Zygarde-EX/Regirock-EX/Carbink BREAK

postado em: Análise de Decks | 3

Olá galera! Pra quem não me conhece, eu me chamo Alex Oliveira e sou jogador de Pokémon TCG há uns 2 anos mais ou menos, aqui em Belo Horizonte, Minas Gerais. Já frequentei regionais no Rio de Janeiro e Espírito Santo, e fui também no Nacional de 2015 em São Paulo, então algumas pessoas já devem ter me visto em um ou outro campeonato. Eu já fazia parte integrante da equipe do blog, mas não era tão ativo, ajudando vez ou outra em revisões. Agora, pretendo ao longo da temporada 2016/2017 postar muito mais conteúdo aqui, incluindo análise de decks, vídeos comentados testando os decks, reports e muito mais!!

Bom, sem mais delongas, vamos lá!

Hoje, trago à vocês uma análise de um deck que eu, particularmente, achei extremamente forte e que veio na nova expansão Fattes Collide (ou Fusões de Destino na tradução da Copag, que lançará aqui no Brasil em meados de Julho). Ao longo desse e dos próximos meses iremos postar decks que essa nova coleção nos proporcionou. O deck que vamos discutir hoje tem como atacante principal o novo Pokémon lutador Zygarde-EX, em sua forma 100% (a coleção também inclui Zygarde na forma 10% e 50%, todos com o nome somente de Zygarde, mas esses dois não são muito bons para o competitivo). Além do Zygarde-EX, utilizamos no deck também o novo Regirock-EX com sua habilidade Regi-Power e o Carbink/Carbink BREAK com a habilidade Safeguard e um ataque extremamente útil para o nosso deck. Então, vamos à lista!

 
 

Algumas cartas abaixo podem ser encontradas pela nossa parceria com a Poke-Paradise, ótimos preços e segurança na compra de seus cards.

Card by Card

Pokémon

Zygarde-EX: Ele é a grande estrela do deck, assim como o antigo Lucario-EX este é um dos poucos Pokémon no TCG atualmente que conta com uma gama de 3 diferentes ataques, com 1, 2 e 3 energias cada ataque respectivamente. Mas o Zygarde possui um 4º ataque! O seu ataque “All Cells Burn” é um ataque como o do antigo Genesect-EX da Plasma Blast, que é proporcionado graças ao uso de uma tool e possui um dano base de 200! Porém, o ataque faz com que descarte 3 energias do nosso Dragão de terra, o que não é problema graças ao nosso amigo Carbink BREAK. Além de todo o poder de fogo do Zygarde-EX, ele ainda possui um elevado HP, base 190, maior que o normal para um Pokémon EX.


Regirock-EX: O guardião de pedra chegou para auxiliar os decks lutadores com sua habilidade Regi Power! Essa habilidade faz com que todos os seus Pokémon lutadores ganhem um bônus de 10 no dano dos ataques ao Pokémon ativo do oponente, muito semelhante à habilidade do Deoxys-EX da Plasma Freeze da era Black and White. Isso significa que 3 Regirock-EX em campo aumenta o dano dos ataques em 30! Com Korrina é muito fácil buscar os Regirocks e, em último caso, ele pode ser um segundo atacante no deck.

Carbink: Graças à sua habilidade Safeguard, Carbink evita todos os efeitos de ataque, incluindo dano, causado por Pokémon EX do oponente. A habilidade do Carbink é útil contra decks que usam muitos Pokémon EX, ganhando tempo para que você monte seu arsenal de fortes atacantes no banco.

Carbink BREAK: O Carbink BREAK aumenta o HP do Carbink além de proporcionar um novo ataque: Diamond Gift. Este ataque causa 20 de dano (que pode ser aumentado graças à habilidade dos Regirocks e o uso de Strong Energy) e liga duas energias QUAISQUER do descarte à um Pokémon lutador no seu banco. Isso significa que o Carbink BREAK pode retornar inclusive duas Strong Energy do descarte, reciclando facilmente suas energias especiais, além é claro das energias lutadora comuns.

Hawlucha: Hawlucha é um ótimo atacante não-EX que ajuda na troca de prizes e consegue causar um elevado dano à Pokémon EX. Além de possuir custo de recuo zero que pode ser muito útil em certos momentos do jogo.

Lucario-EX: O Lucario está aqui para ajudar contra bad matches, ou seja, os decks em que Zygardee Regirock têm fraqueza, principalmente Vespiquen.

Shaymin-EX: O bom e velho Shaymin para ajudar a montar seu jogo, aumentando seu poder de compra.

Trainer Cards

Professor Sycamore: Principal suporte de compra do formato, está em praticamente todos os decks.

Korrina: Com Korrina fica fácil buscar os Regirock-EX que precisamos, ou qualquer outro Pokémon do deck. Além de buscar qualquer item, permitindo a realização de diversas combinações diferentes, seja pra buscar outro Pokémon com Ultra Ball, curar com Max Potion, recuar com Escape Rope, etc, são muitas as possibilidades.


N: O suporte da virada faz seu retorno triunfal na coleção Fates Collide! N é o tipo de suporte para realizar viradas impressionantes quando o oponente está apenas com aquele último prize. Extremamente útil durante no fim do jogo!

AZ: Permite que você volte para a mão aquele Zygarde-EX quase morrendo, um Regirock preso como Pokémon ativo ou simplesmente reutilizar Shaymin.

Hex Maniac: Ajuda a travar o oponente, impedindo que use Shaymin e também em partidas contra Greninja BREAK, Trevenant BREAK e safeguarders que possam te atrapalhar, como o próprio Carbink ou Aegislash-EX.

Lysandre: Busque aquele Shaymin no banco e termine o jogo!

Magnetic Storm: Neste deck podemos utilizar 3 estádios diferentes. Além dos dois da lista, também posso citar o Fighting Stadium, porém na minha lista optei por utilizar Magnetic Storm após vários testes, pois ajuda bastante retirando a resistência à ataques lutadores de Pumpkaboo, Trevenant, Lugia, Lugia-EX, Yveltal Baby, Yveltal-EX, Articuno, Shaymin-EX e etc. Pra mim foi muito mais útil usar Magnetic Storm no atual meta do que Fighting Stadium, porém, os estádios utilizados neste deck fica à gosto do freguês, apesar de que recomendo sempre utilizar 4 cartas de estádio.

Scorched Earth: Optei por utilizar 2 Magnetic Storm e 2 Scorched Earth, pois além de ajudar no poder de compra, o Carbink BREAK pode recuperar as energias descartadas mais tarde, melhorando a sinergia do deck. Novamente, fica à escolha do jogador analisar o meta atual e decidir quais estádios usar.

Ultra Ball: Duas Ultra Ball são suficientes, pois Korrina consegue buscar quase todos os Pokémon do deck.

Battle Compressor Team Flare Gear: Eu gosto de utilizar Battle Compressor principalmente para descartas energias, tanto a Strong quanto a comum, para que o Carbink possa buscá-las no descarte. Ou então para descartar suportes e buscar com VS Seeker.

VS Seeker: Item muito útil e necessário em praticamente todo deck para buscar qualquer suporte no descarte.

Professor’s Letter: Muito útil para buscar energias através de uma Korrina, quando você está sem nenhuma energia na mão, ou para utilizar em combinação com Scorched Earth e comprar mais cartas, recuperando as energias mais tarde com o Carbink.

Escape Rope: Seu oponente vai tentar travar seus Regirock na frente, então nada mais justo que ter um modo de fugir disso quando a Float Stone não estiver disponível. Também pode ser usado pra tirar um Zygarde com pouco HP ou sem energia da frente. A opção aqui é utilizar Switch ou Escape Rope, escolhi Escape Rope por uma preferência pessoal, mas switch também faz bem o trabalho.

Max Potion: O Zygarde possui um elevado HP, então muitas vezes ele aguentará ataques por pouco. É aí que você pode buscar a Max Potion com Korrina e curar todo o dano do Zygarde, principalmente se este tiver acabado de usar “All Cells Burn” e estiver sem energia. Carbink está aí para trazer as energias do Zygarde de volta!

Fighting Fury Belt: O Zygarde-EX já tem um HP de 190, com FFB este HP vai para 230! Mais alto que de muitos Pokémon Mega por aí. Com esta ferramente o Zygarde vira um verdadeiro tanque além de aumentar um pouco o dano.

Focus Sash: Como nem tudo são rosas, decks como Night March e Vespiquen podem causar um grande dano de forma muito rápida. Focus Sash ajuda a segurar o jogo e salvar Pokémon com baixo HP como Carbink e Hawlucha.

Float Stone: Os Regirocks possuem um custo de recuo muito elevado, portanto muitas vezes seu oponente vai tentar travar seus Regirock-EX como Pokémon ativo. A Float Stone está aqui para evitar que isso aconteça, dando recuo zero para o Pokémon que está carta estiver equipada.


Power Memory: O G-Booster do Zygarde-EX! Esta é uma tool que deve ser ligada no Zygarde-EX. Ela permite que o Zygarde use um novo ataque ao custo de 3 energias lutadoras: All Cells Burn. Este ataque causa 200 de dano e em seguida descarta 3 energias do Zygarde-EX. Este ataque é muito útil para aniquilar instantaneamente Pokémon-EX com alto HP.

Energy

Strong Energy: Strong energy aumenta o dano dos Pokémon lutadores e podem ser recuperadas com o ataque do Carbink BREAK.

Fighting Energy: Achei 7 o número ideal de energia comum, tanto para usar com Scorched Earth, quanto para energizar os Pokémon.

How to play – Como Jogar

O deck tem uma sinergia muito boa e é bem raro travar, mesmo possuindo somente 1 Shaymin. Basicamente você começa energizando um Carbink e descartando energias para reciclá-las mais tarde. Em seguida, busca um Carbink BREAK e ao final do segundo turno terá um Zygarde já carregado com 3 energias. Caso seja necessário começar colocando pressão desde o inicio, você pode começar atacando com Zygarde-EX ou Hawlucha com o auxílio do Regirock-EX no banco. Ao longo do jogo você pode alternar entre os atacantes Zygarde, Carbink e Hawlucha, recuando, curando e energizando quando necessário. Tendo um Carbink montado na retaguarda sempre garantirá uma energização fácil para seus atacantes Zygarde, Lucario e até mesmo o Regirock. As tools usadas depende do jogo em questão, não é sempre que Power Memory é necessária, mas ela está ali se for preciso.

 

Bad Matches – Nem tudo são rosas

O deck é bem forte e aguenta encarar de frente a maioria dos decks do formato com facilidade. Porém, a maior fraqueza do deck sem dúvidas são os Pokémon planta, principalmente Vespiquen. Contra Vespa é uma partida bem difícil de ganhar, o que pode ser feito é utilizar ao máximo Lucario com ajuda de Fihgting Fury Belt, Regirock, Max Potion, AZ e utilizar com extrema sabedoria as 2 Focus Sash do deck. Eu diria que contra Vespa a chance de vitória da Vespa seria uns 90% contra 10% do Zygarde, mas não é impossível de vencer. Se você der sorte, não pegará muitas Vespas durante o torneio! Hahahaha.

Visão do Futuro – A rotação

É bem provável que após a rotação, a coleção Furious Fists caia e com ela levará cartas como Lucario-EX, Hawlucha e Korrina. Tivemos sorte de Strong Energy, Scorched Earth e Fighting Stadium serem relançados na Fates Collide, mas como o deck ficará após a rotação só o tempo irá dizer. Talvez a Pokémon Company lance uma coleção de relançamentos da XY (que já foi lançada no Japão) como a Legendary Treasures na era Black and White, mas nada foi anunciado para o ocidente ainda.

Concluindo… ALL CELLS BURN!

Zygarde-EX tem um potencial enorme e se destaca ao lado das outras estrelas da coleção como Mega Alakazam-EX e Genesect-EX, mas se sua estrela vai brilhar mesmo só veremos nos próximos campeonatos. Eu testei bastante o deck e ele é bem gostoso de se jogar, permitindo realizar muitos combos diferentes e realizando viradas surpreendentes que deixa seu oponente de boca aberta, a única dor de cabeça é a maldita Vespa. Dependendo do metagame local acredito que o deck possa se sobressair por ser bem forte. Nas próximas semanas postaremos análises de outros decks que apareceram com a Fates Collide e mais vídeos de análise de decks. Não deixe de comentar aqui embaixo, estarei respondendo à qualquer dúvida, crítica ou sugestão aqui nos comentários. É isso aí pessoal, espero que tenham gostado e até a próxima! ;D

Ingressou no mundo do Pokémon TCG em meados de 2014, mas é fã de Pokémon desde que o anime lançou em terras brasileiras em 1999, desde então vem tentando capturar todos os monstrinhos, jogando competitivamente nos consoles à mais de 10 anos. Graduando em Engenharia de Controle e Automação nas montanhas frias de Ouro Preto – MG.
  • Rui Sampaio

    eu adoro este deck principalmente porque sou fã dos decks de luta. ja joguei me primal groundon, ja joguei de garchomp e ja tentei este deck.
    Gosto muito da sua lista mas eu prefiro correr 4 regirock e talvez pelo menos um sky fild para conseguir meter os 4 regi no banco.
    uma continuação de bons jogos e um abraço 🙂

    • Alex Oliveira

      É isso aí cara! Você pode usar 4 Regirock se quiser com skyfield, mas eu achei suficiente 3 para dar um ou dois hits na maioria dos Pokémon do formato, ainda mais com Power Memory.
      Continue acompanhando o blog e qualquer dúvida ou sugestão só falar aqui!
      Abraço!

  • Vitor Miagava

    Alex parabéns pelo seu artigo, gostaria de elogiar pela forma como foi escrito, a explicação dos cards ajuda muito para quem está iniciando agora! Me pareceu um Deck muito gostoso de se jogar, com uma mecânica bem legal!! Mai uma vez agradeço a equipe do site pela enorme contribuição ao game.