Seismitoad EX – Ele realmente está morto?

postado em: Análise de Decks | 4

E aí pessoal! Bom este artigo não é sobre um personagem de Game of Thrones que morreu , e sim de um deck que dominou boa parte do meta game antes do banimento de Lysandre’s Trump Card (LTC) (que nosso colega Gustavo Rodrigues analisou aqui) o chato do Seismitoad EX.

Seismitoad continua sendo uma carta muito forte e creio que o deck também, mas com a saída de LTC, acaba perdendo aquele loop de itens infinitos que o fazia ter uma chance maior contra seus bad matchs (leia-se VirGen), fora o retorno das duplas que seu oponente removeu usando Xerosic, Team Flare Grunt ou até mesmo Cobalion EX (que agora se torna mais viável com tantas energias especiais no formato). Isso faz com que você tenha que colocar energias de água no deck para conseguir fazer o sapo sem o uso das Double Colorless Energy (DCE). Outro fato é que antes decks como Sapo com Shaymin ou com Slurpuff ou com ambos (que era a versão que eu mais gostava) o jogador poderia ficar descartando todo o deck atrás de recursos, sabendo que as mesmas voltariam facilmente com o LTC.

Bom, acho que estas são as perdas do sapo e suas variações, se eu estiver esquecendo de alguma, deixem nos comentários.

Vamos à primeira variação que irei abordar aqui.

Seismitoad/Slurpuff/Swampert

Mesmo antes do banimento de LTC esta variação me chamou a atenção pela combinação do Swampert e Slurpuff. Esta variação no momento atual pode ser o remédio que o deck vai precisar para o problema de ficar buscando incansavelmente os recursos necessários.

Pokémon ( 11 )

2x Slurpuff (PHF 69)
2x Swirlix (PHF 68)
1x Jirachi-EX
4x Seismitoad-EX
2x Swampert (PCL 36)

Trainers ( 45 )

2x N
2x Lysandre
4x Professor Juniper
1x Cassius
2x Archie’s Ace in the Hole
1x Xerosic
1x Team Flare Grunt

2x Float Stone
2x Head Ringer
4x VS Seeker
4x Ultra Ball
2x Muscle Band
1x Switch
4x Hypnotoxic Laser
2x Acro Bike
3x Super Scoop Up
1x Enhanced Hammer
4x Crushing Hammer

1x Computer Search

2x Virbank City Gym

Energias ( 4 )

4x Double Colorless Energy 

Com a habilidade Diving Search do Swampert você pode buscar qualquer carta no seu deck e colocar no topo do seu deck após embaralhá-lo. Combinado com a ability do Slurpuff você pode comprar a carta que você acabou de colocar no topo do deck e já te-la na mão no mesmo turno. Com esta combinação você pode responder ao Xerosic do seu oponente pegando outra DCE no deck e não perder o fluxo de Quaking Punch, além de poder buscar aquele laser ou Muscle Band que precisa para matar um pokémon ou até um trainer qualquer para sua esplêndida jogada.

Optei por não usar energias de água nesta lista pois se o combo estiver feito você pega a sua dupla e não perde o flow de Quaking punch. O 2-2 de Archie e Swampert foi utilizado para não correr o risco de que um dos dois estejam nos prizes já que com 1-1 tem uma chance disso acontecer e esta lista está mais voltada para o uso deles.

Sem Battle Compressor?! Sim, o poder de descarte de qualquer deck de sapo é muito grande pois na busca de dupla no inicio de jogo o jogador acaba usando Juniper, ultra ball ou computer search. Em meus testes foram mais do que suficiente para colocar Swampert no descarte para que eu pudesse usar o líder da team aqua.

O problema dessa combinação é que para usar o Archie você acaba descartando o que não devia, um hammer, uma dupla, entre outras cartas. Agora sem o LTC podemos sentir mais os efeitos desses “sacrifícios”.

Seismitoad/Slurpuff/Shaymin

Esta variação é a que todos estão fugindo, pois, é uma das mais arriscadas já que o poder de compra dela é grande perdendo apenas para o Sapo/Shaymin que era absurdo de rápido ( ou ainda pode ser ?! ).

Pokémon ( 11 )

4x Seismitoad EX
2x Swirlix (PHF 68)
2x Slurpuff (PHF 69)
1x Jirachi EX
1x Mewtwo ex
1x Shaymin EX

Trainers ( 41 )

4x Professor Sycamore
3x N
2x Lysandre
1x Cassius
1x Skyla
1x Xerosic
1x Team Flare Grunt

3x Ultra Ball
4x Hypnotoxic Laser
3x Super Scoop Up
1x Float Stone
2x Head Ringer
3x Muscle Band
3x VS Seeker
1x Switch
4x Crushing Hammer

1x Computer Search

3x Virbank City Gym

Energias ( 8 )

4x Double Colorless Energy
4x Water Energy

Skyla é sempre bom no deck de sapo, ela pode buscar todas suas trainers auxiliares (Crushing Hammer, Muscle Band, Hypnotoxic Laser, e até mesmo a Computer Search para pegar a dupla que você precisa).

Sem  Enhanced ?! Sim, infelizmente espaço não é algo que 60 cartas nos traz, mas retirar algumas cartas como Super Scoop Up (SSU) para por 1 ou 2 Enhanced pode ser uma boa escolha para os sem sorte, ou para aqueles jogadores que constroem seu deck pensando que todas suas moedas não resultarão a seu favor.

As energias de água estão ai para suprir o medo de perder as duplas e também elas podem gerar a oportunidade de usar o segundo ataque do Seismitoad no final do jogo. Mas cuidado para não usá-lo no meio do jogo e seu oponente sair do lock com uma mão cheia de itens, você vai libertar um rambo com uma metralhadora se fizer isso.

Mewtwo EX é uma carta que cabe em qualquer deck, ele te ajuda contra os Yveltal com bilhões de energias ou até mesmo na Mewtwo War, além de te ajudar a finalizar um Mega com muita vida (megas que usam mais de 3 energias) ou até mesmo nos seus Bad matchs.

Seismitoad/Garbodor

O combo mais poderoso e chato do meta-game, mas também é a mais lenta das variações.

Pokémon ( 10 )

4x Seismitoad EX
2x Trubbish
2x Garbodor
1x Jirachi EX
1x Mewtwo EX

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Trainers ( 41 )

4x Professor Sycamore
3x N
1x Xerosic
1x Team Flare Grunt
1x Skyla
1x Cassius
2x Lysandre

3x Ultra Ball
4x Hypnotoxic Laser
3x Super Scoop Up
2x Float Stone
2x Head Ringer
3x Muscle Band
4x VS Seeker
1x Switch
4x Crushing Hammer

1x Computer Search

3x Virbank City Gym

Energias ( 8 )

4x Double Colorless Energy
3x Water Energy


Acho que esta lista não tem muito segredo, ela é bem parecida com a do Slurpuff. O que algumas pessoas ficam em duvida é sobre o Jirachi com Garbodor, já que com a ability  do saco de lixo você não pode usar a do Jirachi. Bom, acontece que para montar o Garbodor, como eu disse o deck é lento e muitas vezes você pode ficar travado sem suportes no início de jogo e o pokémon estrela está aí pra fazer seu jogo fluir.

Esta foi a primeira variação a aparecer junto com o sapo e a primeira que testei quando ele foi lançado e naquela época já não tinha gostado dela. Até hoje não consigo gostar. Quando você perde uma DCE é difícil você buscar outra, na verdade qualquer carta que precise é difícil buscar porque você depende exclusivamente de suportes.

É uma ideia bem poderosa mas difícil de ser executada.

Seismitoad/Slurpuff/Crawdaunt

Uma variação irritante para seu oponente e que mantem a defensa bem alta na hora das batalhas frente a frente.

Pokémon ( 14 )

4x Seismitoad EX
1x Jirachi EX
1x Shaymin EX
3x Corphish
3x Crawdaunt
1x Swirlix
1x Slurpuff

Trainers ( 39 )

3x Professor Sycamore
2x N
2x Lysandre
2x AZ
1x Xerosic
1x Skyla

3x Ultra Ball
4x Hypnotoxic Laser
4x Super Scoop Up
2x Float Stone
2x Head Ringer
3x Muscle Band
3x VS Seeker
3x Crushing Hammer

1x Computer Search

3x Virbank City Gym

Energy ( 7 )

4x Double Colorless Energy
3x Water Energy

 

 


Esta variação pode ser bem irritante para o seu oponente. Usando a ability dos Crawdaunt para descartar uma energia do pokemon ativo do seu oponente, quando você desce ele de sua mão usando e usa sua ability Unruly Craw.

Slurpuff está no deck para que dê uma agilizada pois ele se mostra um pouco lento durante suas partidas. Shaymin EX também esta na lista para este propósito. Com isso você busca as ultra ball para pegar os caranguejos no deck ou os SSU para retorná-los para sua mão. Os dois também podem te salvar na hora que o oponente usa o N para 1 no final de jogo.

AZ optei por 2 copias desta carta para facilitar a subida dos caranguejos para  a mão em um mirror ou ate na falta de SSU, já que posso usar VS Seeker para AZ assim aumentando minhas chances de ter o caranguejo na mão ou até mesmo subir o Shaymin para comprar mais cartas.

Obviamente esta variação é bem defensiva já que depois de seu oponente subir um pokémon você pode retirar as energias dele evitando talvez um próximo ataque. O problema é quando seu oponente fica energizando um pokemon no banco e sobe ele com bilhões de energias e você não consegue retirar muitas energias. Consequentemente não conseguindo evitar o ataque. Esta variação depende muito do looping de subir e descer o Caranguejo e se ele não acontece em um dado momento o oponente pode aproveitar isso e quebrar seu jogo.

Uma ótima opção em meta onde há muitos bad match e mirrors.

Seismitoad/Crobat

Uma variação que não é muito focada no lock e sim nos danos causados. Sem dúvidas a versão que pode se dar bem neste “novo formato”.

Pokémon ( 17 )

4x Zubat
4x Seismitoad EX
4x Golbat
3x Crobat
2x Shaymin EX

Trainers ( 36 )

4x Professor Juniper
3x N
1x Colress
2x Lysandre
2x AZ
1x Xerosic

4x VS Seeker
4x Hypnotoxic Laser
4x Super Scoop Up
4x Ultra Ball
3x Muscle Band
1x Sacred Ash

1x Computer Search

2x Virbank City Gym

Energy ( 7 )

4x Double Colorless Energy
3x Water Energy

Esta é a versão que hoje pode ser a mais poderosa depois do banimento do LTC, pois com os bats você pode ir distribuindo danos nos Pokémon do banco do seu oponente enquanto você trava um pokemon com recuo alto na frente, assim ganhando vantagem em cima dos decks que tem aparecido depois do ocorrido como Donphan Night March.

Sem Hammers ?! É a escolha ou você tira energia ou você faz o looping de morcegos para dar dano. Eu escolhi aumenta o dano do sapo que é baixo e agora pode ficar poderoso. Fora que posso começar a dar dano em ameaças no banco e quando elas subirem eu posso voltar matando.

A maioria das variações de Crobat usa Scoop Up Cyclone, eu preferi usa a computer search para buscar a dupla ou outras cartas essenciais para fluir o deck.

AZ para facilitar a subida dos morcegos para  a mão em um mirror ou até na falta de SSU já que posso usar VS Seeker para AZ assim aumentado minhas chances de causar mais dano ou até mesmo subir o Shaymin para comprar mais cartas.

Variações de Crobats estão usando bastante os Shaymin para acelerar o seu jogo e com isso elas conseguem ficar bem consistentes neste novo meta. Sapo tem uma vantagem contra Land/bats. Com os bats ele consegue abater os Night March mais rápido por causa da pouca vida dos atacantes, assim ganhando vantagem em cima de duas promessas desse final de temporada.

Um dos problemas que vejo neste deck é que para a busca do seu “plus power” você acaba descartando recursos e uma dupla que for pro descarte faz com que sua frequência de lock usando Quacking punch possa diminuir. Sendo assim a maior tarefa para um jogador que usa este deck é manter seus recursos bem administrados indo totalmente contra o que era o jogo antes do banimento do Trump Card (que podíamos ir descartando sem se preocupar pois o recurso sempre voltaria para o deck).

 

Menções Honrosas

Aqui vou citar outras variações as quais não deram tempo de testar mas podem ser variações que apareceram em campeonatos afora e no mundial.

Seismitoad/Jynx

Uma variação curandeira usando as Jynx para se recuperar de ataque recebidos, realmente uma variação que tem vantagem em mirror, mas contra decks que te causam 120 de dano não ira fazer a diferença.

Seismitoad/Aromatisse

Um deck bem difícil de se manejar onde você tem a opção de vários pokemon techs e saber qual delas usar na hora certa. Você perde itens de remoção e ganha de recuperação sofrendo para atacantes com One hit KO (OHKO), e em um meta com Rayquazas e Groudon não vejo espaço para esta variação.

Seismitoad/Dusknoir

Toad/DEUSknoir usada pelo Time do Igor Costa no Nacional de Portugal, com LTC

Esta variação é a preferida de jogadores como Thiago Silva aqui no brasil e também a considerada pelo Igor Costa como Best deck in the format (Bdif) com LTC.

Dusknoir é um stage 2 que trás para o deck uma inconsistência como todos os pokemon desse tipo, mas o fato de seu oponente se desespera quando não consegue recuperar dano os quais você irá manejar para que ele não tenha nem um pokemon suporte (slurpuff, Brozong, Aromatisse, etc) ou para que o atacante ofensivo morra rápido faz com que este deck seja uma ótima opção a ser pensada.

 

 

Cartas a serem pensadas

Estas listas são apenas esqueletos que podem ser adaptadas. Vou descrever algumas techs que podem ser consideradas para os decks e outras ideias que em combinação com sapo podem ser poderosas.

Ninetales + Silent lab

Sem dúvida o pior match de Seismitoad é VirGen e os dois tipos de Ninetales podem ajudar nessa match, tanto o da Primal que não deixa nem um dos jogadores descer stadium e com isso você pode travar o seu silent lab ou deixar o jogo sem (no casso contra Groudon que é outro bad match para o Seimitoad), quanto o ninetales promo da BW que tem a ability Bright Look que nada mais é que um Lysandre (que você pode usar para trazer o Groudon antes que o adversario espere) e seu ataque que com uma energia de fogo (outro espaço pra abrir na lista) causa 20 + 50 para cada condição especial que o pokemon do oponente tiver. Este ataque com laser e silent lab pode fazer você da 1 hit nos pokemons do VirGen (usando muscle claro).

Charizard-EX (Flashfire 12)

Com o uso das energias de água novamente você pode colocar este pokemon e usar seu primeiro ataque para matar os VirGens por ai (com slient lab e laser). Mas tenha cuidado não vá baixar ele em um jogo de mirror.

O ruim é que você demora 2 turnos para deixar ele pronto o que te deixa aberto para tomar um Lysandre e chorar por ter dano (ou ele ter morrido por causa do G Boster) no seu Charizard o resto do jogo.

Dragalge (Flashfire 71)

Eu gosto muito dessa carta no deck. Ele é mais uma maneira de você travar o jogo do oponente. Usando sua ability que não deixa o pokemon ativo do oponente que estiver envenenado recuar.

Usando isso você pode usar Lysandre nos Pokémon suportes (Darkrai, Keldeo, etc) do seu oponente no banco e travar eles na frente usando Hypnotoxic Laser, até que você os mate, já que seu oponente não poderá usar itens que substitua o pokemon ativo por outro a unica opção do seu oponente é usar AZ ou Cassius para isso.

Dragalge te ajuda em alguns match como AromaBox, MetalBox, Yveltal entre outros.

Drifblim (BW – Promo 64)

Com a saída de LTC, Drifblim se torna uma opção em vários decks pois com uma energia incolor ele ataca 50 vezes o numero de energias especias (Strong, Double, etc) no descarte do oponente.

Um ataque poderoso para um Meta-game cheio de energias especiais e necessárias em vários decks como as variações Fight, Rayquazas, entre outros decks. Este balão pode se tornar um belo trunfo para final de jogo.

Manectric-EX (Phantom Forces 23)

Manectric é um atacante rápido e poderoso, seu uso juntamente com as Team Flare tools (Jamming net, Head Ringer) e em um meta onde a vários megas que precisam de Spirit Link faz com que seu segundo ataque dê 120 quase sempre.

Ele é um opção para segundo atacante em várias partidas especialmente em um meta-game cheio de Yveltal e de dragões brancos. Pokémon os quais causam danos bem altos, sendo uma resposta rápida e poderosa para eles.

Para colocar ele no deck você terá que abrir espaço para as energias elétricas, ou simplesmente trocar as energias de água (que nas listas acima tem 4~3 energias) pelas as elétricas.

Conclusão

Seismitoad EX sofreu bastante com a saída de LTC, mas não é por isso que ele vai deixar de ser forte em um meta cheio de dependentes de itens. Variações que antes nem apareciam com grande destaque agora podem surpreender.

Sapo agora deixa de ser um deck que antes você não precisava de tanta técnica para administrá-lo para um deck que a cada carta que você irá descartar terá de refletir sobre a falta dela no futuro, fazendo necessário uma administração conservadora e cuidadosa.

Bom espero que gostem do artigo, qualquer duvida, sugestão ou critica é só comentar.

 

Jogador de Pokémon TCG desde 2004, comecei o competitivo em 2010,
natural de Formiga Minas Gerais e atual morador de Belo Horizonte, graduando em Engenharia de Computação pela PUC Minas e spammer nas horas vagas.
  • Júnio Gonçalves

    Ótimo artigo Leomar!

    • Leandro Ferreira

      Valeu Junio, um dia viro lenda igual tu

  • Prabéns pelo artigo!
    Espero não ver esses malditos sapos tão cedo, mas com essas alterações parece continuar uma boa opção, mas agora é uma match justa em vista do que era antes.

    • Leandro Ferreira

      Obrigado Helbert, quero sempre que eu puder trazer artigos assim para a comunidade.
      É como escrevi, sim o poder não é o mesmo mas por mim continua forte, então provavelmente você vera sapos ainda nem que seja como techs em deck por ai.