Sobre Deck Registration e Deck Checks

postado em: home, Regras | 0

Olá, pessoal. Hoje faço meu segundo artigo (confira o primeiro aqui) visando esclarecer um pouco as regras do jogo, deixando os leitores, novatos ou experientes, ainda mais afiados para não darem bobeira em torneio10982410_1643715042526155_7906726952326074896_ns importantes. Este post vai tratar especificamente de incoerências e erros na decklist e os procedimentos a serem adotados pelos juízes e organizadores do evento.

A decklist de um jogador é o mapa para o seu deck. É importante que cada deck corresponda à decklist do jogador em todos os momentos no decorrer do evento. São 4 os tipos de problemas envolvendo decklists, durante este post nós vamos entender quais são os tipos de erro e quais são as medidas a serem tomadas, mas primeiramente é importante entender que o momento em que os erros de decklist são descobertos determina a penalidade a ser aplicada.

  • Se os problemas de decklist forem descobertos durante uma partida e o podem ser rápida e facilmente resolvidos, as penalidades, como serão descritas mais abaixo, serão aplicadas.
    • Se forem descobertos durante uma partida e não podem ser facilmente resolvidos ou tenham criado vantagem significativa ao jogador infrator, o Game Loss é a punição aplicável.
  • Se forem descobertos entre rodadas, as penalidades serão aplicadas como seguem mais abaixo.
    • Se uma decklist não comunica claramente as cartas no deck (abreviações pouco evidentes, cartas sem número de coleção, por exemplo), então a penalidade apropriada será determinada quando os juízes estiverem aptos a determinar quais cartas deveriam ter sido listadas. Se este erro for descoberto durante uma partida, as regras acima serão aplicadas.

Em todos os casos é importante que a decklist e/ou o deck ilegal sejam corrigidos o mais brevemente possível. o jogador deve ser informado do porquê da ilegalidade de seu deck ou de sua decklist e deve ser o jogador o responsável por fazer as alterações necessárias em ambos, ainda na presença dos juízes. Os jogadores são sempre responsáveis por garantir a compatibilidade entre suas decklists e seus decks.

As regras abaixo consideram que a descoberta dos erros nas decklists aconteceu durante o decorrer do evento

Decklist ilegal, deck legal

Se o deck de um jogador atender às restrições do formato e as regras de construção de deck mas a sua decklist não atender, a decklist deve ser alterada para que passe a atender essas condições substituindo as cartas ilegais por cartas de energia básica à escolha do jogador. O deck deve ser modificado para que fique correspondente à decklist.

Exemplos de decklists ilegais com decks legais:

  • Num evento Standard a decklist contém duas cópias do Pikachu (BW-Next Destinies, 39/99), mas o deck contém duas cópias do Pikachu (BW-Boundaries Crossed, 50/149). Consertar a decklist é o suficiente.
  • A decklist contém 5 Energias Plasma mas o deck contém apenas as quatro cópias permitidas. A quinta cópia de Energia Plasma da decklist deve ser substituída por um card de energia básica e o deck deve sofrer alterações para que corresponda à decklist.
  • A decklist contém mais ou menos que 60 cartas, mas o deck contém exatamente 60 cartas. Neste caso, qualquer carta não listada na decklist deve ser retirada do deck e, após esse procedimento, caso o deck fique com menos de 60 cartas, o jogador deverá completar seu deck com energias básicas à sua escolha até completar 60 cartas.

Penalidade recomendada:
Tier 1: Caution
Tier 2: Caution

Decklist legal, deck ilegal

Se a decklist do jogador estiver de acordo com o formato e as regras de construção de decks, mas o seu deck não estiver, as cartas ilegais devem ser removidas do deck e ele deve ser modificado para corresponder à decklist. O Head Judge deve considerar cuidadosamente quais vantagens, se houve, foram obtidas pelo uso do deck ilegal. Se o HJ entender que a vantagem foi significativa, elevar a pena para um Game Loss pode se fazer necessário.

11007725_1643711659193160_5721169368582306918_nA exceção neste caso ocorre quando existem apenas cartas faltantes, o que geralmente acontece quando oponentes usam sleeves/shields parecidos, se cartas ficam presas nas deckbox ou se caem no chão. Neste caso, se a carta for encontrada ou se o jogador tiver uma cópia para substituir a carta faltante, ele poderá continuar no evento sem precisar modificar o seu deck ou sua decklist. No entanto, se a carta não for encontrada e o jogador não puder substituí-la por outra cópia idêntica, uma carta de energia básica será colocada no lugar da carta faltante e a decklist terá de ser modificada para corresponder ao deck. Em ambos os casos a penalidade é aplicada.

Exemplos:

  • A decklist contém 4 cópias de Ghetsis e 60 cartas, mas o deck contém apenas 3 cópias de Ghetsis e 59 cartas. Neste caso o jogador deve adicionar um Ghetsis ao seu deck. Se não puder fazê-lo, o espaço do quarto Ghetsis será preenchido por uma energia básica e a decklist deve ser modificada.
  • Em um evento standard, uma decklist contém 2 Magmortar (BW-Furious Fists, 11/111), mas o deck contém 2 cópias do Magmortar (BW-Dragons Exalted, 21/124). Neste caso, as cartas ilegais devem ser removidas e o jogador deverá substituí-las pelas cartas legais. Caso não consiga fazê-lo, as cartas ilegais devem ser substituídas por energias básicas e a decklist deve ser modificada.

Penalidade recomendada:
Tier 1: Warning
Tier 2: Warning

Decklist ilegal, deck ilegal

O deck e a decklist, mesmo que sejam correspondentes, não se encaixam nas restrições do formato ou nas regras de construção de decks. Neste caso, qualquer carta ilegal deve ser trocada para que o deck passe a ficar dentro do formato e das regras de construção. Todas as cartas ilegais devem ser substituídas por energias básicas e a decklist deve refletir as mudanças.

Assim como a categoria anterior, o HJ é responsável por julgar se o Game Loss é uma punição cabível.

Exemplos:

  • Tanto o deck quanto a decklist contém 5 cópias de Herbal Energy. A quinta cópia deve ser substituída por uma energia básica.
  • Tanto o deck quanto a decklist contém mais ou menos de 60 cartas.

Penalidade recomendada:
Tier 1: Prize Card
Tier 2: Prize Card

Decklist legal, deck legal11031997_1643714042526255_7264739780312015578_n

Ocasionalmente, tanto a decklist quanto o deck atendem às restrições do formato, além das regras de construção de decks, mas não são correspondentes. Como a decklist sempre tem prioridade sobre os conteúdos do deck, o jogador deve modificar o deck para que espelhe a decklist. Caso o jogador não possa prover as cartas contidas na  decklist, elas devem ser substituídas por energias básicas e a decklist deve ser alterada para refletir as mudanças.

Assim como as duas categorias anteriores, o HJ deve julgar a necessidade de escalar a penalidade até um Game Loss.

Exemplos:

  • Um deck contém 4 Energias Lutadoras mas a decklist contém 4 Strong Energy. As 4 energias lutadoras devem ser substituídas por 4 Strong Energy. Caso isso não seja possível, o jogador substitui as Strong Energy por energias básicas à sua escolha. A decklist deve ser modificada para refletir a mudança.
  • o deck de um jogador contém 3 Pal Pad e 2 Protection Cube, mas a decklist contém 2 Pal Pad e 3 Protection Cube. O deck deve ser modificado para corresponder à decklist. Caso isso não seja possível, as cartas ilegais serão substituídas por energias básicas e a decklist deve ser modificada, refletindo as mudanças.

Penalidade recomendada:
Tier 1: Prize Card
Tier 2: Prize Card

Conclusão

Então é isso pessoal. Bastante atenção na hora de preencher a decklist, sem preguiça para preencher número e coleção e letras bem legíveis. Sua decklist é uma segurança durante todo o campeonato, preenchê-la com capricho e atenção só facilitará a sua vida e diminuirá as chances de você cometer algum erro bobo que o prejudique durante o evento. Procurem fazer a decklist com tempo e em casa para que esses erros não aconteçam. Segue link de um gerador de decklist recomendado:

Gerador de decklist

Ou então você pode imprimir e fazer a mão:

Download decklist

Espero que tenham gostado de mais esse post.

Abraços!

Jogador de Pokémon TCG desde 2011, apresentador do Meta! Podcast e Professor Pokémon.