Mienshao – O Bom e Barato

postado em: Análise de Decks | 2

Fala galera! Estou de volta com mais uma análise de deck e dessa vez vim trazer um deck que fez sucesso nos nossos campeonatos mensais, tendo passado em primeiro e segundo colocado no suíço. Mienshao com certeza me surpreendeu muito, não esperava que o deck seria tão bom assim, foi bacana ver o Júnio e Leozinho(Leandro Ferreira) utilizando esse baralho para conseguir chegar ao top.

Introdução:

A estratégia do deck é bem simples: bater, correr e não deixar o oponente pegar prêmios no começo de jogo, por isso o deck tem uma quantidade enorme de robôs e Focus Sash que impede que isso ocorra. Um baralho bem barato que pode dar muita dor de cabeça em um campeonato, o ataque do Mienshao é muito poderoso anexado com as cartas que a coleção Furious First trouxe para o formato, além de ser um Pokémon não EX que faz com que o oponente tenha que nocautear 6 vezes para conseguir vencer o jogo.

Lembrando que é uma lista base, você deve mudar conforme o metagame da sua região ou seu modo de jogar.

Card by Card:

Pokémon:

4-4 Mienshao: Um pokémon não EX, 90 de HP, uma energia para usar o seu primeiro ataque “Aero Turn”, aceita Strong Energy, Focus Sash, busca com Level Ball, Fighting Stadium para dar aumento no dano, Korrina busca o deck inteiro além de itens que vai precisar no decorrer da partida. A grande arma é seu primeiro ataque onde pegar chegar a bater 100 em um Pokémon EX nocauteando quase todos em dois hits, além de voltar para a mão e ainda não perde prêmios/energias e recurso. Ótima carta.

3 Hawlucha: Outro Pokémon não EX, quem já jogou contra essa carta sabe o tanto que esse bicho pode ser chato contra, quando seus robôs não estiverem no campo, sem contar que ele é uma dor de cabeça muito grande, além de ser uma resposta rápida caso não consiga ter Mienshao em campo, os dois tem uma sinergia muito grande com o deck que estamos construindo.

Treinadores:

3 Sycamore/Shauna: Sycamore é de praxe em quase todos os decks.

4 Korrina: Uma linha pesada desse supporter maravilhoso nesse deck, no jogo se começar com ela te garante uma velocidade enorme para montar seus Pokémon, e no meio de jogo pode ser importantíssimo para buscar aquela trainer que não vem na sua mão, é a carta que faz seu deck girar.

2 Tierno: Sim meus amigos, Tierno! Quem diria que esse gordinho teria alguma moral um dia hein? Mas nesse deck ele é muito bom, pois ele consegue dar um equilíbrio muito bom para o baralho, comprar 3 cartas e não mexer na sua mão é tudo que você precisa.

4 Robo Substitute: Eu vou bater, correr e colocar um robô para te encher o saco, ok? Como isso é insuportável, as vezes tem que atacar umas 3 vezes até comprar o primeiro prêmio e o oponente só te dando pancada, e isso não é legal. rs

4 Focus Sash: Acabou meus robôs, eu perdi? Obvio que não, vou atacar, colocar um Pokémon na frente, se nocautear, eu volto com 10 de vida e ainda vou te atacar novamente, vou evoluir e perdeu mais um ataque no jogo.

4 Level Ball: Korrina vou buscar um Pokémon lutador e level ball eu pego mais um, já que meu deck inteiro tem menos de 90 de hp, cabe perfeitamente nessa lista.

1 Pokémon Letter: A maioria das vezes quando usar essa carta, vai ter energia suficiente para o jogo inteiro, já que hammers não vão te afetar de maneira alguma já que tudo vai voltar para sua mão.

1 Sacred Ash: Com essa carta nunca vai faltar Mienshao ou Hawlucha para continuar com o combo.

2/4/4 Muscle Band/Fighting Stadium/Strong Energy: O ataque em si do Mienshao é muito baixo, mais essas cartas em jogo faz o dano dos pokemon lutadores aumentar e ser uma verdadeira dor de cabeça para o oponente.

2 Eco Arm: Focus Sash e Muscle é vital para a estratégia do seu deck, então com esse novo item, mesmo se for atingido por um Megaphone as tools irão voltar para o seu baralho, depois é só utilizar Korrina e ir buscando tudo novamente.

4/2 Vs Seeker/Lysandre: São cartas essências em quase todos os decks do formato, não tem muito o que explicar.

Trainers Mail: Ótima carta para quase todos os decks, vai te ajudar na aceleração no deck.

Possíveis Techs:

Jolteon/Flareon/Vaporeon: Não fiz a lista voltada com ela porque depende do seu modo de jogo, pessoalmente acho bem melhor com essa variação, porque vai bater na fraqueza de muitos Pokémon importante que existe hoje no formato, Vespiquen, Lugia EX e Crobat são exemplos disso.

Hex Maniac: Pelo menos uma cópia acho que deve ter no seu deck, vai parar habilidades chaves contra você, como a do Vileplume que te impede de baixar suas tools que são essenciais para o seu jogo, e o Maniac pode te dar a vitória se bem usado.

Enchanced Hammer: A quantidade de energias especiais nos decks está crescendo cada vez mais, uma atrasada no jogo do oponenente nunca é ruim.

Vídeo:

Este video é do nosso colaborador Junio Gonçalves jogaNdo de Mienshao no nosso ultimo mensal (Próximo sera dia 18/10/2015), ele usou Jolteon de tech contra Morcegos.


Watch live video from PokemonTCMG on Twitch

Pontos Positivos:

• Bom e barato, apenas a linha de suportes que vai gastar um pouco mais, recomendo para os iniciantes pois tem uma mecânica bastante gostosa de jogar.
• 0 Shaymin, oi? Sim, a intenção do deck é atrasar a compra de prêmios do oponente, um Shaymin na mesa vai apenas fazer seu oponente dar aquele Lysandre para ganhar o jogo, fora que quando se joga com este deck sua mão fica muito cheia e estagnada fazendo com que usar a habilidade do Shaymin não seja viável.
• O deck inteiro é comprado com Korrina, ele é todo combado com as cartas da Furious, um Pokémon que pode chegar a bater 100 em um EX com apenas uma energia tem que ser respeitado.
• Estratégia e deck simples de jogar.
• Com as Eeveevolution pode pegar em algumas fraquezas vitais que podem fazer seu bad match não ser tão ruim assim.
• Como não tem Pokémon EX, o oponente vai ter que nocautear 6 Pokémon seu para vencer o jogo.

Pontos Negativos:

• Item Lock é bem chato contra esse deck, já que você precisa dos robôs e os tools para fluir seu jogo.
• Ariados/Condições especiais/Bats, perder o efeito do Focus Sash faz seu deck ficar bem inútil.

• Giratina-EX chega a ser sacanagem com esse deck, como vai jogar sem baixar tool, energia especial ou estádio? Covardia…
• Bannete ROS 31/108, se existe uma carta que vai te atrapalhar ao extremo é esse, perder os efeitos de tools chega a ser sacanagem para esse deck.

Conclusão:

Então galera, testei o deck e realmente me surpreendeu bastante, a mecânica é bem simples e contra Pokémon EX o jogo fica muito bom de se jogar, claro que todos têm sua fraqueza e não poderia ser diferente pro Mienshao, mas um principiante que esteja no começo e afim de jogar o jogo competitivo, vejo com um deck acessível e interessante para começar a aprender e se motivar. Espero que tenham gostado de mais uma análise e aguardem que essas semanas tem muito mais coisa bacana vindo por ai! 😉

Jogador desde quando saiu a Base Set aqui no Brasil, tendo minha melhor temporada 11/12, onde que no Nacional 2012 consegui o primeiro top pra Minas Gerais, ficando em 7º colocado. Venci alguns torneios como City’s e BR’s e top’s nos Regionais. Parei por um tempo, mas estou de volta para esse incrível jogo.
  • Acho que esse deck tem sinto muita possibilidade de jogar no competitivo e não só para iniciantes, andei testando e estou tendo ótimos resultados .

    • Wallysson Lima

      Iniciante porque ele tem uma base de trainers que utiliza em todos os outros decks, como não usa Shaymin-EX é um deck mais barato. Mas com certeza é um ótimo deck FehReshiram.