Revisão do Set – Sun & Moon

Neste artigo, trazemos a vocês uma revisão passando pelas principais cartas da coleção.


Cartas interessantes

 

Tsareena – Grass – HP140
Stage 2 – Evolves from Steenee

Ability: Queenly Majesty
Once during your turn (before your attack), when you play this card from your hand to evolve 1 of your Pokemon, you may look at your opponent’s hand and discard 1 card.

[G][C][C] Trop Kick: 80 damage. Heal 20 damage from this Pokemon and remove all Special Conditions from this Pokemon.

Weakness: Fire (x2)
Resistance: none
Retreat: 2

 

Sua habilidade é bem divertida e pode dar várias dores de cabeça para o oponente, assim que é evoluído pode olhar a mão do oponente e descartar uma carta a sua escolha.
É uma carta que não vai impactar no meta atual, porém como existem pessoas que jogam por diversão ou até para um campeonato de pequeno porte como League Challenge pode ser interessante utilizar essa carta. Pode ser utilizada com o estádio Forest of Giant Plants, Devolution Spray, Deliquent.

 

Golduck – Water – HP90
Stage 1 – Evolves from Psyduck

[C] Scratch: 20 damage.

[W] Double Jet: 60x damage. Discard up to 2 [W] energy cards from your hand. This attack does 60 damage times the number of cards discarded.

Weakness: Grass (X2)
Resistance: none
Retreat: none

 

 

Coloquei aqui por alguns motivos, seu ataque “Double Jet” pode descartar até duas energias de água da sua mão e para cada energia são 60 de danos. Para aquele pessoal que não tem condições de comprar cartas mais caras e não gosta de utilizar Shaymin-EX, prevejo um deck de Golduck teoricamente barato, um rogue bem divertido pra se jogar em liga, uma vantagem absurda contra Volcanion-EX, então o coloco como cartas interessantes desse set porque realmente gostei, gostei tanto que irei escrever um artigo sobre esse Pokémon. Pensei em uma lista com 4-4 Golduck, 2-2 Octillery, 2-2 Starmie (Evo-31/108), algumas Splash Energy, colocar uma linha robusta de Dive Ball, Level Ball, acho que ficaria interessante para quem for novato jogar e quem quiser sair dos decks tiers.

 

Toxapex – Psychic – HP110
Stage 1 – Evolves from Mareanie

Ability: Toxic Spikes
As long as this Pokemon is in play, whenever your opponent’s Active Pokemon retreats, the new Active Pokemon is now poisoned.

[P][C][C] Venoshock: 50+ damage. If your opponent’s Active Pokemon is Poisoned, this attack does 50 more damage.

Weakness: Psychic (x2)
Resistance: none
Retreat: 3

 

Essa coleção tem várias habilidades legais, essa é mais uma e que infelizmente não verá jogo, o efeito da sua habilidade consiste que se o Pokémon do oponente recuar o novo que entrar no ativo vai ficar envenenado. Muito interessante para fechar alguns danos, no expanded pode ser colocado junto com Virbank, problema que peca no seu custo alto pra recuo e além de ser um estágio 1, contudo achei bem interessante seu efeito.

 

Passimian – Fighting – HP110
Basic Pokemon

[F] Fling: This attack does 30 damage to one of your opponent’s Pokemon. (Don’t apply Weakness and Resistance for Benched Pokemon.)

[C][C] Team Play: 10+ damage. This attack does 10 damage plus 30 damage times the number of Passimian on your bench.

Weakness: Psychic (x2)
Resistance: none
Retreat: 1

 

 

Que carta legal para se tirar no release e montar um deck disso, tem um ataque bem legal “Team Play” com uma dupla pode rancar 100 de danos logo no primeiro turno, ou até 130 com Mew sendo o ativo copiando seu ataque. Não veremos decks como esse sentados em nenhuma mesa no Standard, mas como estou listando apenas cartas com efeitos interessantes, acho super válido dar um deck desse para uma criança aprender a jogar ou alguém com interesse em aprender a mecânica do TCG.

 

Alolan Dugtrio – Metal – HP100
Stage 1 – Evolves from Alolan Diglett

Ability: Tangled Hair
As long as this Pokemon is in play, the Defending Pokemon’s Retreat Cost is [C] more.

[C][C][C] Dig Under: This attack does 50 damage to 1 of your opponent’s Pokemon. This attack’s damage isn’t affected by Weakness or Resistance.

Weakness: Fire (x2)
Resistance: Psychic (-20)
Retreat: 2

 

Seu ataque é bem ruim, 50 de danos em qualquer Pokémon por 3 custo de ataque é para se matar, se ao menos fosse 60.. E pra isso tem Galvantula que é bem mais forte, mas não listei ele pro ataque. Sua habilidade aumenta um custo para recuar do Pokémon do oponente, imagina isso com Team Aqua Base Secret? Imagina pagar custo pra recuar um Greninja? Chato né?

 

Skarmory – Metal – HP110
Basic Pokemon

[C][C] Metal Sound: Discard all Special Energy attached to each Pokémon in play.

[M][C][C] Aerial Ace: 60+ damage. Flip a coin. If heads, this attack does 30 more damage.

Weakness: Lightning (x2)
Resistance: Fighting (-20)
Retreat: 1

 

 

Mesmo Jirachi Promo sendo bem superior, tipo, muito superior, não deixa de ter um efeito interessante. Imagina um Giratina-EX pronto pra atacar, a mesa do oponente cheio de DCE, você vem todo humilde com seu Skarmory e descarta todas as energias em jogo? A parte ruim que se você anexar nele também irá perder, rs.

 


Ribombee – Fairy – HP60

Stage 1 – Evolves from Cutiefly

Ability: Healing Pollen
You can use this ability once during your turn. Heal 20 damage from one of your Pokemon.

[Y] Fairy Wind: 30 damage.

Weakness: Metal (x2)
Resistance: Dark (-20)
Retreat: 1

 

Hp baixo, estágio 1, tudo pra ser uma carta ruim, porém sua habilidade recupera 20 de dano de um dos seus Pokémon, em um formato onde todo mundo pensa dois turnos a frente, distribuindo dano pra nocautear seu adversário, esses 20 recuperados podem muito bem transformar os 2 ataques para nocaute para 3.

 

Eevee – Colorless – HP60
Basic Pokemon

Ability: Energy Evolution
You can use this ability once during your turn, when you attach a basic energy from your hand to this Pokemon. Search your deck for a card that evolves from this Pokemon with the same Type as the energy you attached, and play it on top of this Pokemon to Evolve it. Shuffle your deck afterward.

[C] Quick Draw: Flip a coin, if heads draw a card.

Weakness: Fighting (x2)
Resistance: none
Retreat: 2

 

Um Eevee bem convencional, anexe uma energia de sua mão do certo tipo que seja a evolução dele e evolua sem Pokémon. Muito bom para utilizar com Espeon GX e Umbreon GX. Aumenta a velocidade considerável dos dois.

 

Herdier – Normal – HP90
Stage 1 – Evolves from Lillipup

Ability: Treasure Hunt
You can use this ability once during your turn, when you play this card from your hand to Evolve a Pokemon. Choose 1 Item card from your discard pile, show it to your opponent, and put it in your hand.

[C][C][C] Bite: 50 damage.

Weakness: Fighting (x2)
Resistance: none
Retreat: 1

 

Treasure Hunt é bem interessante, ao evoluir pode escolher um item e colocar na mão, imagina utilizar 5 VS Seeker na partida? Talvez em um deck de Houndoom onde necessita de bastante itens para o deck rodar e atrasar o oponente pode ser legal de utilizar.

 

Vikavolt – Lightning – HP150
Stage 2 – Evolves from Charjabug

Ability: Strong Charge
Once during your turn (before your attack), you may search your deck for a [G] Energy and a [L] Energy and attach them to your Pokemon in any way you like. Shuffle your deck afterwards,

[L][C][C][C] Electrocannon: 150 damage. Discard 3 Energy attached to this Pokemon.

Weakness: Fighting (x2)
Resistance: Metal (-20)
Retreat: 3

 

Que habilidade linda, colocar duas energias de uma vez só do baralho e colocar da maneira que quiser nos seus Pokémon é muito bom, uma pena que seja estágio 3, mas como vamos ter Vikavolt GX depois da coleção SM, quem sabe não seja mais útil ainda?

 

Alolan Muk – Psychic – HP120
Stage 1 – Evolves from Alolan Grimer

Ability: Power of Alchemy
As long as this Pokemon is in play, each player’s Basic Pokemon in play, in their hand, and in the Discard Pile have no Abilities.

[P][P][C][C] Crunch: 90 damage. Flip a coin. If heads discard 1 Energy attached to your opponent’s Active Pokemon.

Weakness: Psychic (x2)
Resistance: none
Retreat: 4

Existem algumas vantagens desse Alolan Muk em relação ao Garbodor, primeiro é a não necessidade da utilização de um Tool para que a habilidade funcione, se utiliza um deck em que seus atacantes principais sejam evoluções e não está afim ou não tem espaço para gastar espaço com Silent Lab, já que esse pode ser quebrado se o oponente descer outro estádio, então vejo alguns pontos bem positivos. É uma tech a se pensar, realmente gostei da carta.

 

Sharpedo – Dark – HP110
Stage 1 – Evolves from Carvanha

Ability: Rough Skin
If this Pokemon is your Active Pokemon and is damaged by an oppontnent’s Pokemon’s attack, place 3 damage counters on the attacking Pokemon.

[D][C][C] Aqua Impact: 60 damage. This attack does 60 damage plus 20 damage times the number of energy in the defending Pokemon’s retreat cost.

Weakness: Fighting (x2)
Resistance: Psychic (-20)
Retreat: none

 

Custo pra recuar 0, uma habilidade que ao sofrer dano de ataque o oponente coloca 3 marcadores nele mesmo, isso tudo com mais o balão que ao atacar o defensor toma 60, lá se vai 90 de vida sem ao menos atacar.
Seu ataque juntamente com Alolan Dugtrio + Team Aqua Secret Base te garante pelo menos +40, visto que bate 60 + 20 para cada custo de energia que o defensor tem. Bem interessante para jogar numa liguinha ou torneios 4fun.

 

Dragonair – Dragon – HP90
Stage 1 – Evolves from Dratini

[C] Dragon Prayer: During your next turn you may attach as many energy as you like from your hand to your Pokemon.

[G][L][C] Tail Whip: 60 damage.

Weakness: Fairy (x2)
Resistance: none
Retreat: 2

 

 

Se for um deck que precisa de várias energias pra colocar em campo e sua mão permite que isso aconteça, pode ser legal colocar cópias dessa carta no deck, seu ataque “Dragon Prayer” permite anexar quantas energias podendo até ser especial da maneira que quiser nos seus Pokémon. Seu único problema é o custo pra recuar 2 que não me agrada muito, mas interessante carta.

 

Dragonite – Dragon – HP160
Stage 2 – Evolves from Dragonair

[G][L] Dragon Wave: 130 damage. Discard a [G] energy and a [L] energy attached to this Pokemon.

[C][C][C][C][C] Giant Tail: 200 damage. Flip a coin. If tails, this attack does nothing.

Weakness: Fairy (x2)
Resistance: none
Retreat: 4

 

 

Coloquei aqui só por causa do seu ataque “Dragon Wave” onde tem um dano de 130 que é um dos números mágicos nessa temporada, junto com a Double Dragon Energy em dois hits pode dar K.O em qualquer Pokémon do formato além de poder colocar um balão e chegar aos 190, outro número bem interessante, sem contar que é só um prize e tem seus 160 de hp.

 

Oranguru – Normal – HP120
Basic Pokemon

Ability: Lead
You can use this ability once during your turn. Draw cards from your deck until you have 3 cards in your hand.

[C][C][C] Psychic: 60 damage. This attack does 60 damage plus 20 damage times the number of Energy attached to your opponent’s Active Pokemon.

Weakness: Fighting (x2)
Resistance: none
Retreat: 2

 

Você está cansado de tomar N pra 1 e perder partidas? Tomou Deliquent e vai ficar sem carta na mão? Seus problemas podem está acabando agora, Pokémon básico, 120hp, custo pra recuar pesado diga-se de passagem e uma habilidade que uma vez ao turno pode comprar cartas até ter 3 na mão, talvez pareça bem ruim, não, não é dos melhores, mas para final onde tendemos tomar N, 3 cartas podem significar 6 caso saia com Ultra Ball e utilize Shaymin EX no deck. Claro que tem os contras, Silent Lab, custo alto pra recuo, Garbodor, Alolon Muk, Greninja…

 

ShiinoticGrassHP100
Stage 1 – Evolves from Morelull

Ability: Luminescence
You can use this ability once during your turn. Search your deck for a [G] pokemon, show it to your opponent and put it in your hand. Shuffle your deck afterward.

[G][C] Wavering Spore: 30 damage. The defending Pokemon is now Asleep.

Weakness: Fire (x2)
Resistance: none
Retreat: 2

 

A aceleração que Decidueye precisava, esse Pokémon combado com o estádio é ótima mecânica para os tipos de planta, faz com que coloque vários desse tipo em campo de maneira rápida.


Treinadores

 

Timer Ball – Trainer
Item

Flip 2 coins. For each heads, search your deck for an Evolution Pokemon, reveal it, and put it into your hand. Shuffle your deck afterward.

You may play as many Item cards as you like during your turn (before your attack).

 

Como alguns dos Pokémon GX são evoluções então essa carta pode ter bastante efeito para esse formato, sempre terá chances de pegar dois Pokémon evolutivos e ficar feliz da vida ou errar as duas moedas e dar vontade de recolher o deck, porém como estou analisando apenas cartas com potencial ou efeitos interessantes, essa carta se encaixa muito bem.

 

Rotom Pokedex – Trainer
Item

Count your remaining Prize cards, then shuffle them into your deck. Draw the same amount of cards and place them face-down as your new Prize cards.

You may play as many Item cards as you like during your turn (before your attack).

Sabe você zica dos prêmios, aquele que joga de Greninja e sempre tem 2 Frogadier nos prêmios, se joga com outro deck e seu Hoopa EX e Shaymin EX adoram estar por lá? Agora com Rotom Pokedex seus problemas podem ter terminado, seu efeito embaralha os prêmios remanescentes e coloca outros novos no lugar, agora se você é o rei da zica nem isso vai te salvar. Rs

 

Professor Kukui – Trainer
Supporter

Draw 2 cards. During this turn, your Pokemon’s attacks do 20 more damage to your opponent’s Active Pokemon (before applying Weakness and Resistance).

You may play only 1 Supporter card during your turn (before your attack).

 

Antes da tradução eu tinha jurado que seria um novo Sycamore/Juniper apenas para comprarmos novamente, porém me surpreendeu quando a carta foi revelada, um suporte onde aumenta 20 de dano e compra duas cartas, é melhor que Giovanni e uma das cartas que mais gostei da coleção.

 

 

Big Malasada – Trainer
Item

Heal 20 damage and 1 Special Condition from your Active Pokemon.

You may play as many Item cards as you like during your turn (before your attack).

 

Como disse anteriormente, quando se recupera algum dano em Pokémon, principalmente nesse formato, pode transformar os 2 hits para nocaute para 3, a vantagem é poder retirar as condições especiais, principalmente no formato expanded onde o Laser + Virbank é muito utilizado, essa carta pode se tornar uma boa tech.

 

Nest Ball – Trainer
Item

Search your deck for a Basic Pokemon and put it onto your Bench. Shuffle your deck afterward.

You can play as many Item cards as you like during your turn (before your attack).

 

Mesmo que Ultra Ball ainda seja bem melhor porque descarta cartas na sua mão e pega qualquer Pokémon, a Nest Ball pode ser proveitoso quando não quer mexer em nenhuma carta da sua mão e busca um básico e coloque no banco. Mas ela tem um texto que me desagrada, como busca do deck e coloca imediatamente no banco faz com que vários Pokémon perca o efeito, porque não é jogado da sua mão, então Shaymin e Hoopa perdem seus efeitos.

 

Poison Barb – Trainer
Item

Attach a Pokemon Tool to 1 of your Pokemon that doesn’t already have a Pokemon Tool attached to it.

When the Pokemon this card is attached to is your Active Pokemon and is damaged by an opponent’s Pokemon’s attack, the attacking Pokemon is now Poisoned

You may play as many Item cards as you like during your turn (before your attack).

 

Particularmente adoro condições especiais principalmente quando se trata de veneno. Se bem utilizado pode obrigar o adversário a recuar seu Pokémon ou se calcular bem pode várias vezes ser nocauteado no turno que atacar, isso dá uma vantagem enorme. Outra carta que se beneficie é o Taxapex-GX que o ataque transforma o veneno de 1 marcador entre os turnos para 10, único problema que é um ataque pesado, mas bem divertido pra se jogar com os amiguinhos na liga.

 

Team Skull Grunt – Trainer
Supporter

Your opponent reveals his or her hand. You may discard 2 Energy cards you find there.

You can’t play more than 1 Supporter card during your turn (before your attack).

 

Todas cartas recrutas fazem algo que mexe com o baralho, a mão ou Pokémon do oponente então Team Skull Grunt não é diferente. Olha a mão e descarta até duas energias que encontrar, se eu te falar que é uma carta legal vocês vão me xingar? Tirando Volcanion que vai agradecer por utilizar isso já que vai ser reciclado, energias é a parte mais importante do jogo, se conseguir encaixar num momento em que o adversário não tem suporte a única forma que ele vai fazer é passar ou atacar com que já está pronto, isso dá uma vantagem pra montar seu campo e ficar na frente dele, sinceramente não descarto essa carta, ainda mais que pode remover até energias especiais.

 

Lillie – Trainer
Supporter

Draw cards from your deck until you have 6 cards in your hand. If you used this card on your first turn, draw cards until you have 8 cards in your hand.

You can’t play more than 1 Supporter card during your turn (before your attack).

 

Tem o efeito do nosso antigo suporte Bianca que compra cartas até ter 6 na mão, porém agora se for utilizado no primeiro turno pode comprar até 8 cartas na mão o que pode dar um bônus importante no começo da partida. Mesmo assim não vejo o competitivo utilizando várias cópias dessa carta pra usar seu efeito máximo no turno 1.


Reprints

Como é uma coleção base a Sun & Moon o set conta com bastante reprints, cartas que já conhecemos o efeito. Chrushing Hammer, Exp. Share, Ultra Ball, Energy Retrieval, Switch, Energy Switch, Potion, Great Ball, Rare Candy, Pokémon Catcher, Poke Ball, Double Colorless Energy e Rainbow Energy.


Pokémon GX

 

Pessoalmente acredito que os Pokémon GX vão mudar o formato completamente, claro que não será algo instantâneo, porém acredito que os ataques GX que podem ser utilizados apenas uma vez no jogo aumento e muito o leque de opções para se montar um baralho competitivo, é a primeira coleção que vejo vários Pokémon e consigo pensar que por pior que ele seja ainda tem um efeito que pode ser útil.

 

Lapras-GX – Water – HP190
Basic Pokemon

[W] Collect: Draw 3 cards.

[W][W][W] Blizzard Burn: 160 damage. This Pokemon can’t attack during your next turn.

[W][W][C] Ice Beam GX: 100 damage. Your opponent’s Active Pokemon is now Paralyzed. (You can’t use more than 1 GX attack a game.)

When your Pokemon-GX has been Knocked Out, your opponent takes 2 Prize cards.

Weakness: Grass (x2)
Resistance: none
Retreat: 2

 

Pokémon básico, 190 hp, pode utilizar Max Elixir para aceleração, custo pra recuar aceitável pra um ser tão pesado. “Collect” com uma energia serve pra fazer o setup, mesmo achando que seja bem ruim gastar dois prêmios pra fazer seu começo de jogo. Com três energias, todas elas de água o “Blizzard Burn” tem um dano de 160 com Fighting Fury Belt faz com que bata 170, um dos números mágicos do Pokémon,  mas a desvantagem está que não pode utilizar nenhum ataque desse Lapras GX, então teria que colocar Switchs, Escape Rope, Manaphy EX e retirar esse Pokémon da frente.

“Ice Beam GX” tem 3 custos de energia e bate 100 e deixa paralisado, por mais que seja a melhor condição de deixar no oponente, existe forma do adversário contornar sua estratégia, acho que não gastaria meu ataque GX com o Lapras GX.

 

Espeon GX – Psychic – HP200
Stage 1 – Evolves from Eevee

[P] Psybeam: 30 damage. The Defending Pokemon is now Confused.

[P][C][C] Psychic: 60+ damage. This attack does 30 more damage for each Energy card attached to your opponent’s Active Pokemon.

[P][C][C] Division GX: Place 10 damage counters on your opponent’s Pokemon in any way you like. (You can’t use more than 1 GX attack a game.)

When your Pokemon GX is Knocked Out, your opponent takes 2 Prize Cards.

Weakness: Psychic (x2)
Resistance: none
Retreat: 1

 

A diferença dos Pokémon GX para os EX, antigamente os EX eram todos básicos o que tirava a mecânica mais legal do jogo que é ficar evoluindo e deixando o jogo um pouco mais lento, a tempos que não existe um formato onde os evoluídos tenham chances para brilhar, talvez agora com os GX pode mudar esse cenário.

Seu primeiro ataque é bem simples, porém como todos ataques GX o “Division GX” pode distribuir 10 marcadores de dano da forma que achar interessante, para decks que spredam dano pode se tornar uma arma bem letal em fim de jogo onde todos os Pokémon do oponente já estão com a vida toda desgastada. Com o mesmo custo de 3 energias o “Psychic” não é um ataque para se jogar fora, já que pode ser uma ótima resposta a aquele Yveltal bombadão, além disso tudo tem um hp vantajoso e custo pra recuar 1.

 

Solgaleo GX – Metal – HP250
Stage 2 – Evolves from Cosmoem

Ability: Ultra Road
Once during your turn (before your attack), you may switch your Active Pokemon with 1 of your Benched Pokemon.

[M][M][C] Sunsteel Strike: 230 damage. Discard all Energy from this Pokemon.

[M] Sol Burst GX: Search your deck for up to 5 Energy cards and attach them to your Pokemon. Then, shuffle your deck. (You can’t use more than 1 GX attack in a game.)

When your Pokemon GX is Knocked Out, your opponent takes 2 Prize cards.

Weakness: Fire (x2)
Resistance: Psychic (-20)
Retreat: 3

 

Com certeza uma das cartas mais badaladas da coleção, sem dúvidas, mesmo eu ainda tendo um pouco de receio por não ter um segundo ataque não descarte todas as energias dele, acredito o “Sol Burst GX” pode dar uma vida a esse monstro de 250 de vida, um monstro, realmente. Seu ataque GX é capaz de buscar 5 energias do deck e distribuir da forma que quiser nos seus Pokémon, isso te dá vários turnos e consegue setupar até 2 Solgaleo num mesmo turno. “Sunsteel Strike” bate 230 o que é capaz de nocautear quase todos os Pokémon do formato, ainda bem que descarta todas as energias dele! Imagina no formato expanded onde temos Bronzong? Esse bicho pode ser muito forte, além de ser um GX e poder colocar uma Tool isso o deixa perigosíssimo. Sua habilidade também é de tirar o chapéu, se já não bastasse um dano tão alto e um ataque GX tão forte ele ainda pode substituir o ativo e colocar QUALQUER Pokémon na frente, quer mais?

Seu maior problema pra esse formato é que Volcanion é uma carta bem popular e sua fraqueza é seu maior defeito, porém pode colocar Weakness Police para se salvar, outro fator que temos que levar em contar é contra Pokémon não EX e GX em que é necessários nocautear 6 vezes para ganhar o jogo, não vejo como atacar tantas vezes com ele assim. Talvez não seja agora, mas em um futuro pode se tornar uma grande carta, sem contar que seu inimigo/amigo (realmente não sei) o Lunala GX tem o mesmo básico o que podem fazer uma bela equipe.

 

Gumshoos-GX – Colorless – HP210
Stage 1 – Evolves from Donald Trump

Ability: Inspect
Once during your turn (before your attack), you may have your opponent reveal his or her hand.

[C][C][C] Flying Headbutt: 100 damage.

[C] Gum Chance GX: 10+ damage. This attack does 50 more damage for each Energy attached to your opponent’s Active Pokemon. (You can’t use more than 1 GX attack a game.)

When your Pokemon-GX is Knocked Out, your opponent takes 2 Prize cards.

Weakness: Fighting (x2)
Resistance: none
Retreat: 2

 

Como a Copag mesmo fez a piadinha, o Donald Trump do Pokémon é uma ótima tech para qualquer tipo de baralho, por ser do tipo incolor e poder usar DCE nele dá bastante versatilidade, sem contar que tem alguns efeitos que podem ser importantes na partida. Sua habilidade “Inspect” faz com que o adversário revele as cartas da mão isso pode te dar 1 turno na frente dele sempre, saber o que vem no próximo turno pode te dar a vantagem para saber se pode dar o N para zicar ou se deixa ele na pior, acho que saber as ações um turno pode te consagrar o vencedor ou não da partida. “Flying Headbutt” é sua grande fraqueza, acho bem pesado um ataque 100 para um custo de 3 energias, se tivesse algum efeito poderia deixar ele mais forte ainda. Mas o grande diferencial está no “Gum Chance GX” por ser apenas uma energia incolor isso ser colocado em todos os tipos de decks, mesmo assim ainda tem a fraqueza de mesmo um Yveltal EX com 3 energias você bate 160 e não nocauteia… Enfim, interessante demais, mas tudo que li em blogs bem superestimado, pra mim sua habilidade é bem mais interessante.

 

Lurantis-GX – Grass – HP210
Stage 1 – Evolves from Fomantis

[G] Flower Supply: 40 damage. Attach 2 basic Energy from your discard pile to your Pokemon in any way you like.

[G][G][C] Solar Blade: 120 damage. Heal 30 damage from this Pokemon.

[G] Chloro-Size GX: 50x damage. This attack does 50 damage times the number of [G] Energy attached to this Pokemon. (You can’t use more than 1 GX attack a game.)

When your Pokemon-GX is Knocked Out, your opponent takes 2 Prize cards.

Weakness: Fire (x2)
Resistance: none
Retreat: 2

 

A carta mais intrigante pra mim do formato, eu não tenho uma opinião formada se ela é boa ou ruim, por ser planta dá a vantagem de usar o Forest of Giants, porém seu ataque GX poderia ser um pouco melhor, vamos por parte então.

Primeiramente pensei e conversei com o Thales Andrade que achei o ‘new meta’ claro que na brincadeira, colocaria junto com Eeveevolutions, ele é stage 1, festa! Nada, a carta é bem blé quando leio, preciso testar mais. Ela pode ser facilmente colocado em um deck juntamente com Garbodor, Trevenant EX, porém sua fraqueza nos deixa com um pé atrás.

Seu primeiro ataque ‘Flower Supply’ tem um efeito muito legal, porque tem um custo baixo e ainda anexa 2 energias de planta da pilha de descarte para um dos Pokémon, porém tem um dano baixo de 40. se fosse 60 poderia ser melhor ainda.

Com custo de 3 energias ‘Solar Blade’ não brilha tanto em um primeiro momento, mas tem um dano de 120 o que é capaz de nocautear quase todos os Pokémon do formato em dois hits, outro ponto interessante é recuperar 30, isso pode ajudar demais na troca de ataques.

O Chloro-Size GX é o que me deixa com vontade de testar, utilizando seu primeiro ataque e colocando 3 energias, no próximo turno já pode ter 200 de danos o que é bem considerável, problema é que esses danos fechado é complicado na hora de fechar o dano, mas uma boa carta e espero que vê jogo.

 

Lunala GX – Psychic – HP250
Stage 2 – Evolves from Cosmoem

Ability: Psychic Transfer
As often as you like during your turn (before your attack), you may move a [P] Energy from 1 of your Pokemon to another of your Pokemon.

[P][P][P][P] Phantom Ray: 120 damage. The Defending Pokemon can’t be healed during your opponent’s next turn.

[P][P][P] Lunar Fall GX: Knock Out 1 of your opponent’s Basic Pokemon that isn’t a Pokemon GX. (You can’t use more than 1 GX attack in a game.)

When your Pokemon GX is Knocked Out, your opponent takes 2 Prize cards.

Weakness: Darkness (x2)
Resistance: Fighting (-20)
Retreat: 2

 

Uma das estrelas da coleção, junto com o Solgaleo GX é a capa da coleção, Lunala GX não decepciona como um todo, tem um HP alto, entretanto seus ataques tem um custo muito elevado, acho que a maior vantagem é sua habilidade que pode combar muito bem com Max Potion. Agora seu maior defeito é a fraqueza a noturno, isso não é bom amigo, isso não é bom…

A habilidade “Psychic Transfer” pode ficar mudando as energias psiquicas dos seus Pokémon, isso pode dar uma variação na hora da partida, pode usar e abusar das Max Potion, estilo um Aromatisse e Hydreigon devidas proporções.

“Phantom Ray” tem um custo muito alto, 4 energias talvez não seja tão fácil de montar assim, tirando o Solgaleo GX que podem muito bem jogar em um deck junto devido que seus básicos são iguais, pode muito bem ser utilizados juntos. Além de bater 120 faz com que o adversário não recupere no seu turno, isso te dá vantagem na contagem do nocaute.

“Lunar Fall GX” é bem forte no final do jogo, nocautear um Pokémon básico e com grandes chances de ser um EX e pegar dois prêmios para vencer a partida. O único problema que vejo é seu custo alto de ataque, claro que com um efeito tão forte assim não poderia ter baixo custo de ataque.

 

Umbreon GX – Dark – HP200
Stage 1 – Evolves from Eevee

[D] Strafe: 30 damage. You may switch this Pokemon with one of your Benched Pokemon.

[D][C][C] Shadow Bullet: 90 damage. This attack does 30 damage to one of your opponent’s Benched Pokemon. (Don’t apply Weakness and Resistance for Benched Pokemon.)

[D][C] Night Cry GX: Discard 2 Energy attached to your opponent’s Pokemon in play. (You can’t use more than 1 GX attack a game.)

When your Pokemon GX is Knocked Out, your opponent takes 2 Prize Cards.

Weakness: Fighting (x2)
Resistance: Psychic (-20)
Retreat: 2

 

Conversando com meus amigos e até no Meta! Podcast que fizemos com os nordestino Umbreon GX foi uma das cartas mais lembradas como melhores da coleção, o que não posso duvidar muito. Primeiro começamos com o Eevee que ao anexar uma energia da mão já pode evoluir, isso dá aceleração para o baralho. Com custo de uma energia noturna, o “Strafe” ataca 30 e você pode substituir ele por um do banco, isso pode fazer colocar uma ‘parede’ na frente, como no estilo do Tauros GX, tomou dano e vai voltar tudo no oponente.

Agora o que deixaram todos animados foi o ataque “Shadow Bullet”, lembra bastante o “Night Spear” do Darkrai EX, 90 é um dano sólido, mas esses 30 no banco é o que deixa todo mundo animado para o hype, na mão de bons jogadores pode dar vários prêmios de uma vez e até finalizando a partida, esses 30 é muito bom para várias estratégias ou até ir minando o banco do oponente. O “Night Cry GX” é uma ótima ferramenta em horas cruciais, retira duas energias do jogo, isso pode atrasar e dependendo da hora que atingir o oponente pode sofrer, energia é vital para todos os baralho, palavras do Gabriel Semedo: “as vezes esquecemos o poder que a energia tem no jogo” isso foi dito no Meta! Podcast e realmente se for bem acertado pode virar várias partidas.

 

Tauros GX – Normal – HP180
Basic Pokemon

[C][C] Rage: 20+ damage. This attack does 20 damage plus 10 more damage for each damage counter on this Pokemon.

[C][C] Horn Attack: 60 damage.

[C][C] Mad Bull GX: 30x damage. This attack does 30 damage times the number of damage counters on this Pokemon. (You can’t use more than 1 GX attack a game.)

When your Pokemon GX is Knocked Out, your opponent takes 2 Prize Cards.

Weakness: Fighting (x2)
Resistance: none
Retreat: 3

 

Pra mim é a melhor carta da coleção, sim, estou no hype! Fiz alguns testes com o Tauros e fiquei maravilhado com o poder dessa carta, tirando seu custo pra recuar 3 que é bem pesado, o resto é lindo. Um alto hp, todos os ataques são duas energias incolores, isso é muito versátil, cabe em todos os decks. O “Rage” é o seguinte, você vai bater? Vai receber de novo, se está sem dano “Horn Attack” bate 60 garantido e começa botando pressão no adversário.

O “Mad Bull GX” com qualquer pouco dano pode dar nocaute em qualquer Pokémon do formato, é muito inesperado, pode ser utilizado com Ninja Boy, várias formas de utilizar esse touro. Então por esses motivos é a melhor carta de coleção na minha opinião.

 

Decidueye-GX – Grass – HP 240
Stage 2 – Evolves from Dartrix

Ability: Feather Arrow
You can use this power once during your turn. Choose one of your opponent’s Pokemon and place 2 damage counters on it.

[G][C][C] Razor Leaf: 90 damage.

[G] Hollow Hunt GX: Put 3 cards from your discard pile into your hand. (You can’t use more than 1 GX attack in a game.)

When your Pokemon-GX is Knocked Out, your opponent takes 2 Prize cards.

Weakness: Fire (x2)
Resistance: none
Retreat: 2

 

Já testei esse deck, gostei demais da mecânica de ficar evoluindo, utilizar Forest of Giant, colocar 3 Decidueye GX no campo e ficar distribuindo dano, não acho que seja um deck tão fácil de se utilizar, não tem aceleração de energia, então isso acaba pesando o deck. Porém se o setup for bem feito o deixa bem perigoso, já que pode distribuir vários danos de uma vez, sua habilidade é acumulativa e pode colocar 2 marcadores em um Pokémon do oponente a sua escolha, graças ao estádio e Shiinotic vários podem ser feitos na partida.

Seu ataque bate 90 e não faz mais nada com isso, é um dano sólido, porém um custo para um bicho que não tem aceleração, se um morreu já fica complicado, então utilizar as energias bem e na hora certa é ideal para esse deck.

O “Hollow Hung GX” é bem interessante, viu? Busca 3 cartas e coloca na mão, claro que para um ataque GX você quer atacar e dar um Exodia no cara, ops, tcg errado. Enfim, em determinados momentos da partida pode ser bem útil para voltar recursos.

Incineroar-GX – Fire – HP250
Stage 2 – Evolves from Torracat

[R] Hustle Blow: 10 damage. This attack does 20 more damage for each [R] Pokemon on your Bench.

[R][R][C] Tiger Swing: 80+ damage. Flip 2 coins. This attack does 50 more damage for each heads.

[R][R][C] Burn Slam GX: 200 damage. Your opponent’s Active Pokemon is now Burned. (You can’t use more than 1 GX attack a game.)

When your Pokemon-GX is Knocked Out, your opponent takes 2 Prize cards.

Weakness: Water (x2)
Resistance: none
Retreat: 3

 

Tenho um amigo doido com essa carta que vai montar um baralho com ele, né não Slow?

Enfim, HP alto, MUITO alto, custo pra recuar ok para um tanque desse, ataque de custo baixo? Muito massa isso. “Hustle Blow” tem 10 de danos fixos + 20 para cada Pokémon de fogo no banco, isso com Sky Field o deixa bem monstro, por que? 250 hp amigos, ninguém vai te nocautear rapidamente assim, se utilizar Max Potion pode fazer um verdadeiro monstro para valer os dois prêmios.

“Tiger Swing” é um ataque ruim e não deve ser muito levado a sério, mas o “Burn Slam GX” pode ser bem útil para transformar nocautear o defensor com apenas um golpe.

 

Primarina-GX – Water – HP 250
Stage 2 – Evolves from Brionne

[C][C] Bubble Beat: 10+ damage. This attack does 10 damage plus 20 damage times the amount of [W] Energy attached to all your Pokemon in play.

[W][W][W][C] Ocean Sound: 120 damage. Discard an Energy attached to your opponent’s Active Pokemon.

[C][C] Grand Echo GX: Heal all damage from each of your Pokemon. (You can’t use more than 1 GX attack in a game.)

When your Pokemon-GX is Knocked Out, your opponent takes 2 Prize cards.

Weakness: Grass (x2)
Resistance: none
Retreat: 2

 

Particularmente é o pior GX nessa coleção, caso apareça alguma carta para dar aceleração aos tipos de água talvez possa até ver um pouco de jogo, porém não vejo como ele rodar.

Seu primeiro ataque é o que pode brilhar, batendo 10 + 20 para todas energias de água em campo, não lembra um pouco o Darkrai EX? Pois é, a diferença que Darkrai é básico, cabe Fighting Fury Belt, Max Elixir nele, já a Primarina não tem nenhuma aceleração de energia.

 

Abaixo alguns comentários de jogadores competitivos do Brasil sobre o que estão esperando dessa coleção:

 

Sid: Eu espero que seja uma coleção que venda MUITO. Muito rentável para as lojas e jogadores. O número de ultra raras está absurdo e a possibilidade de novos decks que podem surgir (sem a certeza dos 03 meses de espera vendo os americanos jogar hahaha) também está muito bacana.

Acredito que em um primeiro momento não teremos muitas mudanças no meta, mas quando Choice Band chegar no formato a parada vai ficar louca e muitos GX vão ficar ainda mais absurdos. Minha aposta para o formato: Umbreon-GX com Zoroark ou Wobbuffet! 😀

 

André: A diminuição no tempo de delay me empolgou muito com essa coleção, em cada treino surge uma ideia nova e isso é excelente pro jogo. A mecânica dos GX é interessante pro jogo como fator surpresa, sendo que a decisão do momento de utilizar um ataque vai trazer muitas mudanças e exigindo mais skill dos jogadores. Além disso, por se tratar de uma coleção Base Set, imagino que tenhamos mais modificações em estratégias conhecidas do que propriamente decks muito inovadores.

Particularmente, torço para que Choice Band venha com uma errata quando for lançada na próxima coleção de Sun and Moon, pois se trata de um potencial muito desequilibrado para um jogo sem remoção de tools, alterando toda a mecânica de danos estabelecida. Minha aposta para o formato fica em torno de Lurantis-GX, um excelente acelerador e atacante que vai ser combinado de diversas maneiras pelo decorrer do Meta.

 

Victor “NM” Freitas: A coleção não vai revolucionar completamente o metagame, mas é fato que vai mudar bastante coisa. É possível que o formato fique ainda mais variado. Já temos alguns decks mostrando as caras. Por exemplo, Yveltal/Tauros/Garbodor, Lurantis/Vileplume, Umbreon/Zoroark, Water Box (com Lapras). Além de cartas que não encontraram seus parceiros ideais ainda, como Decidueye GX e Tsareena. Minhas preferidas Professor Kukui – Esquema de Giovanni é um supporter bom (mas não tão bom) que ocasionalmente era incluso em alguns decks. O problema é que ele raramente poda ser usado pra compra de fato (minha média de compras com a carta é de 2.5). Já Kukui combina o +20 de dano com a compra (um pouco mais reduzida) do Giovanni. Isso muda tudo e acredito que ele possa virar um staple de cópia única na maioria dos decks.

Gumshoos GX – Não vejo muita gente comentando sobre essa carta, mas considero bem forte essa habilidade. Poder olhar a mão do oponente uma vez por turno todo turno é bem absurdo. E também vem com um ataque GX muito bem-vindo (10+50 pra cada energia no ativo do oponente, por apenas uma incolor). Teoricamente pode entrar em qualquer deck, mas prevejo a carta sendo usada em algum tipo de deck de controle.

Lillie – Pois é, à primeira vista parece bem mediana, mas o efeito de comprar até 8 no primeiro turno é bem forte. Depois disso, ainda continua sendo um supporter decente. Umas duas cópias te garante o T1 num número satisfatório de jogos. Fora isso, muitas vezes você precisa comprar cartas mas não quer se desfazer de algumas cartas da mão com Sycamore. Certas vezes comprar umas 4 cartas é tudo que você precisa pro turno.

 


Conclusão

Sun and Moon abriu um leque de possibilidades muito grandes para o desenvolvimento do jogo, surge uma boa expectativa no que diz respeito ao que a Pokémon CO pode trazer como ataque GX. Essa base set tem um saldo positivo de cartas com potencial competitivo, o que me deixa ansioso para ver como elas vão se comportar fora da teoria. Até lá, vamos continuar treinando até extrair o máximo desse formato o/

 

 

Jogador desde quando saiu a Base Set aqui no Brasil, tendo minha melhor temporada 11/12, onde que no Nacional 2012 consegui o primeiro top pra Minas Gerais, ficando em 7º colocado. Venci alguns torneios como City’s e BR’s e top’s nos Regionais. Parei por um tempo, mas estou de volta para esse incrível jogo.