Rayquaza EX – O Grande Dragão Branco

postado em: Análise de Decks | 0

Faaala galera, já faz um tempo que não posto nenhuma análise de decks, então estou aqui de volta. Com o banimento do Lysandre’s Trump Card muitos decks irão sofrer mudanças (sim é apenas uma carta banida, mas que muda toda a estrutura do jogo). Como ainda temos o mundial nesse mesmo formato é bobagem falar de decks para o novo formato, que ainda nem sabemos qual vai ser. Por isso, irei analisar decks para ajudar jogadores que pretendem jogar o mundial e outros torneios não sancionados.

Sem mais enrolação, vamos ao deck de hoje. Resolvi trazer duas versões listas de M Rayquaza EX que achei interessantes, mesmo com a queda do Trump Card, M Rayquaza/Planta e M Rayquaza/Metal.

 

M Rayquaza EX/Planta:

Pokémon (17)

4x Rayquaza EX (Incolor)
3x M Rayquaza EX (Incolor)
4x Shaymin EX (Set Up)
2x Swablu
1x Altaria (Clear Humming)
1x Virizion EX
1x Exeggcute (Propagation)
1x Tropius (PLB)

Trainers (33)

4x Sycamore
3x Winona
3x N
2x Colress
1x Lysandre
4x Vs Seeker
4x Ultra Ball
3x Mega Turbo
3x Rayquaza Spirit Link
1x Computer Search
1x Battle Compressor
4x Sky Field

Energy (10)

6x Grass Energy
4x DCE

Esse deck me surpreendeu pela velocidade e capacidade de causar 240 de dano com tanta facilidade. Fiquei impressionado nos testes que fiz, é um deck com uma mecânica bem simples e um setup bem consistente. A estratégia é basicamente utilizar o combo Sky Field + Emerald Break (ataque do M rayquaza EX) para matar praticamente tudo do formato! Com a ajuda de Shaymin EX, Ultra ball, Winona e Mega turbo, causar danos absurdos logo no primeiro turno não é nada anormal para esse deck.

M Rayquaza EX/Metal:

Pokémon (21)

3x Bronzor

3x Bronzong

3x Shaymin EX

2x Aegislash EX

2x Rayquaza EX (Incolor)

2x M. Rayquaza EX (Incolor)

2x Exeggcute (Propagation)

1x Keldeo EX

1x Cobalion EX

1x Heatran (PHF)

1x Jirachi EX

Trainers (29)

4x Sycamore

2x N

2x Colress

2x Lysandre

1x Skyla

4x Vs Seeker

4x Ultra Ball

2x Float Stone

2x Rayquaza Spirit Link

1x Switch

1x Computer Search

4x Sky Field

Energys (10)

7x Metal Energy

3x DCE

Essa formação do deck é muito interessante, os atacantes do tipo metal melhoram a partida do Rayquaza contra suas piores matchs, Bronzong deixa o deck mais consistente no final do jogo, o que é um problema constante em outras variações do Rayquaza. Um deck versátil que abusa de outros atacantes.

Agora vamos a um Card by Card das cartas presentes em ambas as listas:

M Rayquaza EX: O principal atacante. Seu ataque Emerald Break causa 30 de dano vezes o numero de Pokémon que você possui no banco. Se parar pra pensar, normalmente esse ataque causaria 150 de dano como dano máximo, mas existem cartas nesse deck exatamente para ampliar o poder de fogo desse monstro. Além disso, o Mega Rayquaza possui uma ancient trait que permite que este evolua no mesmo turno em que sua pré evolução foi jogada em campo, ou seja, você pode simplesmente colocar um Mega Pokémon em campo no seu primeiro turno. Clique aqui para uma análise mais detalhada desta carta.
Sky Field: Esse stadium faz com que cada jogador passe a ter 8 espaços no banco, ou seja, pode-se colocar 8 Pokémon no banco! A carta perfeita para que M Rayquaza cause 240 de dano, caso seu banco esteja cheio. Clique aqui para uma analise mais detalhada desta carta.
Shaymin EX: É a grande ferramenta de aceleração, esse Pokémon possui uma habilidade que permite que vocêboni compre cartas até ter 6 cartas em sua mão. Uma ótima aceleração para o deck e para seu Setup. Clique aqui para uma análise mais detalhada desta carta.
Altaria: Uma carta que está no deck basicamente para manter sua tranquilidade contra Pokémons elétricos, que são a fraqueza do Mega Rayquaza. Sua habilidade ignora a fraqueza de todos os seus pokémon incolores. Como se não bastasse, Altaria tem a mesma anciente trait que o Mega Rayquaza e pode evoluir no mesmo turno em que Swablu foi colocado em campo.
Virizion EX: Outra carta para manter a sua tranquilidade. Desta vez, contra as condições especiais, já que sua habilidade previne qualquer condição especial em seu Pokémon ativo, caso ele tenha uma energia de planta anexada.
Exeggcute: Um Pokémon que serve como ampliador de dano para o Rayquaza. Sua habilidade “Propagation” faz com que este Pokémon retorne do descarte para sua mão. Então, toda vez que seu Sky field for descartado cada jogador deve descartar Pokémon do banco até ficar com no máximo 5. Com a habilidade do Exeggcute, ser descartado não vai ser um problema e assim que Sky Filed retornar, você pode joga-lo novamente no banco para sair batendo mais e mais de Rayquaza!
Tropius: O deck realmente sente falta de um atacante não EX. Eu optei por Tropius por bater na fraqueza de Pokémon que podem ser chatos contra esse deck, Seismitoad e P Groudon é claro. E para fazer uma função de atacante não EX e um jogo de 7 prizes.
Mega Turbo: Essa carta permite que o jogador busque por uma energia do descarte e ligue em um Pokémon Mega. Uma carta que te faz montar um Mega Rayquaza em apenas um turno com a ajuda de DCE.

Trio parada dura.

Bronzong: Com sua habilidade “Metal link” permite que o jogador pegue uma energia de metal do descarte e anexe em um Pokémon do banco. Uma habilidade muito conveniente que permite sempre ter um atacante pronto no banco com o decorrer do jogo.

Cobalion EX: Um ótimo atacante para contornar uma fraqueza do Rayquaza, o deck de Seismitoad EX. Seu primeiro ataque, com apenas uma energia de metal, causa 30 de dano e ainda permite que você descarte uma energia especial ligada ao Pokémon defensor do oponente. Um verdadeiro pesadelo para Seismitoad EX.

Aegislash EX: Outro ótimo atacante que com o auxilio de sua habilidade “Mighty Shield” e o “Metal Link” do Bronzong pode causar muita dor de cabeça ao seu adversário. Sua habilidade, previne que Aegislash receba qualquer dano causado por ataques dos Pokémon do seu oponente que tenham energia especial ligada a eles, uma habilidade bem interessante em um formato com inúmeras energias especiais.

Conclusão: Ambos os decks possuem velocidade e consistência impressionantes, principalmente a primeira versão, a facilidade com que causa 180 de dano também é um fator muito positivo. Em minha opinião, é um dos decks mais fortes do formato atual e tem tudo para ficar ainda mais forte daqui um tempo! Com o banimento de Lysandre’s Trump Card, é preciso saber dosar e utilizar bem seus recursos, já que são estrategias que abusam da habilidade de Shaymin EX. Sua grande “fraqueza” é não ter um bom atacante não EX que encaixe bem com o deck. Fora isso, o deck é fantástico! É isso ai e nos vemos na próxima análise!

Nascido em Belo Horizonte em 1994. Jogador de Pokémon TCG desde 2005 que adora jogar com decks diferentes a cada campeonato.