Primal Kyogre – A Baleia Assassina!

postado em: Análise de Decks | 7

Mais uma análise de decks saindo fresquinha pra vocês. Hoje vamos abordar um deck que nunca foi muito falado, mas que eu acredito que vai ganhar mais espaço por agora, devido ao metagame atual; menos sapo, mais Land/bats, mais Rayquazas, mais Raichus. Então, vamos ao que interessa, com vocês, o deck de Primal Kyogre.

Pokémon (9)

3x Kyogre EX
3x Primal Kyogre EX
2x Keldeo EX
1x Suicune

Trainers (39)

4x Sycamore
3x Skyla
3x Lysandre
3x N
1x Colress

4x Vs seeker
4x Dive Ball
3x Float Stone
2x Kyogre Spirit Link
2x Professor’s Letter
2x Energy Retrieval
1x Escape Rope
1x Startling Megaphone
1x Battle Compressor

1x Dowsing Machine

4x Rough Seas

Energys (12)

12x Água

A Baleia Assassina de EX!

 

A estratégia do deck é basicamente bater de Primal Kyogre e pegar 4 prizes no segundo ataque da baleia primitiva com a ajuda de Lysandre. Keldeo garante a mobilidade do deck e Suicune é a surpresa para atrapalhar seu oponente.

keldeo_s_tear_of_courage_by_ninja_jamal-d53gu6q
Rush In!!!!

Primal Kyogre EX: O principal atacante do deck, basicamente, ele faz a magica acontecer, seu ataque pode ser devastador contra decks que possuem muitos Pokemon EX e poucos ou nenhuma Mega evolução.  Seu ataque causa 150 de dano no ativo e 30 em cada EX do seu oponente no banco. Ou seja, um Lysandre no próximo Turno em um Pokémon já com 30 de dano, e BOOOM! 4 prizes! Ao atacar com a Baleia Assassina, você deve mover 2 enerias anexadas à ele para um dos seus Pokemon do banco. Além disso, o Primal Kyogre possui a anciente trait “Alpha Growth” que permite que você ligue até 2 energias da sua mão nele ao mesmo tempo, o que acaba suprindo a necessidade de ter que anexar duas energias para atacar novamente.

Keldeo EX: Uma carta que deixa o deck um pouco mais versátil. Sua habilidade permite que o Keldeo passe a ser o ativo uma vez no turno, desde que esteja no banco. Uma ótima habilidade para prevenir condições especiais dos seus monstrinhos ativos ou até mesmo atrasar o jogo. Keldeo também pode ser um ótimo atacante para terminar o serviço que a baleia começou. Seu ataque causa 50+20 de dano, para cada energia de água anexada ao Keldeo. Um ótimo “combo” com o Primal Kyogre, que ao bater, move as energias para o Keldeo finalizar qualquer coisa depois.

Suicune: Uma carta presente na lista apenas para conseguir vantagens em algumas matchs. Sua habilidade “Safeguard” previne qualquer dano e efeito causado ao Suicune por algum Pokemon EX. Bem interessante contra decks de Rayquaza, por exemplo. Além disso, Suicune pode ser usado como uma saída contra adversários que também utilizem algum Pokémon com Safeguard.

Skyla: Uma carta muito importante nesse deck, esta carta te possubilida um setup bem mais consistente, seja  buscando spirit link, dive ball, ou até mesmo letter. Uma carta indispensável neste deck.

Float Stone: Uma carta para melhorar a mobilidade do deck que possui altos custos para recuar. Anexada ao Keldeo, você ganha uma grande movimentação de Pokémon do ativo pro banco. Com o Rush In do keldeo + recuo “grátis” dado pela Float Stone.

Rough Seas: O melhor Stadium para o deck. Podendo gerar um grande poder de cura somado com a mobilidade dada pelo Keldeo, é possível ir curando seu Pokémon com grandes danos até que este esteja novinho em folha novamente.

Lysandre: Esse deck é muito dependente de Lysandre para nocautear 2 Ex ao mesmo tempo e pegar 4 prizes, seja para vencer o jogo ou até mesmo para colocar pressão no inicio do jogo.

Dowsing Machine: Só de imaginar que você pode voltar Letter, Rough Seas, Skyla e outras cartinhas mais, não me faz imaginar um Ace Spec melhor que Dowsing para esse deck.

Por que não utilizar Mega turbo?! Realmente o Mega turbo pode acelerar a energização do deck, mas dificilmente você vai conseguir atacar no segundo turno, mesmo com o uso de mega turbo e a habilidade do Primal Kyogre. Pense bem, para fazer essa proeza, seria necessário que você tivesse logo no segundo turno: 1 Mega turbo,  1 Primal Kyogre, Spirit Link (já poderia estar anexado ao Kyogre), 2 energias na mão, pelo menos 1 energia no descarte e claro, que o Primal Kyogre fosse seu Pokémon ativo. São tantas coisas necessárias para realizar o ataque no segundo turno, que eu abri mão (pelo menos nesta lista) de tentar atacar no segundo turno, para poder ter mais consistência e conseguir um ritmo de ataques coma Baleia mais constante após o terceiro turno.

kyogre_by_greyanimebeast-d2lfvtx

Conclusão

Bom, após alguns jogos-treino mudando uma coisa aqui, outra ali, cheguei nesta lista que me agradou muito. Bem consistente e consegue ganhar relativamente rápido apesar do deck ser lento. Uma vez que a Baleia começa com seu ataque, é difícil parar. O deck possui vantagem contra decks bem utilizados no formato atual. Não é um deck tão simples de se pilotar, necessita paciência e boa administração dos seus recursos. É isso ai, espero que tenham gostado e até a próxima! =D

Nascido em Belo Horizonte em 1994. Jogador de Pokémon TCG desde 2005 que adora jogar com decks diferentes a cada campeonato.
  • Heron Junior

    mas enquanto eu estiver montando o p kyogre, n vou estar muito vulneravel? tipo 3 turnos, até montar, já deu pra tomar bastante porrada….

  • Danilo

    O Suicune cm o Safeguard vai fazer a proteção enquanto o P Kyogre eh construido. Na minha opiniao caberia mais um suicune Ex nesta lista.

    • Danilo

      Corrigindo. Suicune normal.

  • Pedro Sales

    Na verdade, os Rush ins e o Rogue seas ja conseguem segurar muito o dano, alterando entre seus pokemon e curando todo turno. o suicune nao eh tao essencial para segurar, ajuda, mas o deck nao sofre tanto para danos no inicio do jogo. o grande problema sao os hit kill no late game, onde seu oponente ja possui um jogo mais montado e pode ser q consiga causar 240 de dano num ataque. as da pra se virar tb.

  • Bom artigo. Uma coisa que atrapalha esse deck no meta atual é a popularidade de bats. Com a maioria usando mime por causa de bats, kyogre sofre com isso tbm. Sem os 30 no banco o deck perde muito. Eu gosto de usar kyurem plasma nesse deck, mover energias pra ele e usar blizard Burn.

  • Em sua lista consta apenas 59 cartas.
    Se der, corrige ai.
    🙂

  • Pedro Sales

    Verdade, Joāo. Vlw ai! Foi erro de digitação msm, kkkkk