Report Nacional – Hugo Suanno – Virizion/Genesect/Seismitoad

postado em: Campeonatos | 1

Fala galera! Meu nome é Hugo Suanno, sou de Goiânia/GO e trago aqui o meu report sobre Campeonato Nacional de Pokémon TCG 2015 e um pouco sobre minha história no mundo TCG.

Comecei a jogar Pokémon TCG desde seus primórdios, em 2000 se não me engano, com a chegada da Base Set no Brasil. Jogava todos os domingos pela manhã na Liga Pokémon da Solo Sagrado e sempre que podia levar brinquedos para escola eu e meus amigos levávamos nossos decks e cartas para trocar. Quase uma década sem jogar Pokémon TCG dois amigos meus da faculdade Gustavo Vieira e Yan Machado compraram um deck starter cada(Reshiram e Zekrom) e falaram pra mim montar um deck com as cartas que eu tinha… Perdi, perdi feio! rsrs Para deck starter!! Eu tinha Rocket’s Mewtwo e varias outras coisas que eram muito boas na época. Foi minha deixa para investir em Pokémon TCG novamente, joguei a temporada passada e essa desde então.

Decklist

Depois de treinar e testar infinitas variações de decks com o pessoal da Goiânia Random Impact Team, decidi com o Walter Abreu que eu jogaria com esse deck, eu conseguiria counterar vários decks do formato controlando o jogo com martelos, Head Ringer, Quaking Punch e o poder destruidor do G Booster!

Lista:

Pokémon :

3x Genesect EX
3x Virizion EX
3x Seismitoad EX
2x Shaymin EX

Trainers :

4x Professor Juniper
3x N
1x Colress
1x Az
1x Lysandre Trump Card
1x Lysandre

4x Crushing Hammer
4x Ultra Ball
3x Head Ringer
3x Muscle Band
3x Vs Seeker
2x Switch
2x Super Scoop Up
1x Enhanced Hammer
1x G Booster

Energias :

8x Grass Energy
4x Double Colorless Energy
3x Plasma Energy

1ª RODADA

Jaime Cardoso – Seismitoad/Slurpuff

Jaime chegou atrasado na mesa, já achei que meu oponente não viria e que seria uma vitória sem jogo. Atrasado e com erro na decklist, mas tudo deu certo pra ele! Esse foi o jogo mais zicado da minha vida… Não tem muito o que falar, iniciei bem o primeiro jogo com Seismitoad EX na frente e Genesect EX no banco enquanto ele só tinha um Swirlix como ativo e um Swirlix no banco. Dei Quaking Punch no meu T1, ele evoluiu usou Tasting e passou, tinha N e um Colress na mão e decidi não usar pois ele não estava fazendo nada, acabou que em três turnos ele usou Center Lady, N e Team Flare Grunt… O que me zicou bastante!! Usei apenas um Lysandre tentando me libertar do Quaking Punch mas não deu muito certo, foi o único support que usei nos dois jogos.
0/1/0

2ª RODADA

Vinicius Dias – FairyBox

Nesse jogo meu deck girou perfeitamente!!
Quaking Punch com Muscle no T1 com meu banco montado. Depois disso foi só administrar o jogo, ele não conseguiu descer o Regirock(para minha alegria) e acertei todos meus hammers! O segundo jogo foi basicamente igual o primeiro… Primeira vitória do dia!
1/1/0

3ª RODADA

Renato Christian – Virizion / Genesect

Mano… Que zica minha e dele! Primeiro game ele startou de Jirachi EX e eu de Shaymin… Eu consegui me restabelecer mais rápido por causa do Super Scoop Up tirando o Shaymin da frente dando espaço pro meu Virizion com energia e Muscle! Controlei o primeiro jogo com Hammers e Head Ringer. Segundo game ele startou de Jirachi EX e eu de Shaymin! rsrsrs Quais as chances?? O mesmo Super Scoop Up que veio na primeira mão veio de novo só que dessa vez não deu cara e ele deu Cassius no Jirachi EX armando o jogo dele mais rápido, só que consegui controlar com Hammers e Head Ringer e perdi o game por causa da outra coroa em outro Shaymin . Fomos pro 3º jogo o deck dele rodou e o meu não… Perdi! Grande jogador o Christian e muito gente boa. Top4 no nacional não é atoa!
1/2/0

4ª RODADA

Gabriela Lima – Primal Groudon /WOBBUFFET

Sentei na mesa ela viu meu shield das eeveelution com Leafeon e minha pelúcia do Leafeon e falou “Leafeon de novo não!!”. Percebi que seria uma match boa, quando o jogo começou dei um missplay(não me custou o jogo mas foi um missplay grave) dei ultra ball pra Shaymin com Wobbuffet ativo, quando ia comprando ela me avisou e não comprei(pelo menos um Pokémon a mais no banco me garantiu um Colress para 4 rsrs). Controlei o primeiro game com hammers e Head Ringer. Fomos para o segundo game ela conseguiu fazer P Groudon no t2 e não consegui meu Emerald Slash no T2, me atrasei no jogo e perdi. No terceiro game consegui fazer tudo q podia controlando o jogo e tendo 2 Genesect EX montados no T4. Segunda vitória no torneio!
2/2/0

5ª RODADA

Walbertyson Oliveira – Suicune/Aurorus

No primeiro e único game durou 45 minutos! Ele abriu com 2 Suicune e eu com Seismitoad EX e Genesect EX no banco. Ele usou fossil researcher pegando duas Amaura(pensei na hora… Que deck é esse?!?!?) colocou uma energia e passou. Dei ultra ball pra Shaymin para fazer meu setup e tive uma surpresa muito desagradável, G Booster prizeado!!!!! Na hora pensei em desistir e partir para outra, mas como ele ja tinha duas amauras em jogo tentei a sorte em pegar o prêmio certo ele chegou a colocar uma terceira Amaura em jogo… Peguei 3 prizes sem sucesso em conseguir o G booster(me decidi em desistir e partir para o próximo game, mas antes peguei a pilha de descarte dele e vi que ele não possuía N nem Trump Card). Ganhei esse jogo impossível de ganhar na experiência!(Fiquei muito orgulhoso de mim mesmo e esse game me deu uma vibe positiva para continuar correndo atrás do top8). Deixei de dar quaking punch para ver se ele mordia a isca, e deu certo! ele deu vs seeker para juniper e usou e gastava os itens todos da mão, uma vez que a mão dele ficava numericamente menor que os prizes dele eu usava N para ele comprar mais cartas, controlei nos hammers e repeti a falta de quaking punch e N na hora certa. Ele perdeu o primeiro game por causa de deckout aos 45 minutos, quando iniciamos o segundo jogo o tempo acabou e ganhei um jogo impossível!!

3/2/0

6ª RODADA

Gustavo Fabrin – Donphan/P Groundon

Perdi minha moeda da sorte no começo do game e meus martelos começaram a dar coroa! Pelo menos meus super scoop up estavam dando cara! Controlei os dois jogo com Hammers e super scoop up! Keep Calm and Quaking Punch!

4/2/0

7ª RODADA

Felipe Santos Fregonassi – VirGen/Deoxys

Novamente uma mirror match! Teve um erro de emparceiramento nessa rodada e ficamos conversando na mesa, o cara era super gente boa! Primeiro game consegui startar com 2 virizion EX! Energia, muscle no ativo e esperei o meu proximo turno pra colocar o head ringer pra ver aonde a energia iria! Consegui controlar bem o primeiro jogo e descartei todos meus sapos! O segundo jogo ele startou de Deoxys EX e eu startei de Seismitoad EX, ele não conseguiu recuar para o virizion ex que estava no banco e passou. Coloquei a double e muscle no Toad montei meu banco e dei 3 Quaking punch seguidos e dei Red Signal no virizion ex sem energia e continuei a dar Quaking Punch e eu ja tinha um genesect ex montado com g booster nessa altura do jogo! Travei os itens dele até que meu Seismitoad EX fora nocauteado pelo Virizion EX dele. Subi meu Genesect montado, liguei uma DCE nele e dei Lysandre para o Genesect EX pronto do banco, dei G Booster para nocaute e comprei um Vs Seeker dos prizes e torci para ele não dar N ele deu Skyla e já senti minha vitória! Esperei o turno dele acabar, liguei uma energia no genesect dei lysandre no Jirachi EX e dei Megalo Cannon nocauteando o Jirachi EX e 20 no Deoxys EX que ja tinha tomado 150 de dano! 4 prizes me garantiram minha 5ª vitória no nacional!

5/2/0

8ª RODADA

Raphael Branco – VirGen / Ninetales PRC / Frozen City

Foi um jogo muito travado! Raphael jogou super bem, mas a match era favorável pra mim por causa dos Hammers e pelo excesso de Head Ringers na minha lista. Fomos trocando prizes no primeiro game até que consegui puxar um Shaymin EX dele se nocautear pegando meus dois últimos prizes(se não me engano). No segundo game meus Crushing Hammer, super scoop up e head ringer vieram na hora certa e funcionando em sua maioria! O que me permitiu controlar o jogo e montar 2 Genesect EX garantindo meu late game.

6/2/0

Último jogo do dia! Eu estava com 18 pontos e poderia chegar ao número mágico de 21 pontos que me garantiria uma vaga no top8!!

9ª RODADA

Vitor Alexandre de Almeida – Toad/Shaymin

No primeiro e único game dessa nona rodada ao iniciarmos o jogo vi que ele estava de sapo/shaymin ele fez tudo e não conseguiu colocar um head ringer no meu sapo ativo e nem no meu genesect ex no banco, mas ligou uma muscle no sapo dele. Desci minha double e minha muscle no meu Seismitoad Ex ativo, dei ultra ball para shaymin ex (setup para 6) montei meu banco super bem e dei quaking punch. Ele conseguiu, depois de uns 2 turnos, dar lysandre em um sapo sem energia que estava no banco e atacou, eu estava sem DCE na mão para continuar a travar os itens dele! Dei Juniper e ela não veio… pensei na hora que já era. Ele conseguiu me martelar e fazer muita coisa mas estávamos empatados nos prizes 4 a 4; Na troca de prize ele pegou mais dois primeiro e eu logo em seguida mais dois também! Quem nocauteasse um EX primeiro ganhava o jogo pois faltava apenas 10 minutos, só que eu travei sem energia para recuar o Virizion EX e ele travou sem poder manter o seismitoad ex dele na frente pois poderia ser nocauteado pelo meu genesect energizado. Ele conseguiu me fazer dormir em uma laser(2 Crushing Hammer certeiras no virizion ex ativo) e ficou dando Sky Return até nocautear o meu Virizion que não acordava e nem vinha energia planta. O jogo foi bem tenso e bem acirrado… Fiquei muito chateado por ter perdido e consequentemente perdido a vaga no top8, mas como ele tinha dito que também tinha 18 pontos, pensei que bom pra ele vai entrar no top8. Mas na verdade o cara tinha 17 pontos foi pra 20 pontos com a vitoria e com um rating baixo… Resultado, perdi minha vaga certeira no top8 e ele não entrou.

Fiquei super feliz com meu desempenho, ressurgi no meio do campeonato saindo de 1/2/0 para 6/2/0!! E fiquei super chateado(para não escrever outra coisa… ^^) pelo cara ter me tirado do top8 para de também ficar de fora! Acabei o torneio em 29º lugar sendo o melhor colocado do nosso time, ganhei um playmat super top do Mega Manectric! Revi muitas amizades, fiz novas amizades e tamo junto na próxima temporada(Tenho meu invite pro Worlds só que a grana ta curta =/ ). Um agradecimento especial pela paciência da minha namorada Tallita Leão nessa jornada Pokémon e aos colegas de time João dos Charizards, Walter Abreu pelos playtest e dicas no que melhorar na lista!

Jogo Pokémon TCG faz dois anos. Na temporada 2014/2015 tive minhas primeiras experiências em campeonatos grandes, com um 10ª lugar no regional de Goiânia, e top 4 nos Citys de Vitória e BH. E uma vitória nos campeonatos mensais que fazemos em Belo Horizonte.
  • Muito bom o report. Principalmente o da quinta rodada que, na minha opinião, foi o match mais interessante de toda a jornada.