Xerneas: Arco íris com força total

postado em: Análise de Decks, PRC-ON | 2

E ai galera, beleza? Eu sou o Renato Christian e estamos de volta para mais uma análise de decks do formato PRC-ON, e desta vez com um deck que ganhou muito hype nas semanas anteriores, o Rainbow Force. Conseguindo bater até 250 em algumas situações com apenas 3 energias e dando apenas um prize? Parece sensacional certo? E pode ser. Vamos ver a lista abaixo. (Lembrando que você pode E deve alterar essa lista de acordo com seu metagame local)

Lista pronta? Ok, então vamos a um

Card-by-card

4 Xerneas BKT 107

A alma do deck, o atacante destruidor. Voce pode dar vários nomes para essa carta, mas é fato que quando ela foi lançada, até rolaram algumas tentativas de fazer com que ela jogasse sem sucesso algum. Porém agora com os Pokémons Dual Type (Pokémons com dois tipos em apenas uma carta), com muito menos espaço no banco você pode colocar vários tipos sem precisar de uma Sky Field como era necessário antes. Graças ao ataque Rainbow Force, com uma energia fada e uma energia incolor, você bate 10 mais 30 para cada tipo no banco. É MUITO DANO. Numa boa situação e que não é tão difícil, você consegue colocar Volcanion EX (Dual), Galvantula STS (Dual), Shaymin EX e outro Xerneas no seu banco. Com apenas 5 pokémon no banco você bate FUCKING 180 mais 10, o que é suficiente para levar praticamente qualquer EX do formato. E se isso ainda não for suficiente para matar algum Pokémon (M Scizor EX com shield energy, por exemplo), desça Sky Field e resolva seu problema, fechando os tipos necessários para matar qualquer coisa.

2-1 Galvantula STS

Um dos dual type que existem nesse deck, Galvantula é um stage 1 bem interessante englobando os tipos Grass e Electric, e também pode ser um atacante interessante no nosso deck, seu primeiro ataque Double Thread, bate 30 em dois Pokémon do banco do oponente, um ataque relativamente comum, porém ele aplica fraqueza e resistência ao banco, tornando ele um atacante interessante para lockar um atacante do adversário e bater em dois shaymin do banco, ou contra Greninja, você poder bater e matar os Froakie do banco em apenas um hit, dificultando bastante a vida do seu adversário.

1x Volcanion EX STS

tumblr_o0g94p6Cfl1un95hzo1_540O outro dual type do deck, porém aqui temos um Pokémon básico para cumprir essa função. Apesar de ele ter um deck só dele (e que já falamos dele aqui), aqui ele está apenas para adicionar um tipo a mais ocupando apenas um espaço.

2x Shaymin EX

Dispensam comentários, dois são o suficiente na maioria dos decks e esse aqui as coisas não mudam muito.

4x Sycamore/ 2x N/ 2x Lysandre/ 4x Vs Seeker / 4x Ultra Ball

Outro número padrão, gosto dessa quantidade na maioria dos decks que jogo e nesse as coisas não mudam muito.

4x Max Elixir

Essa carta torna o Xerneas mais interessante nesse formato, e possibilita que consigamos bater com ele no primeiro turno. Max elixir olha as 6 cartas do topo do seu deck e liga uma energia básica em um Pokémon básico no banco. Exatamente o que precisamos, e nada menos do que 4 para montarmos bem rápido.

2x Exp. Share

Outra carta para acelerarmos energia na mesa durante o jogo. Exp. Share faz com que quando um Pokémon seu é nocauteado e se ele possuir energias básicas ligadas a ele, você não vai precisar descartar essa energia, mas você vai liga-la em um Pokémon com a Exp. Share ligada a ele, nos poupando de acertar uma Max elixir em todos os turnos para poder bater sempre.

3x Sky Field

A carta que possibilita esse deck derrubar qualquer coisa, conseguindo descer todos os tipos na mesa até wailord você derruba em um hit.

1x Super rod

Com tanto parallel city no formato, não dá pra ficar sem essa carta né, se o oponente quebrar seu Sky Field por um Parallel, e você não conseguir voltar seu Pokémon, adeus OHKO na match. Poderá ser substituída por Karen, para te deixar retornar várias vezes.

1x Escape rope

Recuar Giratina, ou em casos de Lysandre em algum Pokémon sem float stone, gosto de manter uma no deck.

8x Fairy Energy/4x Double Colorless

Uma boa quantidade de energias, suficiente para os max elixir, e as duplas estão para atacar com os Xerneas, menos ficaria inconsistente.

Bom galera, para mim o coração do deck é esse, agora vou falar de algumas cartas que acho interessante adicionar a lista principal. Darei várias opções para que vocês moldem o deck de acordo com o que acharem melhor.

Hoopa EX/Kingdra EX/Umbreon EX

3 EX de tipos diferentes dos que estão no deck. O Hoopa para que uma ultra ball traga todos eles de uma vez, Kingdra para descartar estádio (com uma energia incolor bate 20), e Umbreon com seu ataque Veil of Darkness pode bater 20, descartar uma quantidade de cartas da mão e comprar a mesma quantidade. Uma forma de setup apertada, mas é uma forma de setup.

Jirachi XY 67 PR

Arrancar energia de uma Giratina que te deu Parallel city e ainda atacou? Vamos de Jirachi. Na pior das hipóteses, o oponente gastou um Ranger para matar seu Jirachi, e não um Lysandre para matar outro Pokémon.

bisharp_smongo2-2 Bisharp STS

Outro stage 1 dual type. Com dois tipos que você não tinha antes. Parece ótimo né? Bom, nos meus testes com o deck, eu não fui muito fã. Acredito que duas linhas torna o deck muito inconsistente, fica muito comum ter joltik na mesa e ter Bisharp na mão em vez de Galvantula. Cada um usa como prefere, mas acredito que existam opções melhores.

Teammates

Essa carta nesse deck para mim é fantástica. Alguém matar seu xerneas e você poder buscar a dupla direto do deck sem esforço e ainda buscar um Vs seeker ou outro recurso pro próximo turno, é espetacular.

Pokémon Fan Club

Eu gostei muito dessa carta. Ainda mais na versão que usa Hoopa EX, poder buscar o Hoopa e um joltik ou um xerneas ao mesmo tempo é muito bom. Porém ela é muito situacional, se não vier no T1 ou t2, dificilmente você vai usar ela depois.

2-2 Golurk AOR

Se lembram desse dual type? Fighting e Psiquico? Matando M mewtwo em um hit? Pois é. Podendo bater até 120 quando ataca, pode ser uma tech interessante a se usar, para mim, a ideia é igual a do Bisharp, outro stage 2 atrapalharia a consistência do deck e deixaria mais lento no fim.

Vantagens:

• Sai do nada e bate muito. Contra decks lentos se sai muito bem.
• Para mim, pode vencer qualquer match, pegando adversários desprevenidos.

Desvantagens:

• Se o oponente notar que a manha desse deck é buscar os dual type em vez dos Xerneas e conseguir fazer isso, você pode ficar bem enrolado na match.
• Greninja (para mim) come esse deck, no mesmo esquema de buscar os dual types em vez de focar nos Xerneas.
• Decks com Hammer podem complicar um bocado sua vida.

Então galera, é isso. Não colocarei uma lista final para esse post, pois esse deck pode ser alterado de diversas maneiras diferentes para o meta em que você for jogar. O deck pode ser muito explosivo e do nada bater uma grande quantidade de danos suficiente para matar qualquer coisa. Muito surpreendente jogar contra e com ele, pois não acreditei que esse deck conseguiria obter sucesso, mas, parece que eu estava enganado. HAHAHA.

Divirtam-se testando galera e até a próxima. Nos vemos em São Paulo dia 16.

PS: Gostaria de parabenizar a iniciativa da Epic Game de São Paulo fazendo um campeonato valendo a viagem para Londres. Vou participar dele e quem sabe eu dou sorte? hahaha

Jogo Pokémon TCG faz dois anos. Na temporada 2014/2015 tive minhas primeiras experiências em campeonatos grandes, com um 10ª lugar no regional de Goiânia, e top 4 nos Citys de Vitória e BH. E uma vitória nos campeonatos mensais que fazemos em Belo Horizonte.

  • Bruno Cordova

    Eu gostei bastante, mas ainda eh meio papel contra um mewtwo. o meu roda sem shaymin ex, apenas com octilery, tenho um potencial de 260 de dano quando setup dele esta pronto. estou tentando algumas variações mas aqui esta o resultado (observação tenho ele no online e no fisico). https://uploads.disquscdn.com/images/e6b49a3ecb72ae5c6a666bce813b7e616aef5d3633da37b44e3f83dc0c6dca35.png

    • Renato Christian

      Bom dia Bruno, tudo bem?

      Então, essa lista que voce postou não possui muitas coisas que eu vejo como necessárias para o deck se manter no formato. Max elixir é uma delas, outra coisa que não entendi foi o Volcanion de 130 de HP, se voce não tem energias fire, porque ele está ai?

      Dê uma olhada na lista que considerei como base para o deck, e veja se voce se sairá melhor em seus testes.