Sylveon Hammers – Sendo chato com estilo

Fala galera, como estão na montagem dos decks com a adição da coleção Guardian Risings? Há muito tempo que não via uma expansão tão impactante no formato, várias cartas que merecem ser olhadas com carinho… Pois então dessa vez estou trazendo o deck de Sylveon que foi campeão em um circuito que aconteceu no Japão e que foi usado pelo Ito Shintaro, campeão mundial de 2016 com o surpreendente Mega Audino-EX. Como o formato japonês é algo meio louco e seus torneios também, resolvi adaptar o baralho para nosso meta e venho testando bastante. Acredito que tenha muito a melhorar, porém já é um esqueleto bem consistente com o qual venho tendo resultados interessantes.

Consiga todas as cartas com nosso parceiro: http://www.pokeparadise.com.br/ 

Lembrando que é uma lista PADRÃO e você deve modificar de acordo com seu estilo de jogo e o metagame local.


Como funciona?

É basicamente da mesma forma que o Quad Lapras (clique aqui para ler a matéria), consiste no disrupt de energias e não deixar o oponente jogar, por isso temos uma artilharia pesada de cartas para atrapalhar o oponente, Team Flare Grunt, Chrushing Hammer, Enchanced Hammer, Deliquent…, porém sua diferença está no primeiro ataque de ambos, enquanto o Lapras compra 3 cartas do topo do seu baralho, Sylveon é um pouco mais ousado e permite buscar 3 cartas quaisquer do deck. Isso dá uma vantagem muito grande se for capaz de prever os turnos seguintes, você sempre estará 1 turno a frente no jogo. As Max Potion em grande quantidade ajudarão a permanecer mais tempo em campo, então é sempre importante ter uma dessas na sua mão.

4-3 Sylveon-GX: Um dos motivos do deck funcionar é graças a habilidade Energy Evolution do Eevee que ao ligar uma energia da sua mão é permitido procurar no seu deck um Pokémon que evolua de acordo o tipo de energia ligada. Dessa forma, você ganha velocidade, uma vez que o Sylveon acessa rapidamente o campo e começa o setup com maior agilidade, atrapalhando as ações do oponente que vão se desenrolar na partida.

Seu primeiro ataque é o que você vai mais utilizar na maioria do tempo, Magical Ribbon permite buscar 3 cartas quaisquer e colocar na mão. (Isso é muito FORTE, galera). Se estiver nas mãos de um bom jogador ele estará precavendo os próximos turnos todos que for fazer e isso tudo por um custo de energia apenas. Fairy Wind tem um dano consistente e permite nocautear alguns Pokémon interessantes com Figthing Fury Belt em 2 hits. Porém, seja cautelo para atacar somente quando tiver recursos na sua mão e seu oponente não tiver respostas. Pra finalizar a carta, o ataque Plea GX volta 2 Pokémon do banco para a mão do oponente e TUDO que estiver ligado nele, caso tenha algum stage 1 ou 2 na mesa e voltar todo pode ser sua vitória no final dos jogos.

4 Team Flare Grunt, 4 Chrusing Hammer, 2 Enchanced Hammer: A ideia do deck é ser o mais chato possível e para isso temos uma linha pesada de cartas para atrapalhar o jogo do oponente, como o deck utiliza 4 VS Seeker + 4 Puzzle of Times existe uma consistência muito grande para descartar energias e imobilizar suas ações.
4 VS Seeker, 4 Puzzle of Times: Temos um grande quantidade de cartas para voltar cartas do descarte, além dos já 4 VS Seeker padrões para reutilizar os suportes da maneira certa, temos Puzzle que fica muito fácil de trazer com o Magical Ribbon do Sylveon, isso te dá um leque de pelo menos utilizar +2 vezes a mesma carta que está no seu baralho.
4 Max Potion: É importante que seu Sylveon aguente vários turnos na frente do adversário, por isso temos 4 cópias de Max Potion, como você ataca com apenas 1 energia isso dá uma facilidade muito grande de recuperar todo seu Pokémon e voltar atacando.

3 Deliquent, 2 Team Rocket’s Handiwork, 1 Team Skull Grunt: Tem como objetivo tirar o oponente da zona de conforto, se conseguir acertar um na hora certa pode te dar alguns turnos preciosos para continuar o setup e disrupt.

0 Sycamore, 3 N: Seus recursos são muito valiosos, às vezes fica com várias cartas na mão que você não pode pensar em descartar por isso não utilizei Sycamore na lista, talvez colocar uma Lilian ou Professor Birch para rodar a mão e não mexer do adversário pode ser interessante.


Possíveis Techs:

Team Aqua Secret Base: Depois que parei pra pensar o tanto que essa carta se encaixa bem no deck pois aumenta um de custo para recuar de todos os Pokémon que não sejam Team Aqua, ou seja, qualquer um já que não se utiliza Team Aqua no meta. Eu não coloquei na lista principal porquê não consegui testar perfeitamente, então é só uma teoria por enquanto.

Lilian / Professor Birch’s Observation: Sem loucuras, porém, em algumas situações de jogo a mão do seu oponente está bastante ruim, ou você acabou de jogar um deliquent e o deixou sem cartas na mão, mas precisa rodar a própria mão e o único support capaz de fazer isso no deck é o N, que vai ajudar mais ele do que você mesmo.

Level Ball: Particularmente gostei mais da Ultra Ball porque caso tome Hex Maniac ou Silent Lab não irá me atrapalhar pra montar meu Sylveon rapidamente, porém são poucas e Level Ball pode ajudar a colocar mais Eevee na mesa.


Vantagem:

  • Contra decks que não tem aceleração de energia ou Pokémon para reciclar energia na maioria das vezes são partidas fáceis.
  • Sua fraqueza é o tipo metálico que está em total desuso nos torneios grandes devido à quantidade de Volcanions.
  • Disrupt consistente.
  • Na mão de bons jogadores que conseguem antecipar as ações do adversário faz com que o poder desse baralho seja maximizado.
  • Não utiliza Tapu Lele-GX nem Shaymin-EX o que deixa o deck teoricamente mais barato.

Desvantagem:

  • Decks que voltam energia facilmente são um problema se isso for algo constante;
  • Todos os decks de disrupt que tenham um Pokémon ‘tanque’ na frente para o setup sofrem muito com o one hit ko.
  • Hex Maniac + Silent Lab + Wobbufet é uma dor de cabeça porque você precisa utilizar a habilidade do Eevee.
  • Decks disrupt com a utilização dos martelos são baseados em várias partidas na sorte, o acerto ou não dos Chrushing muda completamente a partida.

Conclusão

O formato está obscuro ainda, acredito que no primeiro momento teremos apenas alguns decks novos até se adaptar e aumentando ainda mais o leque de baralhos tier. Acredito que Sylveon tenha seu valor com o disrupt e não me impressionaria se conseguisse uma boa colocação no Regional da Inglaterra, claro que ainda precisamos de vários testes e melhorar a lista de acordo com o metagame, porém acredito que verá jogo.

Então é isso, nossa primeira análise do novo formato e esperamos trazer várias dicas importante na montagem do seu deck. Até a próxima! 😉

Jogador desde quando saiu a Base Set aqui no Brasil, tendo minha melhor temporada 11/12, onde que no Nacional 2012 consegui o primeiro top pra Minas Gerais, ficando em 7º colocado. Venci alguns torneios como City's e BR's e top's nos Regionais. Parei por um tempo, mas estou de volta para esse incrível jogo.
  • Leozinho

    Boa, bem esclarecedor!