Preparando para o Regional

postado em: Regras | 0

kccjOlá, pessoal, meu nome é Renato Simões e vocês provavelmente já me conhecem daqui e do Meta! Podcast, do qual eu sou editor e fui o apresentador do episódio piloto, que você pode conferir aqui. Hoje estou escrevendo o meu primeiro artigo para o Pokémon TCG – MG nesta nova fase do jogo em Belo Horizonte e na nova fase do blog. Eu jogo desde 2011, sou Professor Pokémon e já acumulei algumas experiências em torneios em BH e também fora daqui. Em meus artigos quero dividir com os jogadores mais novos as minhas experiências e dar dicas sobre torneios, abordagens, Fair-play e as regras do jogo. Com a proximidade do primeiro Regional de BH, na UG Cardshop, vi a necessidade de fazer um post mostrando as diferenças de um Regional para os outros torneios que já tivemos em BH anteriormente, como City Championships, os antigos Battle Roads e torneios sancionados não-premiere.

Os tipos de torneios

Basicamente existem duas classificações de torneio pela Play! Organized Pokémon (POP), a parte da The Pokémon Company international (TPCi) responsável por gerir o TCG e VG competitivo mundo a fora, os torneios Tier 1 e os Tier 2, que são assim organizados:

  • Tier 1: Torneios de loja, League Challenges e City Championships
  • Tier 2: State Championships, Regional Championships, National Championships e World Championships

Essa é uma divisão feita pela POP para deixar clara a diferença de importância e relevância entre os torneios, o que implica em um nível diferente de cobrança dos juízes, organizadores e do Head Judge em relação ao comportamento e ao cumprimento das regras. Os torneios Tier 1 têm punições mais brandas do que os torneios Tier 2 e são menos rigorosos nas aplicações de regras. A POP indica, desde a primeira aplicação de punições, que nos Tier 2 se tome medidas mais fortes, uma vez que os jogadores destes torneios são supostamente mais experientes que os de outros torneios.
regionals

As 6 penalidades

A POP também é bem clara sobre quais são as 6 penalidades aplicáveis durante um torneio. Todas as falhas no cumprimento das regras do jogo são resolvidas por estas 6 penalidades, sendo elas:

  • Caution: Essa é a mais básica das penalidades é a menos severa. Em essência, o juiz ou TO responsável por aplicar a penalidade está meramente notificando o jogador que ele fez algo errado. Esta advertência deve ser seguida de uma explicação do porquê de sua aplicação.
  • Warning: O Warning tem praticamente o mesmo efeito do Caution. Ele também é uma notificação de que algo foi feito da forma incorreta, também é obrigatoriamente seguido da explicação do porquê de sua aplicação. A única diferença entre as duas penalidades é o fato de o Warning ter que ser notificado à POP através de um relatório sobre o torneio.
  • Prize Card: A penalidade de Prize Card é aplicada quando um erro foi cometido e afeta significativamente o estado do jogo e não existe uma forma clara de resolver o problema ou quando um Warning já foi dado e um Multi-Prize Card é uma penalidade dura demais. Quando aplicada esta penalidade à algum jogador, o juiz deverá oferecer ao jogador adversário o direito de pegar um de seus prizes. O jogador pode optar por pegar o prize ou não. De ambas as formas a penalidade é dada e será reportada à POP.
  • Multi-Prize Card: O Multi-Prize Card é uma penalidade aplicável quando um erro foi cometido e afetou significativamente o estado do jogo e não existe uma forma clara de resolver o problema, ou quando um Prize-card já foi dado e um Game Loss é uma punição dura demais. Ao aplicar essa penalidade o juiz concede o direito ao jogador não-infrator de comprar até 3 Prize Cards, anunciando previamente quais irá comprar. Fica a cargo do jogador decidir se irá comprar as cartas ou não.

red-card

  • Game Loss: O Game Loss é uma penalidade aplicável quando um erro grave foi cometido e o jogo está irreparavelmente comprometido e sem possibilidades de continuação. Essa penalidade também é aplicável a outros problemas maiores em outras esferas de um torneio.
  • Disqualification: a Disqualification é a penalidade mais severa que se pode ser aplicada em um torneio. Ela é aplicada em casos de ações (intencionais ou não intencionais) terem comprometido todo o andamento do torneio.

Classificando os erros*

A POP classifica os erros cometidos pelos jogadores entre:

    • Minor: Erros de menor gravidade, com menor impacto no andamento do jogo.
    • Major: Erros mais graves, com impacto irreversível no andamento do jogo.
    • Severe: Erros extremamente graves que não permitem a reconstituição do jogo ao ponto anterior ao erro ou que não podem ser resolvidos de forma satisfatória

*Para mais informações sobre quais erros se classificam em quais categorias, faça o download.

A responsabilidade sobre o jogo

A responsabilidade sobre o jogo é dos dois jogadores participantes, portanto, qualquer erro que pudesse ser evitado será motivo de penalidade para ambos os jogadores, mesmo que sejam penalidades diferentes. O Pokémon TCG é um jogo que prima pelo bom ambiente, pelo clima amigável e pelo respeito entre os jogadores, portanto, é de responsabilidade de todos o bom andamento dos torneios.

As diferenças entre City Championships e Regional Championships do ponto de vista das penalidades

Por serem campeonatos de diferentes classificações, City Championships e Regional Championships têm diferentes instruções partindo da POP para a aplicação das regras. Mormente, nos Regionals, as penalidades serão mais severas do que nos Cities. A instrução é que os erros sejam punidos inicialmente da seguinte maneira:

      • Minor:
        • Tier 1 – Caution;
        • Tier 2 – Warning.
      • Major:
        • Tier 1 – Warning;
        • Tier 2 – Prize Card.
      • Severe:
        • Tier 1 – Game Loss;
        • Tier 2 – Game Loss.

Conclusão

valuesO Regional é um torneio muito mais importante que o City, também muito mais rigoroso em termos de regras e penalidades, é importante entender que é um outro patamar de torneio e o jogador tem que estar preparado para ele. No entanto, os Core Values do jogo, que são os valores que guiam a POP, a TPCi, os professores e deveriam guiar todos os jogadores, não devem ser esquecidos. O Fair Play também é extremamente importante para o bom andamento e o bom ambiente do jogo. Espero que tenham gostado e que o artigo tenha sido útil.

Abraços e bom torneio à todos!

Jogador de Pokémon TCG desde 2011, apresentador do Meta! Podcast e Professor Pokémon.