesse novo meta mais agressivo, e com novos deck com set up mais lento, ela tem tudo para se sobressair. Obrigado pela matéria! Aprecio muito o trabalho de vocês e espero pelo próximo artigo. Muito sucesso e um abraço!