Zoroark/Variantes – The fox lady agressiva

No formato atualmente o que mais vemos em todos os decks é a jogada: descer Tapu Lele GX, ativa sua habilidade Wonder Tag e busca o supporter Brigette no deck, usa ele e descemos 3 pokemon no banco. Com isso temos no mínimo 4 pokemon no banco do nosso oponente no inicio de jogo e por este motivo, e também devido ao alto numero de pokémon suportes que o formato está utilizando (Oranguru, Shaymin EX e Tapu Lele GX, entre outros) a carta esquecida da coleção BREAKthrough, Zoroark, deu as caras novamente. E Hoje trago a vocês algumas palavras sobre o deck.

Com seu ataque Mind Jack, nossa amiga raposa, a Fox lady, consegue causar 10 + 30 para cada pokémon no banco do nosso oponente isso somando com os motivos que descrevi acima, faz com que ela seja uma ótima carta para este formato.

Vou falar com vocês sobre o decks que veem ganhando boas colocações em campeonatos e também foi escolhida como deck TOP 1 para o regional de Curitiba pelo nosso amigo Sid Guimarães em seu post aqui no site.

Pokemon (18)

4x Zorua – BKP 89
4x Zoruark – BKP 91
2x Zoroark BREAKBKP 92
2x Drampa GX – GRI 115 / 142160
2x Tapu Lele GX – GRI 60 137 155
1x Shaymin EX – ROS 77 / 116
1x Oranguru – SUM 113
1x Tapu Koko – SMPR 30
1x Oricorio – GRI 56

Como falei, Zoroark é um poderoso atacante no formato atual e por isso não podemos esquecer também da sua forma BREAK que alem de aumentar a sua vida nos dá o seu ataque Foul Play, um poderoso ataque que com apenas 1 energia dark podemos copiar um ataque do pokemon defensor sem pagar o custo de energia daquele ataque, com isso podemos replicar o Berserk de Drampa, e com choice band causar 180 dano (One Hit K.O – OHKO), entre outros ataques. Isso abre um leque de opções de como responder a vários atacantes do formato.

Drampa GX aparece também em nosso deck, um poderoso atacante do formato que pode retirar uma energia especial com apenas 1 energia e com seu segundo ataque Berserk podemos causar 180 de dano utilizando a choice e matando uma grande variedade de Pokémon EX e GX. Para podemos utilizar seu segundo ataque combinamos aqui a carta Team Magma Secret Base para causar 20 de dano quajndo descermos um pokemon e com isso a condição do segundo ataque do nosso amigo da historia sem fim. Em minha matéria de Garbodor há pessoas que adicionaram (ou ate mesmo retiram este estádio) uma ou mais cópias de Rainbow Energy  para ao invés de causa 20 de dano em todos os pokémons que você descer, causar apenas 10 de dano em 1 bicho apenas. Andrew Mahone jogador da ARG Team (ótimo jogador inclusive) pegou TOP 8 neste último final de semana no maior campeonato de pokemon em Indianapolis, ele rodava seu deck com apenas 1 copia de rainbow energy e também o estadio, por dois motivos, um já dito anteriormente e por utilizar a carta Special Charge  para recuperar energias especiais do descarte, podemos retornar a Rainbow e com isso termos uma energia dark a mais no deck no final de jogo.

Aproveitando que já citei o grande jogador Mahone, em seu deck ele incluiu um Turtonator GX para utilizar seu ataque Shell Trap, que com 2 energias incolor causa 20 (50 com choice) de dano e se o oponente atacar ele no próximo turno o pokemon atacante recebe 8 marcadores de dano, por ser um pokemon de fogo esta carta ajuda em partidas que os pokémon tem fraqueza ao tipo dele, e ser uma resposta a Tauros GX.

Tapu Koko é uma carta que te ajuda a fechar o dano se for utilizada no inicio de jogo, espalhando 20 de dano na galera do oponente. Oricorio é a nossa resposta contra Vespiquen, (outro deck que está utilizando Zoroark), com seu ataque Supernatural Dance causa dano em cima do numero de pokemon na pilha de descarte do oponente, sendo o principal counter contra a vespa no formato.

As demais cartas são bem padrão, Oranguru, Shaymin EX – para compramos e não travamos o nosso jogo, Tapu Lele GX – além de buscar suporte e até o Lysandre para vitoria é um ótimo atacante.

O que muitos podem questionar aqui é a utilização de Brigette e Pokémon Fan club. Com a primeira carta podemos buscar os Zoruas e o Drampa GX para colocarmos eles diretamente no banco, mas infelizmente para buscar Shaymin EX e Tapu Lele GX  e utilizar suas habilidades temos que primeiro colocá-los em nossa mão e não direto no banco por isso Fan Club está no deck.

Também temos a combinação com Umbreon GX

Pokemon (20)

3x Eevee – SUM 101
2x Umbreon GX – GUR 80 / 142 / 154
1x Flareon – AOR 13
1x Vaporeon – AOR 22
4x Zorua – BKP 89
4x  Zoruark – BKP 91
1x Zoroark BREAKBKP 92
2x Tapu Lele GX – GUR 60 137 155
1x Shaymin EX – ROS 77 / 116
1x Oricorio – GUR 56

A novidade aqui é eeveevolutons, o Umbreon GX oferece uma opção de ataque no segundo turno que você pode usar para colocar a pressão inicial em seu oponente com Shadow Bullet. Com o Eevee e a sua habilidade Energy Evolution, o setup do Umbreon é muito consistente no deck, pois temos que apenas ligar uma Dark Energy para pesquisar seu cachorro preto no primeira turno do jogo, permitindo que você use suas cartas de busca para a linha Zoroark.

Shadow Bullet é o principal ataque pelo qual usamos o Umbreon GX. Com Reverse Valley, Choice Band e Professor Kukui, temos um somatório de danos que ajuda a atingir os números para 2HKO na maioria das cartas utilizadas no formato. Os 30 de danos no banco de Shadow Bullet também ajudam bastante, estes danos podem ser usados para futuramente matar qualquer Pokémon com seu Zoroark no jogo. A raposa pode não ter um dano estável durante a partida, e com a ajuda dos cachorros podemos atingir valores altos de dano, e finalizar qualquer pokemon no formato.

Temos também que falar que o GX do nosso amigo cachorro preto, podemos desarmar o oponente e retirar duas duplas do campo dele.


Algumas Techs


  1. Yvetal XY e Yveltal BKT – Se estiver buscando uma aceleração de energia podemos utilizar o Yveltal XY para buscar as energias na pilha descarte ou utilizar o BKT para espalhar mais dano, mas como não vemos tanto EX mais no formato não acho tao benéfico assim.
  2. Tauros GX – SM 100 v / 144 / 156 – Para utilizamos mais ainda os ataques do Umbreon podemos utilizar seu primeiro ataque e ficar na brincadeira de bater e correr e deixa o tauros de escudo na frente, em momentos de pouca energia, e possivelmente utiliza-lo para finalizar algum pokemon quando ele receber dano, mas com choice band no formato muitos decks podem da OHKO nele.

Conclusão


Zoroark é uma carta com uma versatilidade muito grande, por utilizar apenas duas energias incolores cabe em muitos decks, e sua habilidade é de grande ajuda contra Lysandres para te travar, estão são duas variações com as quais joguei e gostei, a variação com Umbreon GX é mais complicada de se jogar, ficamos muita vezes sem saber qual atacante utilizar em certos momentos, como todo deck ele precisa de um certo volume de treino para ser utilizado.

Espero que tenham gostado, comentem suas opiniões sobre os deck e o que vocês mudariam nas listas para jogarem, em suas regiões.

Até a próxima!


Consiga todas as cartas com nosso parceiro com os melhores preços: http://www.pokeparadise.com.br/ 

Jogador de Pokémon TCG desde 2004, comecei o competitivo em 2010,
natural de Formiga Minas Gerais e atual morador de Belo Horizonte, graduando em Engenharia de Computação pela PUC Minas e spammer nas horas vagas.