Regras Play! Pokémon – Parte 1

postado em: Regras | 1
Bem vindos galera!
Olá a todos! Pra quem não me conhece meu nome é Alex Oliveira, sou um jogador de BH relativamente novo no ambiente competitivo do TCG, recém aprovado no Professor Exam da Play! Pokémon e hoje estarei dando algumas dicas sobre as regras oficiais e as penalidades envolvidas em eventos première. Com os regionais chegando, nada melhor do que dar uma revisada nas regras do jogo! Um último adendo antes de começar com o artigo: todas as regras e interpretações expressas aqui são de minha responsabilidade que por sua vez não implicam na visão oficial da The Pokémon Company, Copag, TCMG ou qualquer outra organização, qualquer erro por favor informe nos comentários. Tendo isso em mente, vamos lá!
Primeiramente, todas as regras são feitas para que seja possível proporcionar um ambiente de jogo divertido, justo e não estressante para todos! Por isso, toda penalidade deve ser dada da maneira mais discreta possível, para não envergonhar o jogador, afinal todos queremos incentivar que todos joguem bem entre si. Um jogador pode tentar “dropar” de um torneio para não receber uma punição mais severa (que provavelmente já iria receber), porém isso é considerado uma trapaça, e trapaças são as piores atitudes que um jogador pode cometer em um evento.
As penalidades podem ser divididas da seguinte forma(está em ordem crescente de severidade):
Caution (Cuidado!): Essa é a penalidade mais básica, mais utilizada na categoria junior pelo fator da idade dos jogadores. O juiz apenas adverte o jogador que ele está fazendo algo errado. Neste caso o juiz explicará o que o jogador está fazendo de errado e que se isso se repetir pode resultar em uma punição mais severa.

Warning(Atenção!): O warning é similar ao caution, sendo uma notificação ao jogador. A diferença é que os warnings devem ser reportadas à Pokémon Organized Play (POP) pelo Head Judge (juiz chefe) ou pelo organizador do torneio. Depois de penalizar um jogador com um warning o juiz deve confirmar que o jogador penalizado está ciente das regras oficiais e que uma repetição da quebra de regra resultará em uma penalidade mais severa, como um Prize Loss ou um Game Loss.

Prize Card: Esta penalidade é utilizada quando um erro foi cometido afetando significativamente o jogo e não há uma maneira clara de resolver o problema, ou quando um Warning já foi dado e uma penalidade de Multi-Prize Card seria muito pesada. Quando essa penalidade é aplicada o oponente do jogador punido tem a opção de pegar um Prize Card (uma Carta Prêmio) para sua mão. A penalidade é registrada mesmo quando o oponente escolher não pegar a Carta Prêmio. Se a Carta Prêmio pega era a última, o jogo termina e o jogador que pegou a Carta Prêmio vence o jogo.

Multi-Prize Card: Esta penalidade é utilizada quando um erro foi cometido afetando gravemente o jogo e não há uma maneira clara de resolver o problema, ou quando uma penalidade de Game Loss seria muito pesada. Quando essa penalidade é aplicada o oponente do jogador punido tem a opção de pegar até 3 Prize Cards (Cartas Prêmio) para sua mão. O jogador oponente pode escolher pegar menos que as 3 Cartas Prêmio, e deve anunciar quantas Cartas Prêmio pegará antes de fazê-lo. A penalidade é registrada mesmo quando o oponente escolher não pegar nenhumaCarta Prêmio. Se alguma das Cartas Prêmio pegas era a última, o jogo termina e o jogador que pegou a Carta Prêmio vence o jogo.

Cuidado com o Game Loss!
Game Loss:  A penalidade Game Loss é dada quando um erro gravíssimo foi cometido sendo impossível reparar o erro e continuar com o jogo. Essa penalidade também pode ser utilizada em outros casos graves de quebra de regra, mesmo fora de jogo. Quando essa penalidade é aplicada, o jogo é registrado como derrota para o jogador punido. Em casos extremos, onde graves erros foram cometidos por ambos os jogadores em uma partida, um Game Loss pode ser aplicado aos dois jogadores simultaneamente. Uma partida terminada desta forma é registrada como não tendo vencedor. Se essa penalidade é aplicada entre rodadas, a penalidade é aplicada à próxima partida do jogador.


Disqualification: Desqualificação é a penalidade mais sériaque pode ser aplicada em um torneio. Seu uso deve ser estritamente reservado aos casos mais extremos, onde as ações do jogador (intencional ao não intencional) impactou gravemente e negativamente a integridade e a operação do evento inteiro. Jogadores que recebem essa punição são removidos do torneio e não podem receber nenhum prêmio. É importante ressaltar que a remoção deve ser feita de maneira que não inflame, estenda  ou chame nenhuma atenção à situação mais do que o absolutamente necessário.
Dependendo do momento em que ocorre a desqualificação há um diferente impacto no decorrer do torneio:
            *Se desqualificado após o pareamento do match ativo for feito, o jogador punido é considerado o perdedor naquela rodada, e então dropado do evento.
            *Se desqualificado após seu match é completado mas antes do pareamente da próxima rodada, o jogador punido é simplesmente dropado do evento.
            *Se desqualificado durante uma partida, o jogador punido é dropado do evento e o seu oponente recebe a vitória naquela rodada.
Dependendo das ações do jogador punido, pode ser necessário solicitar ao mesmo para deixar o local do torneio. O jogador punido tem direito à um tempo para recolher suas coisas e comunicar aos outros jogadores que possivelmente tenham vindo com ele.
As penalidades por infrações às regras podem aumentar ou diminuir em severidadede acordo com as circunstâncias. Cabe ao juiz do evento decidir quando e como aplicá-las. Porém os juízes ou organizadores devem sempre consultar ao Head Judge do torneio antes de dar uma punição mais severa que o Warning. Todas as punições devem ser informadas ao Head Judge do evento. Por sua vez, o Head Judge deve comunicar à POP todas as punições dadas, exceto Caution.
Agora que conhecemos todas as penalidades que podem ser dadas e como funcionam, vamos às infrações que podem acontecer em um torneio:

TIPOS DE INFRAÇÕES:

Existem várias categorias de infrações, cada uma tratada separadamente baseada na idade e no nível de experiência dos jogadores envolvidos.
Cada infração lista duas penalidades. As penalidades de Level 1 é a primeira penalidade que deve ser dada ao jogador cometendo aquele tipo de infração em um evento como um torneio de uma loja, League Challenge, ou um City Championships. As penalidade de Level 2 deve ser atribuídas em eventos maiores como Campeonatos Estaduais, Campeonatos Regionais, Campeonatos Nacionais ou no Mundial, pois jogadores destes eventos são considerados em um nível acima dos jogadores casuais.

1) Game-Play Error

Aqui estão listados os erros mais comuns que acontecem durante o curso de uma partida. Esses erros podem ser bem leves, ou pode ser irreversível. Esta categoria define três níveis de erros e define as penalidades apropriadas para cada um.

            1.1) Erros Leves
            Esses erros têm impactos muito leves no jogo e geralmente podem ser consertados rapidamente.
            Exemplos de Erros Leves de Game-Play incluem:
·         Colocar uma carta na mão sem mostrar ao oponente quando o efeito da carta fala para mostrar;
·         Esquecer de descartar uma carta Supporter (Apoiador) após jogá-la;
·         Declarar um ataque sem ter as energias apropriadas para isso;
·         Comprar uma carta a mais;
·         Esquecer de jogar a moeda para um Pokémon Queimado ou Envenenado durante os turnos;
·         Sem querer, revelar a carta do topo do seu deck ou um dos Prize Cards.
Penalidade inicial recomendada:
Level 1: Caution
Level 2: Warning
            1.2) Erros Graves
            Quando o estado de jogo está irreversivelmente confuso devido à erros durante a partida, é apropriado ao juiz atribuir uma penalidade mais alta. Penalidades de erros graves também podem ser usadas para erros leves que deixaram o jogo muito confuso para voltar ao normal.
            Além da penalidade ao jogador infrator, um Caution deve ser atribuído ao jogador oponente por ter ignorado as regras e deixado (intencionalmente ou não) o erro ocorrer.
            Exemplos de Erros Graves de Game-Play incluem:
·         Anexar mais de uma carta de Energia em um mesmo turno sem um efeito que te permita fazer isso;
·         Embaralhar o seu deck no meio do jogo sem um efeito que te permita fazer isso;
·         Não randomizar (embaralhar) suficientemente o deck;
·         Esquecer de separar as cartas prêmio no início do jogo *;
·         Pegar uma carta prêmio sem nocautear um Pokémon;
·         Esquecer de colocar marcadores de dano em um Pokémon devido à um efeito obrigatório, como evenenado;
·         Usar uma Ability (Habilidade) quando uma carta previne o seu uso.
Penalidade inicial recomendada:
Level 1: Warning
Level 2: Prize Card
*Se o Head Judge determiner que o jogador infrator ganhou vantagem significante devido à esse erro, a penalidade inicial deve aumentar de nível. Se o Head Judge julgar que o estado do jogo é irreversível, a penalidade deve ser aumentada para Game Play – Erros Gravíssimos.

            1.3) Erros Gravíssimos
            Em alguns casos, um erro de jogo faz com que seja impossível revertê-lo. Nesses casos, não tem como o juiz nem os jogadores resetarem o jogo à um ponto onde pode ser continuado.
            Além da penalidade ao jogador infrator, um Warning deve ser atribuído ao jogador oponente por ter ignorado as regras e deixado (intencionalmente ou não) o erro ocorrer.
            Exemplos de Erros Gravíssimos de Game-Play incluem:
·         Embaralhar sua mão no deck sem um efeito que te permita fazer isso;
·         Embaralhar suas cartas Prêmio no deck sem um efeito que te permita fazer isso;
·         Embaralhar seu descarte no deck sem um efeito que te permita fazer isso;
·         Recolher suas cartas antes que ambos os jogadores concordem quem ganhou o jogo.
Penalidade inicial recomendada:
Level 1: Game Loss
Level 2: Game Loss
2) Marked Cards (Cartas Marcadas)

Cartas no deck de um jogador que são claramente diferenciáveis de outras cartas no deck durante um jogo são chamadas marcadas. Uma variedade de situações podem fazer com que o jogador de um deck fique marcado. Como cartas marcadas podem indicar a próxima carta que o jogador irá comprar, indicar o conteúdo do seu deck ou a posição de uma carta específica no deck, cartas marcadas não são permitidas em um evento sancionado de Pokémon TCG. Se este problema é percebido durante a checagem do deck antes do início do evento, esse problema pode ser corrigido sem se aplicar uma penalidade.
Quando um juiz for aplicar uma penalidade por este motivo, ele irá analisar ambos os tipos de marcações nas cartas ou nos sleeves e a quantidade de cartas marcadas. Por exemplo, se um deck contém 5 cartas de diferentes tipos com o sleeve um pouco maior, esse jogador ganhou uma pequena vantagem. Porém, se essas mesmas 5 cartas possuem a mesma mecânica, como buscar um Pokémon no deck (Ultra Ball, Computer Search e Pokémon Fan Club), uma grande vantagem é ganha, por isso uma penalidade muito mais severa deve ser aplicada.
Se um jogador recebe a ordem para randomizar as cartas nos sleeves, ele deve tirar todas as cartas dos sleeves, embaralhar, e recolocar nos sleeves. Essa prática evita que uma marcação passe despercebida, uma vez que recolocar as cartas nos sleeves diminui a chance de ter um padrão de cartas marcadas. Os jogadores sempre são responsáveis pela condição de suas cartas e seus sleeves, mesmo se qualquer erro passar despercebido pelo juiz durante uma checagem anterior.

            2.1) Marcações Leves
            Essa penalidade é aplicada quando existem cartas marcadas mas não existe um padrão nas cartas marcadas. Se existe algum indício de um padrão nas cartas marcadas uma penalidade mais severa é aplicável.
            Colocar as cartas em sleeves (se estiver sem) ou trocando os sleeves danificados (se estão em sleeves) geralmente resolve o problema. Cartas ou sleeves marcados devem ser trocados o mais rápido possível, sem interromper o jogo.
            Exemplos de Marcações Leves incluem:
·         Duas energias básicas, um Litleo, um Pokémon Catcher e uma Max Potion tem uma marca de sujeira na parte inferior do sleeve. A combinação dessas cartas não representa um padrão que deixaria o jogador em uma vantagem significativa;
·         Os sleeves do jogador possuem um desgaste natural ou arranhões em diferentes partes dos sleeves, que permite ao jogador perceber quais cartas são com uma observação superficial;
·         Várias cartas do jogador são versões alternativas Foil ou Reverse-Foil da carta, o que causa uma pequena curvatura no centro da carta. Porém, apesar de serem identificáveis, há uma grande variedade deste tipo de carta e não formam um padrão;
Penalidade inicial recomendada:
Level 1: Caution
Level 2: Warning
            2.2) Marcações Graves
            Essa penalidade é aplicada ao jogador que tem cartas marcadas e há claramente um padrão entre as cartas marcadas. Devido a possibilidade alta deste jogador ganhar vantagem, as penalidades desta categoria são mais severas. Uma investigação mais detalhada deve ser feita para saber se as marcações são intencionais, ou se o jogador está usando marcações acidentais para intencionalmente ganhar vantagem. Se é o caso de marcações intencionais for confirmado, a penalidade deve ser elevada para Conduta Antiesportiva: Trapaça, e a ação apropriada deve ser tomada.
Colocar as cartas em sleeves (se estiver sem) ou trocando os sleeves danificados (se estão em sleeves) geralmente resolve o problema. Cartas ou sleeves marcados devem ser trocados o mais rápido possível, sem interromper o jogo.
            Exemplos de Marcações Graves incluem:
·         Todos os Pokémon básicos do deck de um jogador são versões alternativas Foil ou Reverse-Foil, causando uma pequena curvatura no centro da carta. Isso cria um padrão que permite ao jogador identificar todos os Pokémon básicos quando as cartas estão viradas para baixo;
·         Uma carta do deck doi danificada, criando uma marca visível através do sleeve na área danificada, permitindo que a carta seja facilmente identificável enquanto virada para baixo;
·         Os sleeves de todas as Energias Especiais do deck do jogador são um pouco maiores que o resto dos sleeves do deck.
Penalidade inicial recomendada:
Level 1: Multi-Prize Card
Level 2: Game Loss
Aqui terminamos a primeira parte das penalidades aplicáveis em um torneio première. Ao final da segunda parte, poderemos condensar as informações em um arquivo PDF e disponibilizar para acesso aqui no Brasil, uma vez que não temos uma versão deste documento traduzida e atualizada no momento.
Na segunda parte veremos: 3)Problemas com o Deck; 4)Tempo de Jogo; 5)Erros de Procedimento; 6)Conduta Antiesportiva. Além da conclusão final do artigo.
Espero que tenham gostado e até lá! =)

Não perca o próximo para saber tudo sobre as Regras!


Alex Oliveira

Somos um blog feito pelos jogadores de Pokémon TCG de Belo Horizonte, em que sentimos vontade de compartilhar suas opiniões sobre o jogo, desejamos que mais pessoas venham para este mundo de diversão e alegria.