Vileplume/Giratina-EX – O Reinado do Caos

postado em: Análise de Decks | 10

E ai galera! Eu sou o Wallysson, mais conhecido como SonSon e vou dar continuidade nas análises de deck do formato XY-ON. Jogo há bastante tempo e Vileplume sempre foi uma das cartas que mais gostei, a maioria dos efeitos dela vem com algo para atrapalhar seu oponente, e para os que já me conhecem esse é meu estilo de jogar. Ver a cara do oponente sem reação ou desesperado para poder jogar é muito bom, então hoje vou trazer pra vocês Giratina-EX/Vileplume.

Introdução:

O deck que estou treinando e trouxe nesse artigo é bem consistente, não quis colocar muitas techs nele mais vou citar uma por uma pra vocês depois . A ideia da base é tentar montar Vileplume no primeiro turno, sua habilidade deixa ambos jogadores impossibilitados de jogar itens, a grande diferença é que seu deck está pronto pra isso. Uma linha pesada de supporters estão no baralho, sem contar que no começo você vai tentar utilizar todos os itens o mais rápido possível, assim que montar seu jogo a ideia é focar no Giratina-EX que deixa o lock mais pesado ainda, assim quando você atacar o adversário não poderá jogar itens, Pokémon tool, estádio e baixar energia especial. Encaixado o combo, são grandes as suas chances de vitórias.

Lembrando que é uma lista base, você deve mudar conforme o metagame da sua região ou seu modo de jogar.

 Card by Card:

Pokémon:

3-3-3 Vileplume: Logo de início temos uma linha pesada de Vileplume para conseguir montar o máximo de vezes possível um Vileplume T1. Conseguindo usar sua habilidade “Irritating Pollen” no começo da partida você trava completamente o jogo do oponente, desacelerando seu setup inicial, forçando-o a jogar na mesma velocidade que seu deck, a diferença que seu baralho está pronto para esse ritmo lento pois a lista tem uma linha considerável de supporter enquanto seu adversário na maioria das vezes tem aquele monte de trainers inutilizados pela ability do Vileplume.

3 Giratina-EX: Que carta linda minha gente! Ela tem uma habilidade “Renegade Pulse” que não deixa o Giratina sofrer danos de Mega Evoluções. Com o formato todo desenhado para esses tanques, Giratina ganha uma força muito grande, porém seu grande valor está no seu ataque “Chaos Wheel” que combando com o Vileplume o oponente tem poucas ações no seu turno porque seu efeito bloqueia de baixar estádio, Pokémon tool e energia especial. A maioria dos decks e tipos ganharam um incremento muito grande das energias especiais, Vespiquen e Night March são só dois dos exemplos do formato que utilizam em excesso as energias duplas para poder atacar, sem isso o deck deles fica muito vulnerável, sem contar Strongs/Mistery, Double Dragon e outras que podemos ver nesse formato.

2 Miltank: Tem um papel importantíssimo nesse deck, ajuda na troca de prêmios e força o oponente ao “Jogo de 7 prizes”.

2 Hydreigon-EX:Dragon Road” é a habilidade desse dragão que tem a missão de fazer seus Giratinas recuarem com 2 custos a menos, utilizando bem as energias de planta para não gastar as especiais, fazem com que faça o oponente forçar o Lysandre sempre pra matar seu Pokémon. Mas engana-se quem acha que ele está aqui só pra dar suporte para a estrela do deck, seu ataque “Shred” não é afetado por nenhum efeito do Pokémon defensor, sendo uma arma contra Regice, Aegislash e Pyroar.

2 Shaymin-EX: Serve para acelerar seu começo de jogo fazendo com que as cartas rodem na sua mão, não necessita de muitas explicações, uma carta essencial para quase todos os decks do formato.

1 Lugia-EX: Dano alto e rápida resposta contra o adversário, já que o deck possui um setup lento, sempre serão necessarios 2 turnos para conseguir começar a atacar, a Lugia faz o oponente sofrer uma pressão que muitas das vezes ele não espera contra um deck lento como esse.

Treinadores:

4 Forest of Giant Plants: 4 estádios para que consiga colocar o lock mais rápido possível em jogo, seu efeito faz com que os Pokémon de planta possam evoluir sem precisar de um delay, então Vileplume pode estar em campo no seu primeiro turno! Isso é algo realmente forte, muitas pessoas desistem quando olha para a mão e veem que não pode fazer nada.

2 Level Ball, 4 Ultra Ball: Ultra Ball fica encarregado de buscar os Pokémon pesados do deck e os Shaymin que são de extrema importância para o começo do jogo, enquanto a Level vai acelerar seu jogo sem ter que descartar nenhuma carta que pode ser necessária no final da partida.

2 Muscle Band: Os danos são extremamente baixos para esse formato, sem contar que com ela você fecha os danos, muitas das vezes com a Muscle você o número de ataques para nocautear seu adversário por -1.

2 Lysandre: Muito forte no seu deck, tem que ter um carinho muito grande quando pensar em descartar essa
carta, ela pode virar jogos perdidos para você, como? Puxando um Pokémon pesado e junto com o Vileplume, muitas das vezes ele vai ter que gastar energia para recuar ou usar AZ/Cassius que alguns decks não utilizam.

4 Trainer’s Mail: Faz com que no começo da partida consiga pegar os itens necessários para aquelas ações, Stadium, Ultra Ball e Level Ball.

4 Professor Sycamore, 3 Shauna, 2 Professor Birch’s Observation: Que linha de supporter ridicula que essa XY-ON trás pra gente hein? É o que sobrou e achei bacana de utilizar no baralho, sua mão precisa rodar, muitas das vezes um Sycamore não faz grande diferença por causa que seu jogo está montado, tem um monte de cartas mortas e precisa de energias, então acho que essa é a linha necessária para que o deck consiga fluir bem.

4 AZ: Volto Vileplume, uso itens, shaymin, recupero meus danos, sim, uma linha pesada e que valeu a pena usar.

Energias:

4 Double Dragon Energy: A alma do deck sem dúvida nenhuma, sem essas energias você não faz nada no jogo, tem que ter muito cuidado ao utilizar e saber poupar bastante o recurso.

4 Double Colorless Energy: Faz com que o Giratina consiga se energizar em 2 turnos, dando grande vantagem quando acertar o lock.

2 Grass Energy: Recomendo utilizar para recuar seus pokémon dragão ou até mesmo atacar com o miltank, sem ter que gastar uma double energy, facilitando que ele morra facilmente para Lugia EX e Yveltal EX

Possíveis Techs:

Aromatisse XY: Sim, esse Pokémon mesmo. Testei essa variação substituindo as energias de grama por energias de fada e o resultado foi muito bom, quando acerta o combo e com AZ seus Pokémon ficam quase indestrutíveis.

Cassius: As vezes da uma dó de ter que usar AZ e perder aquelas energias, Cassius serve para que você poupe seus prêmios e suas queridas energias.

Lucky Helmet: O formato está bem divertido mas vou ser sincero com vocês, as vezes os decks estão travando demais, por mais consistente que seja essa lista, é normal em algumas partidas seu deck não rodar, com Lucky Helmet você compra 2 cartas sempre que sofrer dano do oponente.

Team Flare Grunt/Xerosic: Contra a mirror faz total diferença, vale a pena ser pensado.

Ace Trainer: As chances de começar perdendo é muito grande! Mas o motivo maior de não ter colocado ela que é uma carta muito situacional, raramente conseguia utilizar ela perfeitamente ou acabava sem carta que descartava na busca por montar tudo no T1.

Silent Lab: Depois que montar seu jogo, Wobbuffet pode ser uma dor de cabeça contra seu deck, é uma boa opção.

Faded Town: Outro stadium que pode ajudar contra decks que utilizam muitos megas, ir completando o dano do Giratina com Faded Town, além de não tomar dano desse tipo de Pokémon é muito forte.

Video:

Surpresos?! Agora vamos tentar sempre trazer um vídeo com algumas partidas do deck, espero que gostem.

PS: Juro que o próximo vai ser narrado.

 

Vantagens:

  • O lock desse deck chega a ser algo absurdo, a facilidade de montar no primeiro turno é muito grande, sem contar que ele foi montado com esse propósito.
  • Tem uma grande vantagem contra decks que utilizam muitas duplas e energias especiais no deck, Vespiquen e Night March que são decks que estão na moda tem uma dificuldade muito grande de vencer esse combo.
  • Miltank é muito legal nesse deck, sério. Da muita dor de cabeça pro oponente, me surpreendeu demais nos meus testes.
  • O formato está se desenhando para os Pokémon Mega e não tomar dano deles chega a ser ridículo, fazendo com que seu oponente nem perca o tempo de mega evolui-los.

Desvantagens:

  • Decks que não utilizam muitas energias especiais são um pouco chatos, totalmente contornável mas você vai precisar pensar um pouco mais. Contra Manectric-EX você tem a vantagem de não deixar baixar o “Rough Seas” que é um estádio que muitas vezes não deixa o dano fechar. Sceptile EX com Ariados é um pouco complicado também por causa do Ariados, é necessário se lembrar que seu Pokémon é muito pesado, isso atrapalha e muito contra esse deck, que aumenta o dano com a condição especial. Quando fiz o Giratina com as techs de Fada esse match melhorou consideravelmente.
  • Hex Maniac/Wobbuffet, você fez todo o trabalho pra fazer o combo? Que pena, agora acabou e eu posso usar itens. Giratina fica muito vulnerável contra os martelos do oponente, não esqueça que as energias são a alma do seu deck.
  • Regice/Aegislash/Pyroar: Pensa numa dor de cabeça? Derrotar 1, 2 até que vai mas se o oponente subir o 3º amigo, pode recolher porque a match fica bem complicada. rs
  • Conforme puderam ver no vídeo você gasta muito recursos para montar o Vileplume no primeiro turno, óbvio que vai fazer falta mas vale a pena correr o risco.

Conclusão:

Acredito que o deck vai ser Tier 1 por enquanto, tem um potencial muito grande contra algumas partidas chaves e é uma base bem consistente, como disse no artigo todo a ideia é sempre montar o lock no primeiro turno, sendo assim até seu pior de jogo pode mudar, uma mão morta e apenas passando e não tendo nada pra fazer o oponente não vai ter muita coisa pra fazer a não ser assistir você jogar. Não recomendo para quem não gosta de uma partida lenta, muitas vezes mais pensada e com uma base de danos relativamente baixa, a ideia é sempre travar o oponente.

Espero que tenham gostado do texto e nos ajudem a saber qual próximo deck vocês querem que seja analisado por nós, qualquer dúvida ou sugestão estou a disposição.

Boa temporada a todos.

OBS: Gostaria de agradecer ao André por ter disponibilizado a sua conta no online, valeu brother 😉

Jogador desde quando saiu a Base Set aqui no Brasil, tendo minha melhor temporada 11/12, onde que no Nacional 2012 consegui o primeiro top pra Minas Gerais, ficando em 7º colocado. Venci alguns torneios como City’s e BR’s e top’s nos Regionais. Parei por um tempo, mas estou de volta para esse incrível jogo.
  • juniogof

    Muito bom SonSon! Parabéns!

    • Wallysson Lima

      Valeu Junio!!

  • Muito top!

    • Wallysson Lima

      Simões, muito obrigado!

  • Gostei da lista, vou mesclar com a minha. haha

    • Wallysson Lima

      É claro que a lista tem pontos a melhorar, a ideia é essa mesmo, adaptar o deck ao seu gosto. Vileplume de t1 é muito forte 😉

  • Douglas

    Post excelente, muito bem feito. Aqui estão saindo as melhores análises XY-ON!!! Parabéns, continuem assim!

    • Muito obrigado Douglas, fico feliz que tenha gostado. Vou tentar fazer mais artigos como esses e agradecemos pelo elogio.

  • Esse vídeo deixou a matéria bem legal. Com certeza um dos decks que vou usar nos futuros torneios, nada melhor que travar o oponente hahah

    • Wallysson Lima

      Vou tentar escrever mais Velter e com esses vídeos para mostrar o funcionamento do deck. Vileplume é coisa linda demais, com certeza vou usar também. rs