Quad Lapras GX – Força e controle em um só

E ai galera, eu estou de volta aqui para falar de um deck que cresceu muito no gosto dos jogadores, e agora é o deck MAIS BARATO do formato, além de jogar de um dos meus jeitos favoritos no jogo, que é utilizando disrupt (quebrando o jogo do oponente) para vencer. Com vocês, o deck de Quad Lapras GX.

**Lembrando que você pode (e deve) alterar a lista de acordo com seu metagame local.


Card-by-card


4x Lapras GX: A (obviamente) estrela do deck, com 190 de vida e um primeiro ataque que faz voce comprar 3 cartas com uma energia ligada nele, é muito difícil voce ficar com mãos mortas nesse deck, seu segundo ataque Blizzard Burn causa 160 de dano com 3 energias de água e este Lapras não pode atacar nesse turno. No water box isso seria facilmente contornável com Manaphy ex, mas não podemos adicioná-lo aqui, pois não podemos dar prizes fáceis para o oponente. As vezes voce realmente ataca e espera, porque sabe que com um Fighting Fury Belt e fucking 230 de vida, o oponente dificilmente vai conseguir te matar. Seu terceiro ataque (o GX) é o mais interessante aqui, pois causa 100 de dano e deixa PARALISADO. Sim meus amigos. Isso significa que ao menos que seu oponente tenha uma Olympia/Pokémon Center Lady na mão ou uma Switch/Escape Rope, esse Pokémon da frente VAI ser nocauteado no próximo turno sim, pois no apanhado total o Lapras consegue em dois ataques (GX + Blizzard Burn) altíssimos 280 de dano (com a Fury Belt ligada). Só um Wailord com Fury Belt sobrevive a isso.

4x Sycamore/ 4x Vs Seeker/ 2x Lysandre – Padrão da maioria dos decks, embora decidueye/vileplume esteja causando problemas em alguns turnos iniciais lockando item.

2x Judge/1x N – Sim, esse deck utiliza Judge, carta esta que estava bem esquecida desde que N voltou ao formato na Fates Collide, e aqui ela se encaixa no inicio de jogo muito melhor que nosso amado N, já que se voce utilizar ela no primeiro turno, além de reduzir a mão do seu oponente a 4 cartas, podemos simplesmente dar Collect do Lapras e voltar a ter 7 cartas na mão. COMO QUE ZICA COM ISSO? Ainda assim temos um N, já que podemos começar o jogo perdendo, então as vezes o Judge não é a melhor jogada.

2x Professor Nogueira – Encaixado como uma luva no deck, Professor Nogueira dão ao deck aqueles míseros 20 de dano que faltariam para bater os (essenciais) 180 de dano, nocauteando assim todos os ex e gx básicos do formato (exceto o próprio Lapras e Zygarde EX, que é irrelevante agora). E além disso ainda compra duas cartas o que é bem forte nesse deck.

2x Team Flare Grunt / 1x Team Skull Grunt – Como nosso parceiro da Poké Paradise Felipe Ponce disse no vídeo dele, as vezes voce não precisa se apressar em matar os pokémons do oponente, simplesmente tire todas as energias dele de jogo. Com dois Flare Grunt voce consegue ter esse controle na mesa adversária, sempre limitando os ataques dele aos seus Lapras. E Com Team Skull Grunt voce além de quebrar energias da mão adversária, o que por si só já é uma dor de cabeça, voce ainda consegue controlar o jogo por olhar a mão toda do adversário, conseguindo antecipar sua próxima jogada em relação ao seu adversário.

1x Olympia/ 1x Pokémon Center Lady – Ambas cartas de cura de seus Pokémons, Olympia ainda pode te fazer recuar um Pokémon que voce precisaria recuar gastando energias, e ainda por cima curando 30 de vida. E Center Lady está aqui para impedir que qualquer condição especial te impeça de atacar naquele turno, além de curar grandes 60 de HP;

2x Pokémon Ranger – A grande jogada do deck é utilizar dois Pokémon Ranger no deck, pois, já que seu ataque te impede de atacar no turno seguinte, porque não cancelar esse efeito e atacar mais 160 DE NOVO. Além de ser um counter contra Jolteon EX que poderia ser um problema contra você (se seus martelos não forem suficientes).

3x Fighting Fury Belt – O item ideal para este deck, afinal, o foco é sempre manter o HP das suas Lapras lá em cima, e esta é a carta que voce precisa para isso.

4x Crushing Hammer – Uma das cartas que mais amo no jogo é utilizada em massa aqui, já que sua ideia é ir setupando sua mão com Collect e demorando normalmente 3 turnos para atacar, nada mais justo que ir impedindo seu oponente de te atacar tbm.

2x Enhanced Hammer – Só pra garantir que nosso oponente não vai manter energia em campo mesmo.

4x Rough Seas – Outra carta sensacional no deck, curando 30 de todos os seus Lapras ao mesmo tempo, segurando firme o jogo contra decks que dependem do 2HKO como Darkrai EX e outros.

2x Dive Ball – apenas isso para buscar nossos pokémons já basta, as Lapras acabam vindo naturalmente durante o ritmo constante do deck.

2x Max Elixir – Não precisamos esperar 6 turnos para setupar uma Lapras certo, apenas duas elixir estão aqui para nos darem uma forcinha no setup.

3x Switch – Outra forma de não ficar travado com uma Lapras na frente tomando dano, já que não possuímos Float stone no deck, uma alta quantidade de switch é suficiente.

3x Energy Switch – Carta que torna o deck muito versátil, podendo montar um Lapras no banco, trocar as energias entre eles e dar switch, pronto, voce trocou um lapras que poderia morrer por um vivinho e cheio de vida, mantendo suas energias na mesa.

11x Water Energy – Uma quantidade boa de energias, dificilmente voce dará miss de energia durante os turnos, o que é péssimo nesse deck.

Agora explicando um pouco do deck em si, ele possui uma estratégia bem semelhante ao antigo deck de Wailord, porém sem suas opções de cura mais drásticas (max potion), porém mantendo a disruption ao oponente com a alta quantidade de Hammers e Flare Grunt. Dependendo da match é mais fácil voce tentar quebrar todas as energias do adversário, do que acelerar seu jogo para atacar e pegar prêmios, pois, se o oponente não tem mais energias, ele dificilmente vai conseguir fazer algo para conseguir vencer, pois não conseguirá pegar mais nenhum prize. Ai sim começamos a atacar forte de Lapras, batendo seus 170 de dano praticamente todos os turnos, levando os jogos.

Decks baseados em energia especial são seu forte, afinal, voce consegue arrancar praticamente todas elas em todos os turnos. Exceto vespiquen que bate na fraqueza, ai esse não dá pra vencer MESMO, sem dúvidas é uma autoloss para este deck.

Decks baseados em danos progressivos como mega gardevoir, darkrai e Yveltal são partidas fáceis, pois voce consegue controlar o fluxo de energias, impedindo que ele cause muitos danos. (Apesar de que, por utilizar Exp. Share, o deck de Mega Gardevoir consegue segurar bem o jogo, visto que ela tem uma condição que nos complica em partidas).

A condição citada acima são decks que conseguem nocautear as Lapras em um único Hit, casos de Mega Gardevoir, Mega Rayquaza e Vespiquen. Pois assim as Lapras dificilmente conseguem subir batendo já que elas podem morrer em todos os turnos.


Cartas interessantes a se adicionar no deck:


Hex Maniac – Essencial em um formato LOTADO de decks com Vileplume, que impedem boa parte do nosso deck de funcionar, além de estarem acompanhados de atacantes de planta, que dificultam mais ainda nossa vida.
Wobbuffet – Uma carta interessantíssima nesse deck, que permite que voce suba ele quando um Vileplume estiver te travando e permitindo a você utilizar seus itens. Pode se encaixar melhor que Hex Maniac, pois estará na mesa para o turno que precisar.


Conclusão


Bom galerinha, essa matéria ficou um pouco curtinha, pois o deck de fato é bem simples e fácil de entender e jogar também. E o que você acha? Já testou o deck na sua Liga local? Tem uma lista diferente ou algum palpite? Comente ai embaixo e opine para nós, dê sugestões e críticas, pois todas são bem vindas. Um abraço galera e até a próxima.

Gostou desse deck? Achou ele forte/poderoso e quer jogar com ele ainda hoje pelo Pokémon TCG Online ?? Então está resolvido, você pode conseguir a base virtual deste deck por aqui: http://www.pokeparadise.com.br/

Jogo Pokémon TCG faz dois anos. Na temporada 2014/2015 tive minhas primeiras experiências em campeonatos grandes, com um 10ª lugar no regional de Goiânia, e top 4 nos Citys de Vitória e BH. E uma vitória nos campeonatos mensais que fazemos em Belo Horizonte.
  • Luis Ed Campos

    Mt bom artigo! Só não estou concordando com wobbuffet, venho testando essa lista dia pos dia, e todas experiencias com wobbuffet são horriveis! 1º não tem como recuar ele com frequência, 2º startar com ele é praticamente pedir pra perder, o deck conta com 3 swtich e 1 olympia, colocando essa tech em prática não me trouxe quaisquer beneficios, inclusive na match contra decidueye, mesmo q vc suba wobbo para hammer,hammer e compania ( raramente sao as ocasioes em que isso é aplicavel , uma vez q vc teria de recuar uma lapras gastando energia ou dando olympia) ainda assim acho custosa e pouco benefica essa tech. Entretanto, o uso de 2 hex me trouxe ótimos resultados, inclusive uso de talonflame protegendo minha lapras de um possivel ataque de decidueye ou lurantis, e tutorando a minha hex maniac. Parabens pelo artigo chris.

  • Matheus Rocha

    Removi a Olympia e adicionei um Manaphy EX e o jogo fluiu melhor ainda, pra nao ficar dependendo só de switch pra substituir