Perder faz parte, esportividade é arte.

Olá, pessoal. Neste meu terceiro artigo eu venho tentar ajudá-los a recolherem os cacos das derrotas doloridas dos Regionais e prepará-los para o Nacional. Como minha série de posts fala de Fair Play, regras, ambiente de jogo, vou falar de uma das coisas mais difíceis que envolvem o Pokémon TCG competitivo, as derrotas.

Para todos os jogadores de Pokémon TCG, os torneios premiere são o ápice do jogo, o momento maior onde vocêEP644_Pokémon_de_Ursula_derrotados se prepara para estar em sua melhor condição de jogo, com a mente preparada e treinada e um deck bem montado para enfrentar tudo o que vier pela frente. Sendo assim, a derrota em um momento como esses ou o rendimento abaixo do esperado pode ser terrível e desmotivadora para qualquer um. É assim com todo mundo e você não é o primeiro nem será o último a passar por isso. Além da vontade de ganhar e superar os desafios que vêm pela frente, uma derrota pode significar um tempo incrível jogado fora na construção de uma lista ou nos treinos preparatórios.

É muito difícil para qualquer pessoa competitiva, relevar derrotas importantes, erros que custaram partidas e até tops. O que espero aqui é ajudar-lhes com a minha experiência de péssimo perdedor, como eu bem disse aqui. Quero conseguir passar para frente as lições que me fizeram melhorar minhas reações às derrotas.

1. Reconheça o adversário

Essa talvez seja a lição mais importante, por isso ela vem primeiro. Reconhecer o adversário, o seu desempenho e suas qualidades é o primeiro passo para aceitar a derrota e entender perfeitamente onde você errou. Não atribua todas as derrotas à sorte ou ao azar, na sua frente, durante todas as partidas do torneio, existiram adversários que também treinaram e também se prepararam para estarem ali, entenda que, assim como você, todos os outros jogadores do torneio estão ali para ganhar.

2. Não atribua tudo à sorte

É evidente que em um jogo como o Pokémon TCG a sorte é presente e por vezes decide jogos. No entanto, ela é um fator externo ao jogo e você não pode controlá-la. Se hoje não foi o seu dia nas moedas ou nas compras de cartas, amanhã pode ser. A sorte faz parte do jogo, aceite-a. Caso não consiga conviver com ela de jeito nenhum, desista do jogo, isso não é pra você.

 2087293. Não desista

Converse com seus adversários, seus amigos, entenda onde você errou, aprimore o seu jogo para o próximo evento, mas não desista. Um desempenho bom em um torneio pode ser o que você precisa para melhorar suas atuações. A confiança de uma vitória pode diminuir e muito o número de derrotas.

4. Não se penalize demais

É comum cometermos erros durante um campeonato premiere. A pressão, o adversário, os desafios auto-impostos, o pareamento… é coisa demais para lidar e às vezes nós simplesmente cometemos erros que não cometeríamos em treinos ou campeonatos menores. Se lembre de que isso acontece com todos e trabalhe sobre o erro para que não volte a acontecer, mas se penalizar demais pode te desmotivar, tirar a confiança e a concentração para rodadas ou torneios seguintes.

5. Desencane602

Desempenhos ruins acontecem, erros acontecem, mas eles não podem ser um impedimento para a sua diversão. Tente aproveitar mais fatores de um evento para além das vitórias e dos CP’s acumulados. Aproveitar o ambiente de jogo pode te deixar mais leve e menos encanado com erros, acertos, vitórias e derrotas.

Conclusão

Não se obrigue tanto a ganhar, não se penalize demais por errar e tente aprender com cada campeonato, cada partida, assim você fortalece o seu jogo, pratica o Fair Play e não fica parecendo apenas um reclamão mal-humorado. Eu fui essa figura por muito tempo em BH e indico que não sejam assim. Você afasta as pessoas de você e também se afasta das vitórias.

Jogador de Pokémon TCG desde 2011, apresentador do Meta! Podcast e Professor Pokémon.