Pokémon 101 – Preparando para grandes campeonatos

postado em: Campeonatos, Pokémon 101 | 4

E ai galera. Aqui quem fala é Leozinho (Leandro Ferreira), normalmente eu fico apenas nos bastidores aqui do site, mas desta vez eu venho falar sobre como se preparar para grandes torneios como Intercontinentais, Regionais, League Cup’s (City Championships) e etc. Como o jogo está crescendo e com isso o números de novos jogadores também, eu sinto que muito deles se esforçam bastante para ir e jogar grandes campeonatos, então vou tentar abranger muitos aspectos que podem ajudar nas suas primeiras competições.

Prepare sua viagem

A primeira coisa é saber: “eu vou mesmo para este torneio?”. E para responder esta pergunta primeiro devemos saber se a data em questão está livre, ou seja, não tenha um concurso ou vestibular que você não pode faltar, depois devemos ver a situação financeira, estudar o preço das passagens para a cidade, transporte dentro da cidade (uber, ônibus municipal, metrô, etc), estadia em um hotel (hostel e outros meios de alugar um quarto para poder descansar entre os dias dos campeonatos).

1- Pré-Inscrição

Sempre procure comprar sua vaga com antecedência pois essas vagas costumam ser limitadas, procure o evento no Facebook ou ligue para a loja para saber como comprar sua inscrição antes, não viaje 1235484311354 quilômetros para chegar ao local e correr o risco de não ter vagas disponíveis.

Se você mora na mesma cidade onde o evento vai ocorrer, pule pra próxima parte, hahaha, mas lembre-se chegue no local com antecedência.

2- Como vou viajar?

counting-moneyMuitas vezes Ônibus é a primeira opção, pois sai mais barato, mas pode ser uma viagem cansativa dependendo da distancia que deve ser percorrida, se for uma viagem longa procurem um veiculo bem confortável com ar condicionado e entre outros confortos. Muitas vezes avião pode ser uma opção mais viável, pois se gasta menos tempo e é menos cansativo e mais confortável mas pode sair bem mais caro.

Em todos os casos deve-se estudar a distância e o meio de transporte que você usará para sair da onde você desembarca ate o local do campeonato (se caso for uma viagem direta), então para isso use o Google Maps, ele pode te ajudar para ver o tempo médio que você ira demora do ponto de desembarque ate o local do campeonato.

Calcule bem o tempo de viagem e sua hora de chegada para chegar no local com antecedência e fazer o check in no evento, não corra riscos calcule com uma folga bem grande para cobrir o tempo se ocorre algum imprevisto.

3- Hospedagem

Quando se viaja para outra cidade, a viagem pode ser cansativa ou até mesmo o campeonato pode ser cansativo, muitas vezes dependendo do numero de rodadas ou do deck com que você joga durante, então ter um lugar para descansar é sempre uma boa pedida, procure hotéis confortáveis e com fácil acesso ao campeonato do próximo dia, há pessoas que preferem pegar uma estadia próxima ao campeonato do primeiro dia.

Sempre pegue hotéis que fiquem perto de locais para você poder tomar um café ou que tenha café incluso no pacote de estadia.

4- Chame mais alguém

Sempre é bom dividir algumas despesas com outra pessoa, dividir o quarto que você alugou com um amigo gera boas historias e é bom ter alguém para discutir os resultados.

Bom agora você tem tudo pronto para sua ida,…,mas com qual deck eu vou?

Preparando o seu deck

1- Metagamming

Estude os deck em destaque, procurem sites ou canais no youtube que falem sobre o cenário competitivo, aqui mesmo temos o Meta! PodCast a onde falamos sobre o metagame atual, conversamos sobre os deck em destaque e sobre os testes que fizemos com eles em nossas análises de decks.

Faça uma lista dos decks que você achou interessantes, esta lista pode te ajudar a estudar a relação entre o decks, anotar o que ganha do que. Eu sempre tento salvar a lista que testei e anotar abaixo dela observações sobre ela, que carta me ajudou, qual carta pareceu desnecessária e em seguida uma nova versão da lista.

Uma ideia que sempre tento implementar é fazer uma tabela e nesta tabela anotar os deck que testei e dos que ele ganhou, talvez até mesmo colocar as chances de você ganhar a partida ou as partidas ganhas e o total jogado. Na tabela abaixo fiz da forma com coloco Vitorias/Total jogadas, para tem uma ideia de como estou indo em partidas de deck contra deck.

Jolteon-Ex/Glaceon-Ex WaterBox Solgaleo
Jolteon-Ex/Glaceon-Ex 5/10 2/3 10/12
WaterBox 6/7 5/10 10/11  
Solgaleo 2/3 2/3 10/10
Volcanion 2/3 5/7 2/3
Mega Mewtwo 7/10 3/6 5/9
Rainbow Force 2/5 3/10 2/8

**Tabela apenas ilustrativa, todos os dados são meramente ilustrativos.

2 – Testando decks

Jogue com vários decks diferentes, isso te ajuda a saber como outros deck funcionam e te ajuda a melhor escolher com qual você irá. Isto faz com que você evolua a sua habilidade de montador de deck, e isso acaba te ajudando a se torna um jogador melhor. Utilize as demais plataformas para jogar Pokemon TCG Online (para montar seus deck no online compre na PokéParadise com os melhores preços do mercado! ) e aproveite o maximo para trainer sempre), TCGOne ( que não funciona mais 🙁 ), e tente jogar sempre contra pessoas que utilizem os principais decks do formato.

O que gosto dessa parte é que ela te permite descobri o seu estilo de jogo, se é mais ofensivo, mais defensivo, lock (passar raiva nos outros), etc.

3 – Estilo de jogo

Cada deck tem seu estilo de jogo, alguns são rápidos e ofensivos outros são defensivos e de lock, e como os deck cada jogador tem uma afinidade maior com um tipo de jogo, enquanto você treina pode perceber que com um deck especifico você se ajustou melhor ao jogo, conseguiu contornar mais situações e se é efetivo em partidas contra o mesmo deck.

Encontre seu estilo de jogo em meios aos inúmeros decks que você está testando.

4 – Consistência

prk9e6nLembre-se tudo em excesso faz mal, colocar tudo que você acha legal em um deck não te garante a vitória, na verdade pode te garantir até mais a derrota.

A consistência é o que faz o seu deck ganhar boa parte das partidas, é com ela que você garante que seu jogo esteja fluindo muito bem, e não travado (zicado), ela sempre vem junto com um conjunto de cartas que te fazem buscar o que precisa (Sycamores, trainer’s mail, Shaymin, etc) a qualquer hora. Buscar o equilíbrio entre elas e sua estrategia é a chave para a construção de seu baralho.

Aconselho a leitura dos artigos sobre decklist e sobre a construção de decks do Renato Simões.

Antes/durante/pós Campeonato

1 – Fique descansado

É muito importante que se mantenha concentrado e para isso é necessário um bom descanso, nos dias anteriores, não exagere nos treinos noturnos, durma um pouco mais cedo que o seu costume durante a semana para que se sinta bem, durante a viagem e durante o campeonato.

2 – Se mantenha hidratado

pikachu-drinking-water_310É muito importante manter o corpo hidratado, pois a desidratação ocorre quando o organismo não tem água suficiente para realizar as suas funções de forma normal, é causada pela perda excessiva de água do organismo, acompanhada da perda de sais minerais e orgânicos, o que leva a você a passar mal, desmaiar e não acho que você queira isso em meio a um torneio que você se preparou tanto para participar.

E outra a falta de água no corpo pode fazer com que você perca a concentração, e não queremos perder a contração em um jogo o qual você tem a chance de pegar um top.

Logicamente não se hidrate loucamente, tenha moderação, ir ao banheiro a toda hora é cansativo e te atrapalha.

3 – Coma algo

Para manter sua concentração é muito importante que você coma. Não mais importante do que se manter hidratado ou descansar, mas para se manter focando enquanto esta com fome é uma coisa bem complicada pois, não é fácil se concentrar em seu jogo quando você tem que se preocupar com seus roncos da barriga ou eventuais dores que podem surgir por não ter comido. Eu sugiro que você a levar lanches, dependendo do que você gosta de comer. Nesse ponto,é preferível que você fique longe de “salgadinhos” como fandangos, batatas chips, e demais, isso só ira fazer você ficar com mais vontade de comer, sugiro que leve frutas como bananas e maçãs, mas, se você estiver realmente com fome, você também poderia ir para algum lugar como McDonalds, Burger King, Subway(  ), ou até mesmo umas esfirras no Habbibs.

Pode parecer ruim para comer neste lugares, mas se você não estará comendo neles todos os dias e ainda é bom para comer de vez em quando, especialmente porque é uma maneira rápida e fácil de obter algo para comer que irá ajudá-lo a não ficar com fome, como é basicamente uma refeição inteira, em vez de apenas um lanche. Alguns locais ainda têm restaurantes ou algo do tipo, mas eles tendem a ser muito mais caros do que obter algo fora, então dê uma olhada aos arredores do local, se você é capaz de encontrar algo mais barato, pode perguntar aos organizadores ou jogadores locais (sempre acontece de conversar com outros durante o campeonato, o que é muito bom) .

Mas lembre-se não coma demais, pode te fazer ficar sonolento após a refeição.

4 – Respire fundo

Perdeu? O tempo da rodada esta acabando? Não se desespere, enquanto estiver jogando se mantenha calmo, nenhuma solução vai aparecer enquanto você estiver com pressa de terminar a partida. Se você perdeu, uma das partidas de melhor de 3, respire fundo, separe seu deck e enquanto isso pense onde você pode ter errado e que pode ser feito na próxima. Tenho certeza que você pode ter esbarrado com um deck parecido enquanto você treinava, lembre-se como os jogadores desses deck se comportavam e como você os derrotou, ou ate mesmo se já jogou com o deck você saberá o ponto fraco do deck.

Divirta-se

Campeonatos fora de casa são sempre uma experiencia magnífica, conhecemos pessoas, vemos nossos amigos virtuais ( do online, do One, etc) e por incrível que pareça mesmo perdendo nestes campeonatos podemos ver que não são apenas aquelas 20 pessoas da sua cidade que são vidradas no jogo, tem um “pais” inteiro assim. Estas viagens geram muitas historias entre os jogadores, daquelas que usamos para fazer piadas com o amigo ou daquelas que você vai contar para seus filhos. não percam a chance de ter esta experiência.

Derrota é uma coisa que sempre acontece ate mesmo com os melhores jogadores e com que podemos aprender, não se desanime divirta-se.

Viva o cenário competitivo!

Jogador de Pokémon TCG desde 2004, comecei o competitivo em 2010,
natural de Formiga Minas Gerais e atual morador de Belo Horizonte, graduando em Engenharia de Computação pela PUC Minas e spammer nas horas vagas.
  • Juan Miguel Fernandes

    excelente artigo o

    • Leozinho

      Obrigado @juanmiguelfernandes:disqus

  • Thiago França Albano de Paula

    Ótimo texto! Leandro. Detalhes que podem fazer muita diferença pra quem vai de longe participar desses eventos de grande porte.
    😀

    • Leozinho

      Obrigado @ThiagoAlbano:disqus , sempre que puder estarei trazendo textos para ajudar a comunidade do Pokémon.