Pyroar/Charizard-EX – Ascensão do Fogo

postado em: Análise de Decks | 2

Fala galera, estou de volta com mais uma análise de deck, dessa vez vai ser Pyroar e Charizard que tem como parceiro o bom e velho Charizard, e sim, o Rei Leão está de volta. Depois de muito tempo ele voltará a te assombrar como fez no começo da temporada passada. Resolvi fazer esse artigo graças ao 1º colocado do LC de Brasília onde João “Charizard” como sempre utilizou bem sua carta preferida e Helbert, o “Byroar” conseguiu um segundo colocado no nosso mensal de setembro.

Introdução

Esse deck durante a temporada passada fez um belo trabalho nos regionais de Brasília e Goiânia, mas estava meio esquecido e com o formato mudando para XY-ON, muitos acreditavam que esse deck estava morto. Sim, eu me enganei também. A ideia do deck é montar um Charizard o mais rápido possível e nocautear todos os Pokémon que podem dar dano no Pyroar, feito isso, é só subir o Leão maldito e deixar ele na frente que nenhum ataque do oponente vai funcionar, é assim que ele funciona.

Lembrando que é uma lista base, você deve mudar conforme o metagame da sua região ou seu modo de jogar.

Card by Card:

Pokémon:

3 Charizard EX: O dono do deck né? Charizard se bem encaixado seu deck, consegue dar 170 no t1, sendo uma verdadeira dor de cabeça para o oponente, além de ser rápido e tem um hp muito interessante para ex. Quando muitos acharam que ele nunca veria o jogo, ele está aí nos surpreendendo.

3-3 Pyroar: Esse Pokémon andava um pouco esquecido com a grande quantidade de Megas que estavam aparecendo, mas pelo visto anda mostrando por ai o poder que ele ainda pode ter no formato. Sua habilidade chega a ser uma das mais ridículas do formato, “Intimidating Mane” faz com o que o oponente não acerte o Pyroar sem ter uma evolução em campo ou um Mega, além de um ataque muito bom que pode dar 2 hits em quase todos os Pokémon EX do formato, utilizando com o Blacksmith que dá uma aceleração muito grande para o deck.

2 Shaymin-EX: Aceleração mais do que importante para esse deck, como a ideia é atacar com o Charizard t1, nada melhor que abusar do “Setup” para conseguir tal façanha.

1 Lugia-EX: Resposta rápida e contra Seismitoad, dando uma pressão muito grande no Sapão.

1 Entei: Mesma função da Lugia-EX, além de poder dar um grande ataque caso seja nocauteado seu adversário vai pegar apenas 1 prêmio.

Treinadores:

4 Professor Sycamore/ 3 Shauna: Uma linha pesada de supporter, Sycamore é um motor bom para esse deck por acabar descartando as energias e poder utilizar depois, a Shauna está no deck porque não consigo gostar do Professor Gordinho (Birch).

2 Blacksmith: Talvez seja a carta mais interessante do deck, a aceleração que se consegue por causa dessa carta é impressionante, muitas vezes seus Pokémon de fogo estão todos sem energia e o oponente quase tendo certeza que vai ganhar, mas ela te faz voltar pro jogo muito rápido sem contar que ajuda para velocidade do deck.

4 Ultra Ball/ 1 Level Ball: Ultra vai descartando as energias e busca Pokémon no deck para depois usar Blacksmith, já a Level Ball é pra buscar um Litleo sem ter que gastar recursos da sua mão.

4 Scorched Earth: O estádio para dar velocidade para o deck, descarta uma energia de fogo compra duas cartas, ótimo estádio para esse deck em caso de trainer lock, sem contar que vai só ajudando para utilizar o Blacksmith.

3 Battle Compressor: Pessoalmente adoro essa carta em quase todos os decks, principalmente se utilizado com algum supporter que não tem uma linha tão pesada que é o caso de Ace Trainers/Blacksmith/Lysandre a cada VS Seeker você pode escolher qual melhor opção para aquele momento do jogo.

4 VS Seeker: Como dito no Battle Compressor utilizando 4 desse no deck faz com que o leque de possibilidades na hora da partida faça a diferença em algumas partidas.

2 Lysandre: Pode muito bem ser retirado um e colocar PyroCatcher (o que prefiro) mas resolvi fazer um deck mais simples e a partir do que ler vai montar de acordo com seu gosto.

1 Ace Trainer: Que carta situacional hein? Mas com VS Seeker e Battle Compressor pode ser bem útil pra virar algumas partidas.

2 Switch/ 1 Escape Rope: É rapaz, seus Pokémon não são leves viu? Então nada mais justo que encher de carta para recuar no deck, ainda mais sem Keldeo-EX e Float Stone. #chora :'(

3 Muscle Band: Seu Charizard vai fechar os 170 que é um dano bem mágico para nocautear bastante EX interessantes no formato e bater 110 com o Pyroar que pode ajudar a virar 2 hits em alguns Megas.

Possíveis Techs:

Pyroar (PHF – 12):PyroCatcher“, essa é a sua função, descartando uma energia anexada nele você pode dar um “Lysandre” em qualquer Pokémon do oponente, podendo assim começar a nocautear os básicos das evoluções ou minar os megas.

Seismitoad-EX (FUF – 20): Tira um pouco da velocidade do oponente o que particularmente gosto muito, o adversário não vai pra cima dos seus Litleo tão facilmente.

Acro Bike (PCL – 122)/Trainers Mail (ROS – 92): Existe uma maneira de deixar o deck speed e essas cartas são importantíssimas para esse modo de jogar.

Fiery Torch (FLF – 89): Uma carta bem esquecida pela maioria mas cai no mesmo sentido do deck rápido, talvez vale a pena colocar.

Faded Town (AOR – 73): O grande problema são os Pokémon Megas, algumas cópias dessa carta no seu baralho pode ajudar nesse quesito.

M Charizard-EX (FLF – 107): Pensei que nunca iria dizer isso, mas sim, essa carta pode ver um pouco de jogo, João “Charizard” utilizou ele pra ganhar algumas partidas e realmente pode ser bem útil contra alguns megas, principalmente P Groudon.

Mega Turbo (ROS – 86): Caso pense em usar o bichão, pode ser uma boa ter mais aceleração ainda.

Vídeos:

Partida filmada no nossos mensais em setembro, coloquei a derrota dele para mostrar que o deck tem sim potencial.

Uma derrota não tira o valor do baralho.


Veja a Final : Helbert “Byroar” (Charizard-EX/Pyroar) VS Gabriel Dutra (Seismitoad-EX/Manectric-EX-Bats)

Vantagens:

  • Tem muitos decks autowin.
  • O deck conta com aceleração de energia o que faz um diferencial para o tipo de fogo.
  • Se souber controlar e nocautear os Megas e as pré das evoluções você tem uma partida relativamente fácil.
  • É um deck que dá pra mexer bastante conforme o modo de jogar, pode deixar ele mais lento, mais rápido, tudo depende de como joga.
  • Acaba que é uma surpresa jogar de Charizard-EX e Pyroar, ninguém anda esperando muito esses bichos;

Desvantangem:

  • Se for um deck todo de stage 1 e ainda utilizar Vaporeon, acredito que seja uma dor de cabeça.
  • Seismitoad mesmo não sendo o mesmo da temporada passada, mesmo não tendo laser/virbank é chato conforme podem ver no vídeo da final.
  • O oponente fazer um mega muito rápido, você tem que fazer o mesmo com seu Charizard-EX para dar pressão, se não o jogo fica muito complicado.
  • Hex Maniac desliga por um turno sua habilidade que é a chave do deck.

Conclusão:

Não vim com um deck tier dessa vez porque acredito que é um deck que bem trabalhado pode dar muita dor de cabeça em um torneio, principalmente um formato que o empareamento é muito importante nos torneios. dependendo seu caminho muitos oponentes vão rezar para não jogar com você. Me surpreendeu muito os resultados desse fim de semana e os testes que fiz, a habilidade do Pyroar é muito forte, acho que todos que já jogaram contra sabem muito bem disso. Pra finalizar o melhor deck de Pyroar que eu já tive o prazer de jogar contra é do nosso escritor Pedro Sales onde ganhou um regional do Rio de Janeiro com ela, onde que naquele formato fez uma lista quase perfeita, você pode ler clicando aqui.

É isso aí galera, espero que tenham gostado, como disse é uma lista bem básica que deve ser trabalhado, mas tem muitos fãs de Charizard que deve ter muita vontade de jogar com seu Pokémon preferido. Qualquer dúvida estou a disposição e obrigado ao Helbert “Byroar” Nunes por ajudar na lista.

Jogador desde quando saiu a Base Set aqui no Brasil, tendo minha melhor temporada 11/12, onde que no Nacional 2012 consegui o primeiro top pra Minas Gerais, ficando em 7º colocado. Venci alguns torneios como City’s e BR’s e top’s nos Regionais. Parei por um tempo, mas estou de volta para esse incrível jogo.