Nova Jornada – Perguntas frequentes

postado em: Regras | 2
Fala galera, dessa vez vim aqui trazer uma matéria diferente para o blog.
Com o crescimento impressionante do número de jogadores nos últimos meses, surgiu a ideia e a necessidade de criar um post para explicar dúvidas mais frequentes dos novos jogadores.
Bom, se você é um novo jogador, leia este artigo. Espero que nas próximas linhas eu consiga tirar suas principais dúvidas sobre o jogo, e se ainda tiver qualquer duvida, deixe nos comentários,
ficaremos felizes em ajudar! =)
Então vamos lá!
Preparado para sua jornada?
1: Quais cartas posso usar nos campeonatos?
R: Todo ano, ocorre uma rotação, onde algumas coleções mais antigas deixam de valer em campeonatos. Essa rotação ocorre após o Mundial, que geralmente é disputado no mês de Agosto. Atualmente estamos no formato BC-ON, ou seja, todas as cartas da coleção Boudaries Crossed (Fronteiras Cruzadas) e de coleções posteriores são válidas em campeonatos. Este formato só se altera após o Campeonato Mundial. Você pode conferir a lista mais detalhada de cartas que podem ser usadas aqui.
1.1: Então quer dizer que posso usar cartas de uma coleção que acabou de sair?
R: Não exatamente. Pra isso existe uma “regra”. Assim que uma nova expansão do jogo é lançada, esta só pode ser usada em campeonatos 21 dias após a data de seu lançamento oficial.
1.2: E o que faço com minhas cartas de coleções anteriores? Ganhei essa carta aqui e ela parece super legal!
R: Infelizmente ela se torna apenas uma carta de coleção, antes de adquirir qualquer lote de cartas com outros jogadores, confira se as cartas que você está comprando para seu deck são válidas inicialmente.
No início pode ser difícil, mas com tempo você pega o jeito!
2: Como funcionam os campeonatos?
R: Campeonatos são rodados em um programa chamado TOM (Tournament Operations Manager). O TOM sorteia as rodadas com base no “rating (classificação)” de cada jogador no campeonato. Ou seja, jogadores costumam jogar com outros jogadores com resultados semelhantes (Um jogador que já ganhou 4 partidas, não jogará com um que já perdeu 4 partidas, ele será emparelhado com algum jogador com 4 vitórias

também). Cada rodada é definida por uma melhor de três partidas, em 50 minutos.

Após um certo número de rodadas desta forma (o número de rodadas é definida pelo número de jogadores no torneio), ocorre o corte para o Top, caso o número de jogadores permita. Onde os 8, 4 ou 2 melhores jogadores se enfrentam em eliminatórias até definir o campeão.
2.1: O que preciso levar em um campeonato?
R: Você só precisa levar 5 coisas básicas obrigatórias.
Seu deck, com exatamente 60 cartas.
Marcadores de dano.
Marcadores de Poison e Burn (Queimado e envenenado).
Seu Pop ID Pokémon (caso não tenha um, o juiz do campeonato fará um para você).
Uma moeda oficial (nada de moeda de 1 real, qualquer uma que venha em decks temáticos mais novos).
2.2: O que é este Pop ID?
R: Pop ID é basicamente sua identidade de Jogador. Você pode imprimir sua carteirinha no site da Pokémon após fazer o cadastro com algum juiz. Nela vai ter seu nome, data de nascimento e um número que é usado para te identificar. Este é seu Pop ID.
2.3: Eu não sei se estou usando essa carta corretamente, como posso saber se eu estou certo ou errado?
R: Todo campeonato existe um juiz, alguém certificado pela Pokémon com conhecimento geral suficiente para esclarecer tanto dúvidas gerais, quanto algumas mais complexas que possa aparecer por parte dos jogadores. Você pode chamá-lo a qualquer momento durante sua partida, tanto para esclarecer dúvidas suas ou do oponente.
2.4: Quais são os tipos de torneios que existem?
R: Aqui no Brasil, contamos com três tipos diferentes de campeonatos oficiais. City, Regional e Nacional. Em Cities e Regionais você consegue CP’s e PP’s para jogar o Nacional e o Mundial. Para se jogar o Nacional, é necessário apenas PP’s e para jogar o Mundial só precisa de CP’s. O City, é o menor destes 3 campeonatos citados, depois temos o Regional e o Nacional é o maior de todos os eventos nacionais, claro.
2.5: O que são CP’s e PP’s?
 
R: CP (Championship Points), PP (Play! Points). CP’s são conquistados indo bem nos campeonatos citados acima. São eles que lhe dão uma vaga para o Mundial. É preciso juntar 200 CP’s durante a temporada para se jogar o Mundial. PP’s são dados a todos os jogadores que participarem de Cities, Regionais e campeonatos Sancionados não oficiais. São eles que lhe dão a vaga para o Nacional. São necessários de “X” PP’s para se participar do Nacional (o número de PP’s varia de acordo com a categoria do jogador e é definido pela Copag e pode mudar a cada ano).
2.6: Tenho “X” anos de idade, qual categoria eu pertenço?
R: Categoria Junior: Até 11 anos.
Categoria Sênior: De 12 a 14 anos.
Categoria Master: No ano que faz 15 anos em diante.
3: Onde e como é a melhor forma de conseguir cartas?
R: Existem inúmeras formas de se conseguir cartas. Em decks temáticos, boosters e até comprar separadamente em sites ou até com outros jogadores. Aconselho tentar negociar com os próprios jogadores da sua cidade, comprando cartas avulsas, para completar seu deck, ou coleção. Além de ser uma maneira mais fácil de conseguir as cartas que deseja, é bom pra criar uma interação com outros jogadores que podem se tornar seus amigos no futuro. Também existem lojas especializadas, que vendem cartas avulsas e vários outros produtos do jogo. Só ter paciência, dar uma pesquisada ou pedir alguém que conheça do assunto para indicar alguma loja ou jogador confiável que venda o que você procura.
3.1: Eu gosto do pokemon tal, quero fazer um deck com ele, é bom?
R: Nem sempre um Pokémon forte no VCG, no anime ou mangá é bom no TCG. Você pode sim montar um deck com cartas de Pokémons que goste, mas não é garantia que seu deck vai ser forte. Se seu objetivo é o mundo competitivo, é interessante pesquisar as cartas e estratégias mais fortes do formato, para ver se alguma dessas te interessa.
3.2: Agora eu já tenho meu deck, já sei como funciona o jogo e os campeonatos e ele é válido. Mas eu não consigo ganhar de ninguém, por que?
R: Opa, essa parte é necessita de mais calma. Não necessariamente ter um deck significa que irá vencer todas as suas partidas. Isso exige um pouco de calma e treino (as vezes mais do que você imagina). O Pokémon hoje é um jogo bastante equilibrado, anulando de certa forma uma coisa existente em outros jogos, onde apenas as cartas mais caras são as melhores e vão vencer. Então com o tempo você pode melhorar seu deck e ganhar mais habilidade como jogador, para alcançar melhores resultados.
3.3: Então significa que quanto mais dinheiro eu tiver, melhor meu deck vai ser?
R: Não necessariamente. Como dito anteriormente, o jogo é bem equilibrado. Existem inúmeros decks compostos por cartas baratas que são tão bons e alguns até melhores que os decks mais caros. Também existem as cartas reverses (cartas “brilhantes”) e as cartas Full art (Cartas onde a arte ocupa toda a carta) que são normalmente mais caras que suas versões regulares. Se pretenda não gastar muito, não tente conseguir essas cartas para o seu deck. Elas podem encarecer bastante no valor final.
3.4: Quero me tornar um melhor jogador, qual a melhor forma pra isso?
R: Jogar! Não tem segredo, se quer se tornar bom em alguma coisa, pratique. Uma ótima forma de melhorar rápido é jogar contra jogadores melhores que você e pegar dicas dos mesmos. Participar de campeonatos oficiais e assistir partidas entre grandes jogadores para ver suas jogadas, também é algo que pode ajudar.
4: Ah! Já ia me esquecendo, o Pikachu no TCG é tão forte quanto o Pikachu do Ash?
R: Eeeh…bem…Infelizmente não, mas quem sabe um dia…hahaha =(
5: Acho que agora estou no caminho certo, estou treinando muito, e agora?
R: Agora só se dedicar, continuar praticando que os resultados vêm com o tempo. Então, boa sorte nessa jornada! =)
Qualquer outra duvida, deixe nos comentários, que ficaremos felizes em ajudar! 
OBS: Qualquer outra duvida, deixe nos comentários, que ficaremos felizes em ajudar!
OBS2: Obrigado ao Christian e ao Sonson que ajudaram com o artigo!
Nascido em Belo Horizonte em 1994. Jogador de Pokémon TCG desde 2005 que adora jogar com decks diferentes a cada campeonato.